quinta-feira, 23 de julho de 2009

O João Teimoso

Dia desses eu falava com o Roberto Giordani sobre o preparador Cláudio Luz e o piloto Marino Schunck. Ele me presenteou com mais uma bela história que junta todos esses personagens em uma 12 Horas. Sensacional.

"Devo ter feito sim, uma ou duas 12 Horas de Tarumã com o Marino, que era uma "figuraça divertida" fora da pista, porém meio irresponsável dentro dela. Te conto rapidamente uma passagem: em uma 12 Horas de Tarumã (creio que valiam para Divisão 1 do Brasileiro), estava lotada de Opalas e Mavericks de outros estados, inclusive com o grande e insuperável piloto José Carlos Pace, pilotando um Maverick da equipe Mercantil Finasa chefiada pelo Greco.

Conseguimos, o ex-piloto de Carretera Studebaker e preparador na época, Cláudio Luz e eu, mandarmos o Marino para casa e só aparecer nas tomadas de tempo. Da pilotagem dele, o Moco, acompanhando, ou melhor, tentando acompanhar o mesmo dentro da pista, porque ele era no mínimo 3 a 4 segundos mais rápido que nós, é que vi o que significa Talento. O Moco, enquanto eu podia vê-lo do meu Opala depois que me ultrapassava (deve ter me ultrapassado umas oito vezes no mínimo durante as 12 Horas), pilotava aquele "brucutu furioso" que eram os carros Maverick do Greco, com um baita motorzão com carburação quadrijet homologado "nas coxas" na CBA, e ruim de curvas, com tal suavidade que parecia um balê deslizante dentro da pista. Sabia que tinha viatura superior aos demais e não punha qualquer outro concorrente em risco para ultrapassar, aguardando o momento propício para efetivar; um Cavalheiro!!!

Conseguimos uma ótima posição no Grid, com um Opala patrocinado pela Imobiliária Mansão. O carro era muito bonito: tinha as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, pois pretendíamos continuar na Divisão 1 do Brasileiro. Infelizmente, a Mansão roeu o patrocínio depois desta prova. Como o patrocínio não era muito forte, embora valioso naquele momento, tivemos que preparar o carro um pouco mais modesto que os "companheiraços" irmãos Tedesco, mas, mesmo assim, não ficamos muito longe deles da tomada, afinal, o carro do Tedesco era nossa referência. Como os Opala tinham pouca potência em relação aos Mavericks, "bolamos" uma estratégia de correr com pneus um pouco mais estreitos, para ter menos arrasto, e mais curtos (menor diâmetro) para podermos recuperar melhor nas saídas de curva e subida da reta dos Boxes. Deu certo, o tempo veio, mas, o carro ficou muito sensível nas viragens de curvas e muito curto, a ponto de termos o máximo cuidado nas reduções de marchas para não quebrar a 3ª marcha ou o diferencial. Isto posto, eu fiz a largada e o primeiro quarto de duas horas, conseguindo colocar o carro em 7º na Geral, logo atrás do Tedesco que vinha em 6º. Era a glória, pois se mantivéssemos a cadência de voltas e esperando a quebradeira que normalmente ocorre depois de 9 ou 10 horas de corrida, já nos vínhamos entre os cinco ponteiros ao final de três quartos da prova e quiçá, com sorte, um pódio. Éramos só felicidade.

Como disse, ao final das duas horas fui aos boxes, e enquanto o carro era reabastecido, eu passei instruções do nosso Opala ao Marino, de freio, direção, motor, de pista etc. Reprizei com veemência: troca as marchas com carinho, principalmente no engatar a terceira na chegada do Laço. Estamos bem na corrida e vamos ficar melhor. Naquela época e acredito que até hoje, a chegada do Laço é crítica, pois é preciso apelar ao freio motor na troca de marchas e freios de roda para poder reduzir e conseguir contornar já com potência certa. Pois bem, o Marino com suas naturais dificuldades financeiras, acredito que só tinha pilotado "carne de pescoço" até aquela data e nunca um "filé mignon" como era aquele carro naquela corrida, acenou com a cabeça que havia entendido minhas instruções e anciosamente se jogou no carro. Deu a partida e saiu "queimando" os pneus, ao que me fez ficar preocupado. E não deu outra: saiu do box, entrou na pista e o giro fácil veio da entrada da pista e depois passando pelas curvas 2 e 3 com a velocidade aumentando como ele nunca havia visto. Ao chegar no Laço ele não "encostou" a 3ª marcha, ele "enfiou" com brutalidade a marcha, e conseguiu quebrar antes de fazer a primeira volta, a 3ª marcha da caixa de câmbio e o diferencial. Estavam "mortas" nossas esperanças. O que aconteceu depois é muito longo, talvez um dia possa te contar.

O Cláudio Luz e os guris dele conseguiram trocar o diferencial e fazer andar sem a 3ª marcha. Imagina o que foram as outras 10 horas de corrida, pois chegamos ao final, mas não sem antes, lá pelas 7 ou 8 horas de corrida quebrar a ponta de eixo dianteira esquerda e esmigalhar o freio daquele lado. Os mecânicos isolaram o freio do lado esquerdo e voltamos para a pista com freio em 3 rodas... Coisa de malucos. Para resumir: o carro ficou conhecido como o João Teimoso, pois quebrava e nós o devolvíamos à pista, que ao final não tinha 3ª marcha e freio em somente 3 rodas. Doidos varridos, não?

Um grande abraço e até a próxima,
Roberto Giordani."



Fonte da imagem: arquivo Roberto Giordani.

4 comentários:

Anônimo disse...

Todas as vezes que vejo algo postado sobre meu pai,voces nao imaginam o quanto fico feliz pela lembrança e emoçionado.Grande abraço.......

marcos luz disse...

Todas as vezes que vejo algo postado sobre meu pai,voces nao imaginam o quanto fico feliz pela lembrança e emoçionado.Grande abraço.......

Anônimo disse...

Marcos! Não posso dizer que fui um grande amigo do Cláudio, mesmo porque tivemos pouco tempo para isto;entretanto, posso te assegurar, que o Cláudio foi um cidadão correto, e um profissional competente e honesto, empenhado em poder cumprir seus comproimissos com lisura.Uma lástima que não foi possível tocar para frente nosso projeto de ompetir na Divisão 1. Um grande abraço.Roberto Giordani.

Anônimo disse...

Essas histórias de bastidores são fantásticas mesmo! Não falei Sanco? O Giordani com esse texto fluido e contagiante tem que continuar constante no blog. PAULO TREVISAN