quarta-feira, 17 de março de 2010

F-2: o título é de Bocão

Assim estava escrito na capa da revista Auto Esporte, ao final daquele ano de 1984. Cezar Pegoraro havia conquistado seu tão sonhado título nos monopostos e de quebra, foi o destaque da capa, deixando os títulos de Paulo Gomes na Stock Car e de Niki Lauda na Fórmula 1, em segundo plano. Como me disse o "Caranguejo", essa última deve ter sido uma de suas maiores façanhas.


Em seu terceiro ano na Fórmula 2, "Bocão" deixava para trás fortes adversários como Marcos Troncon, Leonel Friedrich, Ronaldo Ely, entre outros.

O ano começou bem para o piloto gaúcho. Foi o vencedor das duas primeiras etapas disputadas em Interlagos e Tarumã. A terceira em Brasília, ficou com outro gaúcho, Ronaldo Ely, com "Bocão" concluindo em quarto. A quarta etapa, que estava marcada para Cascavel foi transferida para Interlagos e "Bocão", mesmo largando em terceiro, mostrou sua superioridade, marcando a melhor volta e vencendo pela terceira vez na temporada, abrindo mais que o dobro de pontos de vantagem para o segundo colocado aquela altura.

Na quinta etapa em Goiânia "Bocão" não teve sorte e parou com a caixa de câmbio quebrada, ficando a vitória para outro gaúcho, Anor Friedrich. Mas os problemas não duraram muito, pois nova vitória viria na prova do Rio de Janeiro, disputada junto da etapa do Sulamericano. Raul Boesel, que estava inscrito por uma equipe argentina, não pontuou no Brasileiro e com o segundo lugar de "Bocão", primeiro no Brasileiro, sua vantagem aumentava mais ainda, o aproximando ainda mais do inédito título. Naquela prova, Pedro Bartelle fez a dobradinha dos carros da Taurus/Grendene/Texaco, preparados pelo Clóvis de Moraes.

"Bocão" acabou não pontuando em Tarumã, assim a decisão ficava para a última etapa em Guaporé no dia 4 de Novembro de 1984. Largando no meio do pelotão, o piloto se beneficiou de um grande acidente logo na segunda curva e ganhou várias posições, concluindo na segunda colocação, atrás apenas de Leonel Friedrich. Com o resultado, "Bocão" somava 48 pontos contra 26 de Marcos Troncon, 22 de Francisco Feoli, 19 de Ronaldo Ely, 16 de Anor Friedrich, 15 de Leonel Friedrich, 9 de Adu Celso e José de Mello Pimenta, 8 de Aroldo Bauermann e 6 de Pedro Bartelle.

Além desses já citados, outros pilotos fizeram parte daquela temporada tais como: Leopoldo Abi Eçab, Cláudio Gonzales, Pedro Muffato, Luis Alberto Ribeiro de Castro, José Romando, Alfredo Guaraná Menezes e Dárcio dos Santos.

Abaixo alguns registros daquela temporada que me foram enviados pelo próprio "Bocão".


Valeu, "Bocão"!

Fonte das imagens: arquivo Cezar Pegoraro - algumas fotos Vilsom Barbosa, revista Auto Esporte - arquivo Henrique Mércio.

7 comentários:

Anônimo disse...

Falando em Clovis Moraes
No tempo em que fui Diretor de Kart da FGA,teve uma epoca em que o Clovis Moraes ganhava ""TODAS"" as corridas.Seu kart parecia peça de adorno de uma sala suntuosa,tal o seu brilho,sua beleza>Não se via uma gota de óleo sequer,tanto antes ,durante e depois das corridas,aliás além de sua competencia era de se salientar seu capricho.Lógico que os demais pilotos ficavam uma fera com o desempenho do colega, e faziam de tudo para vence-lo,até que numa reunião na FGA,o Clovis,com toda aquela calma peculiar dele fez uma proposta inusitada.Disse que na próxima corrida,daria umas voltas em seu kart,para mostrar seu desempenho e em seguida ""desregularia o motor" na frente de todos e oferecia para quem quisesse acerta-lo e ele pegaria um outro kart qualquer e faria o mesmo e veriam que faria o melhor tempo.Sabes quantos pilotos toparam ? NENHUM ! E na Formula 2 sua competencia e capricho também desfilava pelas pistas,tanto como preparador como piloto.
Maneco Marques

granito disse...

O campeonato de 84 foi fantastico mostrado em grande parte pela Manchete, Bocão campeão e muito frteetapas do sulamericano.

Lendro vc poderia mostrar fotos dos partricipantes ..

Leandro Sanco disse...

Granito, sempre que coloco alguma coisa sobre Fórmula 2 tu apareces por aqui. Obrigado pelas visitas! Bem que eu gostaria de ter todas as fotos dos carros para dividir com vocês, mas não as tenho. Faltam várias, como as do Romano, do Abi Eçab, Adu, Gonzales e Guaraná. Se de repente alguém aqui tiver e quiser enviar, publicarei com o maior prazer.
Abraço,
Sanco

Tohmé disse...

Lembro desta capa como se fosse hoje.

Realmente Sanco, a F2 desperta paixões, não só em mim....he, he

Anônimo disse...

Honourable bye, considerate chum :)

Unknown disse...

Tenho foto do carro do Claudio Gonzalez... E talvez consiga do José Romano. Ela mora aqui em São Bernardo!
Abraço

Unknown disse...

Tenho foto do carro do Claudio Gonzalez... E talvez consiga do José Romano. Ela mora aqui em São Bernardo!
Abraço