sábado, 29 de maio de 2010

A primeira da Fórmula Ford

A resposta do último Desafio era mesmo o João Luiz Palmeiro. A imagem era da prova de apresentação da Fórmula Ford, realizada em Tarumã no dia 22 de Agosto de 1971. Foi uma corrida para mostrar ao público a então grande novidade do automobilismo brasileiro da época. Palmeiro acabou sendo um dos destaques do evento, ao marcar o melhor tempo de volta entre os 23 participantes. Seu tempo foi de 1min17s, conforme conta a reportagem da revista Quatro Rodas daquela época.


Pelo que consta, Palmeiro teve uma trajetória rápida no automobilismo, se dividindo entre o monoposto da Fórmula Ford e um Fusca da Divisão 3, com o qual participou em 1972. Na imagem abaixo, ele aparece (#21), disputando posição com Leonel Friedrich (#43).


Alguém sabe de outras participações do piloto em competições? Se souber, conte aqui.

Fonte das imagens; revista Quatro Rodas.

2 comentários:

Paulo Schütz disse...

Palmeiro foi kartista, tendo participado de provas de novatos com um opala, vencendo algumas, creio, de uma eu me lembro, que foi a preliminar da F4, prova da qual ele também participou, se não me engano com uma boa atuação, há ocmentário na Quatro Rodas da época.
Na FF, recordo da vitória em uma bateria.

joao luiz palmeiro disse...

Comecei com Kart Mini no ano 1970.Minha 1 prova foi as 2h Gravatai com o Vova. Por ter recebido ele em ultimo lugar tive que me superar apos alguns erros e consegui ainda chegar em 2 lugar ,o que me valeu rasgadas homenagens por parte da cronica esportiva da epoca ,como a nova revelacao do kartismo daquele ano.Na sequencia houve 9 provas as quais ganhei 7 uma quebrei e a outra nao corri . Sagreime CAMPEAO GAUCHO DE KART DE 1970 . Corri o campeonato PRAIANO DO CASSINO ,foram 3 provas :ganhei 2 e cheguei em 2 em uma ,terminei como CAMPEAO deste torneio.Cabe salientar q meus preparadores erao os irmaos Martynewsky q por sinal era com eles q nesta epoca eu mantinha os maiores pegas apesar das nossas categorias serem diferentes bons caras e bons pilotos. Na sequencia iniciei minha carreira no automobilismo num torneio que teve na praia de IMBE NO BRACO MORTO!! Alguem lembra do Braco Morto?? Ouve 3 provas as quais ganhei as 3, com um opala 4100. Competi mais umas 3 provas em TARUMA e ganhei as treis de novo. Fiz umas 2 provas de divisao treis andei sempre na ponta porem quebrei,o pe era pesado de mais praqueles motores . Meus preparadores forao o FOSSA e o RAIMUNDINHO grandes caras! Mas a minha maior alegria foi quando o Ibraim Goncalves me deu a carteira de PC a qual me autorisava a entrar para a elite dos grandes pilotos. Para minha sorte a ganhei na semana q antecedeu a 1 PROVA DE FORMULA FORD no BRASIL. Consegui comprar o ultimo carro q era fabricado pelo GRECCO em SP e me credenciei disputando comos meus idolos do automobilismo na epoca como : OS GAUCHOS MULLER,LEONEL,ROSITTO,ZAICO,BOCAO ,CESAR PEGORARO,ESBROLIO,E OUTROS Q NAO LEMBRO E OS PAULISTAS QUE ERAO AS GRANDES PEDRAS NO SAPATO COMO: EQUIPE HOLLYWOD COM NORMAN CASARIM E CHIQUINHO LAMEIRAO,ALEX DIAS RIBEIRO ,PEDRO VITOR DELAMARE O PROFESSOR E OUTROS Q NAO LEMBRO e para minha alegria e felicidade tive o previlegio de nas tomadas de tempo para esta 1 prova ficar com o melhor tempo a ainda porcima ter batido o RECORD de TARUMA nesta categoria em 1.17s comforme registros inclusive na revista QUATRO RODAS. Competi em 2 snos etre Kart e Automobilismo umas 24 vezes ,Tenho 15 trofeus de 1lugar,2 trofeus de 2lugar , 1 trofeu de 3 lugar e 1 trofeu de 4 lugar. Tive ainda uma passagem q me marcou muito na F4 ARGENTINA quando aqui estiverao .Aluguei uma do BALLATO q era uma equipe pequena e levei o carro deles a andar nos primeiros lugares o q me valeu o convite para eu ir para la competir com o carro da equipe. Se nao tivesse parado nos box para trocar a viseira do capacete q teve um problema e chovia muito ,talves eu vencese a carreira ate porque voltei para prova e cheguei em 7 sendo o melhor de todos os brasileiros e olha q so tinha feras. Minha passagem foi rapida em funcao do acidente do meu irmao Toninho q repercutio muito na epoca e minha familia me pediu q eu abandonace aquilo que eu mais gostava de fazer e ainda por cima fazia bem feito.E realmente a minha maior frustracao, pois acho q iria muito longe no automobilismo!! Enfim to vivo!! Abraco