sábado, 19 de março de 2011

Darcy Oliveira

Faz algumas semanas que publiquei uma imagem num Desafio que tinha como tema o Brasileiro de Divisão 3 em Tarumã e mostrava o Maverick do Bob Sharp, o Corcel do Décio Michel e alguns VW. Um dos comentários era do filho de um dos pilotos daqueles Fusquinhas que ali apareciam. Era o #76 e vocês saberão agora quem era ele.

"Prezado Leandro,

O seu blog é simplesmente uma viagem na historia do automobilismo gaúcho. Muitos dos pilotos que lá estão foram ídolos e também, adversários do meu pai, Darcy Alberto Gonçalves de Oliveira. Eu cresci dentro de uma oficina , ouvindo o ronco dos motores. O meu pai começou a correr na década de 70, em km de arrancadas que eram realizados em muitas cidades, inclusive no campo de aviação de Caçapava do Sul. Ele começou a pilotar com aproximadamente 38 anos, por isso o número que dera ao seu fusca inicialmente. Posteriormente passou para o 76. Logo, por incentivo dos amigos, começou a correr em circuitos, em Rivera e Tarumã . Participou da inauguração de Guaporé em 1976. Participou de diversos torneios e nesta mesma década se empenhou em tornar possível o Automóvel Clube de Caçapava do Sul, do qual se tornaria presidente. Ainda participou de alguns torneios na década de 80. Nesta época tomei rumo diferente do meu pai e fui fazer medicina. Hoje moro em Santos, São Paulo, mas ele continua lá com a sua oficina.

Estou lhe enviando algumas fotos.

Um grande abraço,

Carlos Rogério Degrandi Oliveira"

Abaixo podem ser vistos vários registros do Darcy da cidade de Caçapava do Sul. Na primeira imagem o Carlos é o guri que aparece na frente do Fusca.


As seguintes são de Rivera, entre 1973 e (provavelmente) 76. Vocês conseguem identificar os outros pilotos? Numa delas aparecem dois Chevettes patrocinados pela Beko. O "Naná" que tem passado por aqui deve saber quem são.





Aqui a imagem que motivou o contato do Carlos, filho do Darcy. Vejam o #76 lá ao fundo.


Nesta, na direita da imagem, Darcy aparece no pódio em Tarumã, numa prova em 1976, recebendo o troféu de quinto colocado.


Inauguração de Guaporé também em 76.


Por fim duas de 1977, em Tarumã e Rivera, aquela do Desafio desta semana, onde aparecem o "Pachekinho", Arlindo Marx, Paulo Machado entre outros.



Valeu, Carlos!

Fonte das imagens: arquivo Carlos e Darcy Oliveira.

10 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

Depois de um email desses, acho que você ficou umas 5 noites sem dormir.
Parabéns, Leandro, o seu trabalho é formidável!

fernando Nana disse...

Sanco tudo bem,os chevete são do Ari Rosario o 12 eo 11 do seu irmão Osvaldo conhecido como Tiquinho.propietarios bo BEKO restaurante na bento en Pelotas,abraço

fernando Nana disse...

Saco corri com o Ari Do Beko no chevete 20 feito pelo grande Manivela,que fazia tamben o do Pilau, naõ tenho fotos da epoca vou ver se consigo com o Ari.

fernando Nana disse...

Saco corri com o Ari Do Beko no chevete 20 feito pelo grande Manivela,que fazia tamben o do Pilau, naõ tenho fotos da epoca vou ver se consigo com o Ari.

luizborgmann disse...

Olha o Fernando Moser ali no pódio.
luiz borgmann

Anônimo disse...

À esquerda na foto do pódio, o Luiz Mário Belleza.
Paulo Schütz

Leandro Sanco disse...

E quem é o primeiro no pódio? Alguém sabe?

Anônimo disse...

Buenas !
Parabéns ao Dr. Carlos pela sua carreira e suas lembranças e também parabéns pelo pai que tem.
Abraço.
Pedrão - SMO

Lucas Augusto disse...

O pai do amor da minha vida te amo <3

Dr. Degrandi disse...

O primeiro é o Vitor Motim.