terça-feira, 13 de abril de 2010

Pirelli x Faneco - Álcool x Gasolina

Hoje publico mais algumas memórias do "Bocão" Pegoraro, agora na temporada de 1985 do Sulamericano de Fórmula 2.

Pegoraro corria como Campeão Brasileiro de 1984. Sua equipe continuava com dois carros, sendo o outro do amigo Pedro Grendene.

Entretanto, as glórias do ano do título foram deixadas de lado, tal o nível de dificuldade enfrentado pelos brasileiros. Corríamos com motores à álcool e com pneus nacionais, enquanto que os hermanos alinhavam seus carros à gasolina e pneus argentinos. Mesmo assim, "Bocão" conseguiu uma pole-position no circuito Oscar Caballen, na cidade argentina de Córdoba, mais alguns pontinhos ao longo do campeonato e terminou a classificação em 10º. Na frente dele, apenas Leonel Friedrich obteve sucesso, terminando em sétimo. Os outros oito, eram hermanos, é claro.

Mas 1985 foi também um ano bastante agitado para "Bocão". Além da Fórmula 2, correu a etapa de Tarumã da Stock Car, alinhando o terceiro Opala da equipe Havoline Texaco - chegando num excelente quarto lugar - e o Brasileiro de Marcas e Pilotos, com um Fiat Uno, conforme falamos há algumas semanas aqui mesmo.

Fiquem agora com alguns clicks do piloto. É possível ver imagens da prova de Buenos Aires, onde ele conquistou um pódio. Identifiquei o Gustavo Sommi, o Fernando Croceri e acho que era o Alberto Scarazzini de costas. Garanto que aquela jaqueta da 43/70 era objeto de desejo de 9 entre 10 fãs da F2.







Fonte das imagens: arquivo Cezar Pegoraro, Henrique Mércio e revista Auto Esporte.

4 comentários:

granito disse...

Essa temporada foi muito dura pros brazucas. O pneu Pirelli até que ajudava pois os Faneco argentino eram péssimos . Mas apesar de melhor calçado o motor a álcool tinha um desenvolvimento insipiente, incapaz de fazer frente aos argentinos.

granito disse...

PS- A jaqueta é muito legal , mas prefiro a loira do 43-70 de short hehehehehe

Tohmé disse...

Ganhou a aposta. Todo mundo queria os casacos dourados...

Junto com o da UFO, que patrocinava não me lembro quem. Acho que o Croceri.

Essa pintura do carro do Bocão foi muito feliz.

marcelo wild disse...

Concordo com o granito. Aquela loira é show...