sábado, 1 de maio de 2010

João Zazycki

No último domingo em Tarumã encontrei o amigo Vitório Soder, juntamente com a turma de Livramento. Na mesma hora falei para ele que o Desafio da Semana, que estava indo ao ar naquele dia, trazia um piloto daquela cidade. Dei uma dica, ele pensou um pouco e logo veio a resposta: João Zazycki. Daí contei que dias atrás tinha recebido um e-mail do filho do João, o Rafael, que dizia assim:

"Olá Sanco, conheci teu Blog através de um conhecido aqui de Livramento. Meu pai se dedicou ao automobilismo por quase trinta anos de sua vida. Seu nome é João Zazycki, ele mora aqui em Sant'Ana do Livramento/RS, foi presidente do Auto Moto Clube Rivera Livramento por muitos anos. "Correu" ao lado de muitos grandes pilotos da época, como Catharino Andreatta, Breno Fornari, dentre outros, bem como participou da inauguração de muitos autódromos, como por exemplo o de Tarumã, em 1970 e o de El Pinar em Montevideo.

Percebi que em seu Blog existem muitos registros de "corredores" da época, então resolvi te encaminhar algumas fotos que podem ser úteis ao teu acervo. Temos muito material da época, quero num futuro próximo poder fazer um blog publicando tudo o que temos. Nada mais justo que enaltecer aquele que tanto suou nas pistas do Rio Grande do Sul e Uruguai, e tem muita experiência para passar as novas gerações.

Te encaminho abaixo algumas fotos da época."










Seguindo em outra mensagem, o Rafael passou mais informações:

"Olá Sanco, estou nesse momento com o pai no meu lado e ele me descreverá detalhes dos anos que se dedicou ao automobilismo em pista, porque na verdade ele começou a "correr" em pista livre de terra em 1954.

Bom, ele começou a competir em pista em pela primeira vez em 1963, utilizando-se de um DKW, posteriormente com uma Carretera Ford 1941, a qual participou de muitas provas, dentre elas a inauguração do autódromo de Tarumã em 08/11/1970 e também a inauguração do autódromo de El Pinar em Montevideo, provavelmente no ano 1968, não recorda-se bem da data. Posteriormente participou da prova de reinauguração do El Pinar, utilizando-se de um Maverick quadrijet, em 06/04/1975.

Bom, agora vou descrever abaixo os principais autódromos e competições que paticipou e automóveis que usou.

Automóveis: DKW, Ford Carretera, Maverick, Corcel I, Jaguar, TL, Ferrari, Simca, Fusca, Chevette, Passat, entre outros...

Autódromos no Uruguai: Victor Borrat Fabini, "El Pinar" (Montevideo), Tarariras (em Mello, pista de chão), Paisandu (não recorda o nome do autódromo) Salto (não recorda o nome do autódromo), Tacuarembó (não recorda o nome do autódromo), Artigas (pista de chão), sem falar no Eduardo P. Cabrera onde foi presidente do Auto Moto Clube Rivera Livramento, por 12 anos (1968 à 1970).

Autódromos no Brasil: Tarumã, Guaporé (quando ainda era pista de chão), Caçapava, Bagé, Cachoeira e Santa Cruz (pista de chão).

Participou em competições como: 12 horas de Porto Alegre na Cavalhada, competições de velocidade em rodovias na província de Entre Rios na Argentina ( não recordando os nomes das provas), " Las 19 capitales" no Uruguai (nas rodovias de todo território uruguaio), a Encosta da Serra, a inauguração da BR 290, os primeiros 17km, velocidade livre, dentre outras, senão isso vai virar um jornal!

Bom, acho que conseguimos contar um pouco da história, mas a verdade é que é muita informação para ser passada em poucas linhas, foram muitos anos dedicados ao automobilismo e muita coisa cai no esquecimento! Não podia deixar de citar um fato importante e inédito que aconteceu com ele, foi presidente do Automóvil Clube do Uruguai (órgão máximo do automobilismo uruguaio) por 2 anos, mesmo sendo brasileiro!

Era isso Sanco, vamos manter contato, ele tem muita coisa pra contar ainda, desculpe não mandar mais fotos hoje (temos muitas), mandarei em outras oportunidades.

Um abraços dos amigos,
Rafael e Joao Zazycki"

A carretera do Zazycki é famosa e já tinha aparecido por aqui em outras oportunidades, mas sempre de relance. Na imagem abaixo ela aparece lá atrás junto aos carros que fizeram o desfile dos competidores logo após ser cortada a fita inaugural do autódromo pelo então governador do estado Walter Peracchi Barcellos.


Agradeço a colaboração da família Zazycki. O blog está sempre à disposição.

Fonte das imagens: arquivo família Zazycki e jornal Esporte Motor.

12 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

É por essas e outras que os blogs são o fenômeno que são.
Parabéns Leandro, o "Blog do Sanco" é nota 11!
Abração

Paulo Schütz disse...

Um resgate e tanto! Parabéns!

Mauricio Morais disse...

A carretera do João é um espetáculo, merece uma ilustra pra virar pôster. Leandro, não existe foto colorida dela não?

Leandro Sanco disse...

Maurício,
A única colorida que recebi foi essa publicada. Entrarei em contato com o Rafael para ver se há alguma.
Um abraço,
Sanco

luiz borgmann disse...

Parabéns ao Leandro Sanco pelo achado. Gostaria de saber se a familia Zazycki ainda preserva aquela carretera Ford 1941. Estive em Tarumã na inauguração e ainda lembro daquela carretera, em que o piloto João Zazycki colocou seu nome e de sua cidade Santana do Livramento no registro histórico da prova inaugural.
luiz borgmann

Anônimo disse...

Oi
Parabéns à familia Zazycki por sua grande contribuição ao automobilismo e ao Sanco pela divulgação. A foto das dekas com a carretera tá tri.
Abç
Júlio

Anônimo disse...

Sanco e demias amigos,

Vocês não sabem a alegria que meu pai teve ao ver um pouco de sua história publicada na internet. Ele é um eterno fanático pelo automobilismo, e fatos como este, fazem com que essa chama que está dentro dele renascer...

Temos muitos arquivos da época, assim como meu pai tem inúmeras histórias pra contar, aos poucos irei mandando para o Sanco publicar, assim pode ser que se imortalize toda essa paixão pelas pistas.

Forte abraço aos amigos,

Rafael Zazycki.

Anônimo disse...

Sobre a indagação do amigo Luiz Borgmann:
Infelizmente não temos conosca a "grande" Carretera, pois o pai se acidentou com ela pouco depois da inaguração do Tarumã, não sei bem a data, temos fotos dela acidentada, verdadeira "judiaria";

Forte Abraço,

Rafael Zazycki

Anônimo disse...

Sobre o questionamento do amigo Maurício Morais:

Temos mais fotos sim, todas da inauguração, mas todas praticamente com o mesmo angulo das publicadas. Existem muito mais fotos dela, porém em preto e branco.

Forte Abraço,

Rafael Zazycki

João Cesar disse...

A carretera não é uma Ford 1940? Em 41 a traseira não era maior e 'quadrada' ????

Anônimo disse...

Temos ela como 1941, mas essa informação que você diz não deixa de ter procedência. Pena que não temos mais ela. O pai se acidentou com ela e não prestou mais. Vou publicar a foto da pobrezinha acidentada. Abraço Zazycki

Anônimo disse...

grande amigos voçes estão esquecendo de um grande nome e uma pessoas que praticamento construiu o autodromo de riveira,Milton Ventimiglia com sua sinca,vale lembrar e saber o que realmente foi grandioso e importante,abraços Nikk.