sábado, 8 de maio de 2010

Brasileiro de Kart - 1982

O último Desafio mostrou uma bela imagem de uma gurizada reunida para o Campeonato Brasileiro de Kart em Foz do Iguaçu, realizado entre os dias 11 e 14 de Fevereiro daquele ano. Da esquerda para a direita identificamos Gustavo Romanello, Eduar Mehry Neto, Giancarlo Gasparotto, Rubens Barrichello, Marcelo Sptzer, Carlos Eduardo da Rosa e Christian Fittipaldi, todos representantes da categoria 4ª Menor.


Romanello acabou como campeão e Mehry Neto foi o vice. Gasparotto ainda lembra dos detalhes da competição. Fala aí, Gian!

"Nessa prova largamos em último (e naquela época eram um monte...sei lá...uns 15) e chegamos em 5º. Sofri um acidente - capotei o Kart! - na tomada e o time trabalhou muito - mérito para o Arlindo Schunk Filho - para podermos alinhar no grid com um chassis reserva. Sem contar que fui hospitalizado com suspeita de ruptura no baço e meu velho foi meu buscar na madrugada pra poder correr de manhã, fugido do hospital. Loucura total.

Também foi nesse campeonato que teve aquele grid estelar com Senna, Sala, Neco e Pupo, lembra?"


Gian, continua...

"Depois daquele campeonato travamos corridas sensacionais aqui. Naquele ano a Maria Cristina Rosito também foi campeã brasileira - novatos. Era uma grid "duca" aqui. Além de nós (Gustavo, Cristina), tinha o Eduar, que é paranaense, mas competia aqui, o Duda, o Chico Bala, o Leonel, que corria de Fórmula mas também batia uma bolinha lá no kartódromo, o Cruz, o Gerson Morschembacher (sempre forte), o Anor, o Waldir Buneder, o Alexandre Moeller, da Cautol. Sem falar nos bastidores com o Osvaldinho, o Capitão Caverna (sabia que fui eu quem o apelidou?), o Neco, o Rosito, o Moro, o velho Romanello (uma figura!)... Bah, me arrisco a dizer que o kartismo nunca foi tão forte quanto aquele início dos 80s.

Depois íamos todos pro alambrado ver os D3 do Bocão e do Pilau, os Fiats do Conill, do Janjão, do Quadrado, dos Hoerlle ou as Fórmulas castelhanas, mas não tão bonitas quanto a do Leonel.

Se não me engano foi naquele ano que o Egon foi campeão com o carro da LEE, junto com o Bruxel.

Saudades é pouco..."

Legal demais esse depoimento, Gian. Valeu!

Fonte das imagens: http://www.scuderiabrazil.blogspot.com/ e arquivo Giancarlo Gasparotto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico. To tomando a liberdade de usar essas imagens para divulgar o kartódomo de Foz do Iguaçu, que neste mês de maio recebe novamente a Copa Paraná.

Vocês são uma enciclopédia viva do automobilismo paranaense, parabéns por essa paixão.

Marcos Rosa