terça-feira, 27 de abril de 2010

Obrigado, São Pedro!

E, contrariando todas as previsões climáticas, o domingo no Tarumã foi de tempo seco, ou quase. Na verdade caíram uns pingos na primeira bateria do Marcas, no início da tarde, mas apenas por alguns minutos, nada que afastasse o público.

A Fórmula 1.6 abriu os trabalhos com seu grid pequeno, ao contrário do que se esperava para essa etapa de abertura. Alguns carros não foram preparados em tempo e a promessa é de aumentar para a próxima etapa. Mesmo assim, as disputas pelas cinco primeiras posições foi interessante, mantendo a atenção da turma.


Logo depois os cascudos deram o ar da graça, também com um grid minguado. O destaque, ao menos na opinião de quem estava no Tala Larga, foi o Rogério "Bareta" Xavier, que entrava de lado em todas as voltas. Demais!


O Marcas entrou na pista na sequência, com incríveis 47 carros no grid. Posso estar enganado, mas acho que no ano passado o grid máximo foi 45 com 49 inscritos. Efetivamente, esse parece ter sido o recorde da categoria. Confirma aí, Erlon!

A primeira bateria foi sensacional. O mais incrível foi a ausência de Safety Car, com a turma andando limpo os 25 minutos. A disputa pela ponta foi intensa nas primeiras voltas, mas logo o Palio #143 do Rafael Mocelin conseguiu abrir, deixando o enrosco da segunda posição para trás.

A segunda bateria foi igualmente disputadíssima com 44 carros largando, mas teve três entradas do Safety Car. O interessante é que nenhuma delas foi por acidente entre os carros, como aconteceu seguidamente no ano passado. Desta vez, uma foi por escapada do #12 no Tala, depois o estouro do motor do #31 e problemas mecânicos com o #8 que ficou parado na pista, ou seja, parece que a pilotada começou o ano se respeitando, procurando levar os carros até o fim.

Como falei, foram 47 inscritos, mas muitos carros e pilotos não compareceram. Onde estão o "Negocinho" Fagundes e o "Duda" Brigoni? E o Luiz Carlos Ribeiro? E a turma do Zé Laênio? Se todos aparecerem vai faltar pista para tanto carro.

Legal ver o grid da Novatos: 17 carros inscritos. A Classe A teve 18 e a B teve 12. Muita gente nova chegando na categoria. Vimos dois filhos de pilotos iniciarem suas atividades no último domingo. O Eduardo Araújo, filho do João "Penta" Araújo, fez dupla com o Leonardo Kubaski no Celta #71 e o Márcio Campos, filho do João Clênio de Campos andou no Corsa #31. Os dois andaram direitinho, no meio do pelotão e não se afobaram. Muito bom!

Outro ponto interessante foi que no final os quatro primeiros na geral eram quatro carros diferentes. Pela ordem, um Palio, um Celta, um Ka e um Gol, mostrando o equilíbrio entre as marcas. Muita gente migrou para os carros da GM nesse início de ano. Eram 18 Corsas, 15 Celtas contra sete Gols, dois Palios, um Uno, um Polo, um Ka e um Fiesta. Os resultados completos de todas as categorias pode ser visto no site da APPA-RS.

Imaginem quando essa turma toda chegar no Velopark...

Amanhã publico as fotos dos 47 carros.









Fonte das imagens: arquivo pessoal.

7 comentários:

Cezar Fittipaldi disse...

Faz um bom tempo que acompanho o seu ótimo blog. Tomei a liberdade de colocar um link no meu blog. Parabéns pela iniciativa de valorizar a memória de um automobilismo tão importante quanto o gaúcho. Gostaria de pedir detalhes sobre os protótipos MRV e Tubarão, tenciono fazer um artigo sobre os construtores nacionais.
Abraço.

carlos giacomello disse...

na fórmula 1.6, varios carros não ficaram prontos(o do meu filho inclusive) e alguns não conseguiram pneus(falha de comunicação com a excelsior) por isso o grid pequeno. só com as estreias previstas e os que deixaram de vir por causa dos pneus, a proxima etapa deve beirar os 15 carros. estamos trabalhando para melhorar este grid, já que é (por enquanto) a unica opção de monopostos do brasil. tem muito kartista que não está enxergando a formula 1.6 como opção e é este o trabalho que vamos inciar. de qualquer forma tivemos a estreia de 3 novos pilotos. acredito que vai haver uma ampliação consistente no grid no decorrer do ano.

Cezar Fittipaldi disse...

Carlos,

Que tipo de investimentos estamos falando? Tem como me mandar algum material? Adoraria publicar no meu blog, e peço desculpas ao SAnco pela invasão.
www.cezarfittipaldi.blogspot.com

abraços.

carlos giacomello disse...

Cézar
na quinta feira temos uma reunião sobre o que fazer para melhorar o grid. sei que tem pilotos de são paulo que gostam de fórmula e não tem certame lá. uma das coisas é convidar este pessoal a participar do nosso campeonato. na sexta feira envio noticias sobre as medidas a serem tomadas aqui pro sanco e pra você. vamos trabalhar muito para aumentar o grid.

Cezar Fittipaldi disse...

òtimo, muito grato, fico no aguardo. Ficarei feliz em poder divulgar e colaborar no que for possível.
Abraços. (gostaria de ter noção de valores, dos regulamentos, dos carros usados e etc).

Cezar

carlos giacomello disse...

césar
muita coisa voce busca no nosso site
que é: www.formulars.com.br
lá tem quase todas estas informações que voce precisa pra divulgar no teu blog. de qualquer forma sexta mando noticias.
abraço

carlos giacomello disse...

Sanco e Fittipaldi:
Cfe prometi, porém com um dia de atraso.
Decidimos num primeiro momento criar um folder enaltecendo as vantagens da fórmula 1.6 e enviar a todos os kartistas para que passem a pensar da categoria como uma opção.Vamos num segundo ato,nos proximos dias, criar uma comissão que vai cuidar do planejamento imediato(2010) e para o futuro, pois existem no estado mais de 30 fórmulas paradas. Pilotos para elas com certeza não faltam. Nos proximos dias também pretendemos anunciar um patrocinador(coisa rara)para a categoria. O projeto já foi aprovado, faltando apenas alguns detalhes para a assinatura do contrato. Em resumo estamos nos mexendo para que a fórula 1.6 tenha um grid condizente com sua importância.
Abraço a todos