sábado, 26 de março de 2011

Mil km de Brasília, 1980

O último Desafio foi meio difícil. A turma até reconheceu o carro do Luiz Carlos Ribas, mas faltou o companheiro, o local e o ano.

Pois bem, tratava-se da dupla Ribas e Fernando Soares, o "Naná", durante disputa dos Mil km de Brasília de 1980. Ao final da prova, disputada por mais de 50 carros, a dupla obteve a 15ª posição no geral e a 7ª na categoria dos Fiats.

Aquela prova marcou o retorno da disputa entre diferentes marcas em uma prova longa. Mesmo assim, a classificação era em separado, já que havia significativa diferença no desempenho das quatro marcas. Os Opalas eram os mais rápidos. O melhor tempo nos treinos, feito por esse modelo foi 2min27s34. Na sequência vinham os Passats. O melhor deles fez 2min36s64. Os Fiats vinham a seguir com 2min46s03. Por fim apareciam os carros da Ford. O melhor Corcel fez 2min49s45. Nessa prova todos os carros competiram tendo o álcool como combustível.

Além dos já citados Ribas e Soares, outros gaúchos participaram da prova. Ainda com Fiats: "Janjão" Freire que fez dupla com o carioca Murilo Piloto, Renato Conill que correu com o carioca Telmo Maia, Aroldo Bauermann e Antônio Luft, Antônio Fornari e Ernani Dietrich e Cezar Pegoraro e Ronaldo Ely, estes com um Passat.

Destes citados, os melhores colocados ao final foram "Bocão" e Ely (8º no geral e 3º na categoria Passat) "Janjão" e Piloto (9º no geral e 2º na categoria Fiat) e Aroldo e Luft (11º no geral e 3º na categoria Fiat). Os vencedores no geral foram Paulo Gomes e João Palhares com um Opala.

Abaixo aparecem algumas imagens da prova, começando com o Fiat de Ribas/Soares, depois "Janjão"/Piloto, Aroldo/Luft e por fim "Bocão"/Ely.





Fonte das imagens: arquivo Fernando Soares, Aroldo Bauermann, Anuário Fiat e revista Quatro Rodas.

Um comentário:

fernando Nana disse...

Sanco foi bom desafiu,nesta foto quen pilotava o FIAT era eu,apreparação era do Carmelo ,MAGNO abraço