quarta-feira, 24 de março de 2010

Maurício Rosemberg

Como a maioria já sabe, faleceu na noite passada, vítima de um acidente automobilistico, o ex-piloto Maurício Rosemberg.

Quando se fala em automobilismo gaúcho, da época logo após a inauguração do Tarumã, o nome de Rosemberg é um dos mais lembrados por sua presença constante nas grandes disputas na categoria Divisão 3. O piloto conquistou inclusive o título de Campeão Gaúcho na D3 Classe A, tendo a preparação do "Gessy".

Sei muito pouco sobre o ex-piloto, mas aqueles que conviveram com ele dentro das pistas deixaram algumas palavras.

"Foi um dos mais rápidos pilotos daquela época, do início de Tarumã. Maurício era o matador dos DKW e foi o principal responsável pelo encaminhamento do fim da era 2T nas pistas do RS" - Fernando Esbroglio.

"O Maurício foi um dos raros talentos que tive oportunidade de conhecer e sentir o peso do pé. Era um baita bota, arrojado, destemido e muito hábil. Merecia ter tido todas as oportunidades no automobilismo" - Cezar Pegoraro

"Talento, arrojo, rapidez eram seus principais predicados ao volante; em qualquer das provas que participasse sempre era candidato à vitória" - Roberto Giordani

"Como disse o Esbroglio, foi um dos pilotos mais rápidos da época, um adversário muito forte. Um grande companheiro" - Ricardo Trein

Abaixo reuni algumas imagens onde o Fusca #73 aparece. Na primeira, é um pódio, onde Maurício está no lugar mais alto, com Décio Michel em segundo e Roberto Giordani (recebendo seu troféu) em terceiro.







Fonte das imagens: arquivos Roberto Giordani, Roberto Freire, Roger Franzen, Ricardo Trein, Francisco Feoli, Joel Echel e revista Grand Prix - arquivo Julio Cordeiro.

22 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente ele não aprendeu que lugar de correr é o autodromo, matou mães de família fazendo um racha em uma rodovia.
Um irresponsável solto nas ruas, assim como inúmeros que não sabem controlar seus ímpetos.
Lugar de correr é na pista!

Rita Queiroz disse...

Sanco, acho que o a melhor coisa dita até aqui é o post no blog 1320 - http://1320ft.blogspot.com/2010/03/3-vidas-por-um-lembrete.html.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Assino embaixo do que o Fernando escreveu, especialmente a parte do "Lugar de correr é na pista!".
Ontem no final do dia bati o carro a menos de 40 km/h.
Uma mulher simplesmente parou na minha frente para entrar na garagem e quando pisei no freio o carro deslizou e bateu.
Não fez praticamente nada nos carros além de arranhar os pára-choques. Mas e se eu estivesse a 100 km/h, ou 140?
Meus pêsames à todas as famílias envolvidas nesta tragédia, e lamento muito por um ex-piloto ter provocado mais um derramamento de sangue nas estradas.
Consciência, só isso! Tendo consciência, vem junto a responsabilidade, o respeito e tudo aquilo que a gente precisa pra ser civilizado e ficar vivo, além de deixar os outros vivos.

TSM Motorsports disse...

Infelizmente tive a tristeza de passar por lá na hora do acidente,estávamos voltando do Velopark, foi realmente muito triste ver aquela cena principalmente pra mim que já passei por isso na minha familia e sei como e a dor de perder alguem numa forma estúpida,Só quem atendeu a ligação da policia informando do acidente sabe a dor que sente, infelizmente culpado ou não se ele foi culpado ou não só nós resta a rezar pra todos descansar em paz ao lado do Nosso Senhor,

Erlon Radl disse...

Eu não lamento e nem dou atenção a quem provocou essa coisa toda, lamento sim os que foram vitimas, que estavam voltando para suas casas andando dentro da lei e das normas despreocupadamente e são atingidos por um idiota (para não dizer algo pior). Este cidadão não merece homenagem alguma e sim o esquecimento dos perdedores.

Rudolfo disse...

Acho que, respeitando opiniões, estão julgando o Maurício antecipadamente. Pela experiência, pelo tipo de veículo usado na hora do acidente, dificilmente estaria fazendo "pegas" como afirmam veículos de imprensa, adeptos do sensacionalismo.Já divulgaram que o veículo possui 24 multas, desde 2004 - quem, com esta industria de multas,quem não possue várias no decorrer de 6 anos?
Já surgiram versões que o racha era feito por uma Montana e uma saveiro e que a montana "fechou" o carro do Maurício contra o canteiro central. A perícia dirá a verdade, portanto, aguardem antes de fazerem acusações.

Leonardo disse...

É um exagero sim. Eu em 6 anos tive apenas uma multa e foi erro meu, reconhecido. Não culpo ninguém, leis e reagras foram feitos para serem cumpridos. Ele estava no minimo a 120 km/h numa via que o limite era 80. Completamente errado no sentido mais estrito da palavra.

Niltão Amaral disse...

Tá cheio de juízes e delegados aqui, que já leram todo o inquérito e o processo judicial, ouviram testemunhas, leram laudos periciais e já deram o veredicto.

Vamos seguir no trânsito cada um que está postando aqui e ver se realmente respeitam o limite de velocidade. Será que andam a oitentinha mesmo?! Ponham a mão na consciência, cuidado com a moral de cueca e com a imprensa sensacionalista, que adora inventar ou aumentar fatos pra notícia ficar mais interessante.

Niltão Amaral.

Niltão disse...

E se o critério de julgamentos for multas, o Citröen tem 5 multas por excesso de velocidade, e uma por ultrapassagem proibida. Admitindo estes critérios de pré-julgamento que propuseram, ele seria culpado também? Ele não poderia também estar em alta velocidade, agravando o choque?

Além disso, quem andou na Tabaí sabe que é terrivelmente escura e mal sinalizada, aqueles canteiros centrais se abrem de repente e geralmente só se vê em cima. E segundo testemunhas, a Silverado bateu num sinalizador num canteiro destes.

Isto é só pra mostrar que é fácil dar discursos indignados e julgar, mas muitas coisas podem ter acontecido, é preciso pensar nisto antes de sair detonando.

Mauricio Neves disse...

Sanco, desculpe o comentário por um tema que não o do post, mas não achei outra forma de contato. Eu estou fazendo uma pesquisa sobre as corridas de ruas de Lages. Gostei muito das fotos que publicaste no post Muro da Vergonha. Vi que são do acervo de Francisco Feoli. Não o conheço, mas gostaria de saber se ele autorizaria a utilização do material. Tu poderias me ajudar com isso? Um abraço. Mauricio Neves (themoreblues@gmail.com)

Rafael disse...

A propósito, um comentário pertinente ao post, limite de velocidade, é algo relativo. Sim, é relativo, e não me venham os moralistas de cueca quererem me dar lição, pois estudei isso e vos provo (apesar de vcs mesmo já saberem disso). 80km/h, certo, para qual veículo? Como comparar um caminhão, com 10, 15 toneladas, com um carro de 1 tonelada?
Sem exageros, como comparar um chevette, um fusca, um opala, com um corolla, um civic, um C4?
Poisé, a lei é ridícula neste ponto. Como comparar distâncias de frenagens?
Vamos mais além, como comparar motoristas ? Velocidade amigos, é algo relativo, para um cidadão que esteja de bem com a vida, com seus reflexos em dia, que esteja atento, 100km/h em uma rodovia, é pouca velocidade, agora imaginem, um sujeito que saiu do trabalho, levou mijada do chefe, brigou com a esposa, ta cheio de dividas, está cansado, 100km/h é uma velocidade absurdamente alta nesse caso, não ?
Digo por mim, eu sei que tem dias que posso viajar, andar a 110, 120 e sei que farei uma viagem segura, e sei que tem dias que acho que 90 é um exagero. Vale da consciência de cada um, por isso que vivemos no país das mortes do trânsito, pois temos motoristas irresponsáveis, sem consciência de seus atos. Não adianta querer estipular limites, pois já vi acidentes a 60km/h causar morte.
E outra, o dia que vocês conhecerem os tais responsáveis pelas placas, vocês as ignorarão assim como eu.
Indignadamente,
Rafael

Roberto Giordani. disse...

Um acidente tão impactante quanto foi este sempre suscitará opiniões das mais diversas.
Os efeitos são visíveis, porém as causas ou a causa, talvez nunca venhamos a saber com certeza.
Sem dúvidas, possivelmente alguma infração foi cometida que levou a desencadear esta tragédia.
Corremos a possibilidade de cometermos erros de avaliação, se nos escorarmos em opiniões como da mídia ou de " testemunhas" cujas declarações são difusas e contraditórias.
Assim sendo, pediria que aqueles que registraram duras palavras em Comentários deste Blog, sejam um pouco mais cautelosos nas suas opiniões e menos agressivos em suas palavras, pois até agora não há por parte das autoridades qualquer opinião ou laudo definitivo.
Cautela e "canja de galinha" não fazem mal a quem quer que seja.
Roberto Giordani.

Anônimo disse...

Não julguem o Rosemberg por uma fatalidade. No meu tempo na 1.300 c.c. ele era um dos que mais sabia andar.
Fernando Onofrio

fernando Onofrio disse...

Não julguem o Rosemberg por uma fatalidade. No meu tempo na 1.300 c.c. ele era um dos que mais sabia andar.
Fernando Onofrio

Juliana Freitas Waechter Costa disse...

Não queremos julgar ninguem antecipadamente mas por ordem destino foi a velocidade e a imprudencia de um ex piloto de corridas que tirou a vida do meu pai (Valdir) e de outras duas pessoas que queriam apenas voltar para casa e abraçar sua familia

Juliana F. Waechter Costa disse...

Meu pai era motorista a muitos anos se aposentou trabalhando nisso ele sempre dizia assim
"sempre cuide o carro que vem a sua frente pois voce não sabe como ele dirige";
Meu pai sim era motorista experiente e responsavel nunca colocaria a vida de outras pessoas em risco.
Sinto pela familia dele que deve sentir como a minha por tudo isso que aconteceu
Pois este infeliz que tirou a vida de 4 pessoas mostrou que era apenas um piloto.
.

Anônimo disse...

poisé, mas vcs tavam la na hora do acidente ? acho que nao né !
então vcs nao tem como fala qe a culpa era de rosembreg. ele foi um otimo piloto, e ainda estava acompanhado de um amigo, nao teria pq fazer isso. eu acho qe vcs nao deveria fica se metendo. se morreu outras pessoas, eu sinto muito, mas a culpa nao foi de rosemberg. vcs acham que ele tiraria a vida de si proprio e de outras pessoas ?

kavalo's disse...

Como podem julgar como culpado,alguém que não pode se defender.Conhecia muito bem o Maurício e sei que ele seria incapaz de estar fazendo pega,ainda mais com o seu advogado ao lado.
Gilberto Kavalo's

Anônimo disse...

Uma parcela de pessoas se erguem para proteger a ¨memória ¨do maurício rosemberg, porém é inegável suas transgressões ao volante... a curva 1 para ele era a próxima sinaleira...o seu fim não surprende pena que levou inocentes com ele.
Tem gente com blog e piloto das antigas com acidentes fatais no prontuário...mas a memória no brasil é curta
Se é bom acalera na pista....

Anônimo disse...

Cuidado amanhã pode ser com vcs, ou até mesmo com seus familiares, o mundo gira, ninguem ta livre de acontecer uma fatalidade seja ela qual for, é impressionante como é fácil julgar.

Antonio disse...

Rosemberg seria incapaz de fazer algum mal a alguem, gente fina e bom coracao

Paulo disse...

Nao se julga pessoas que nao estao mais ai para se defender, isso eh muito facil.