sexta-feira, 26 de março de 2010

Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos - 1990 - 5ª Etapa

O dia 22 de Julho marcou a reabertura do Autódromo de Tarumã que ficara fechado durante dois meses de reformas. A programação reunia todas as categorias do automobilismo gaúcho na época e além do Marcas, o público acompanhou as provas dos Opalas, Fuscas e Fórmula Ford.

A temporada do Gaúcho de Marcas e Pilotos entrava na sua segunda metade, com a disputa da quinta de nove etapas previstas.

Eram 27 os carros alinhados no grid. O Escort dominou a primeira fila. O pole foi o #1 de Egon Herzfeldt, que agora fazia dupla com Walter Soldan no lugar de Amadeo Moeller. Na segunda posição largava o #99 da dupla Paulo Hoerlle e Antônio Fornari.

O espetáculo da velocidade transcorria normalmente, com muitas disputas por posições, ultrapassagens, entretanto foi interrompido por um triste acidente na volta 66 que acabou vitimando o piloto Fredo Hennig após a capotagem do seu Uno, na saída da Curva do Laço. O piloto foi arremessado para fora do carro e sofreu um forte impacto com a pista. O cinto de segurança que deveria mantê-lo amarrado ao banco acabou arrebentando na emenda. Fredo tinha 32 anos.

A prova foi paralisada e quando se percebeu a gravidade e a mesma foi dada como encerrada, contando a metade dos pontos aos pilotos classificados. Os dois primeiros no grid mantiveram suas posições até aquele instante. Não há os registros das demais colocações.

O campeonato tinha um novo líder: Egon Herzfeldt assumia sozinho a ponta com 238 pontos. Luiz Carlos Kuenzer e Jair Bernardon vinham logo atrás com 232. João Carlos Andrade e João Alfredo Ferreira tinham 217 e Vitor Castro 212.

Abaixo algumas imagens da prova.










Fonte das imagens: jornal Zero Hora, jornal Esporte Motor - fotos Vilsom Barbosa e arquivo pessoal.

Nenhum comentário: