quinta-feira, 30 de julho de 2009

O primeiro título de um gaúcho no exterior

No início de 1987, Luiz Fernando Cruz partiu para a Inglaterra. Era sua segunda tentativa de competir no disputadíssimo automobilismo inglês. Mesmo após nove anos de sua participação na escola de Jim Russell, o piloto gaúcho ainda mantinha vários contatos no Velho Continente. Com a ajuda de seus patrocinadores, objetivou sua participação nos torneios RAC e Esso de Fórmula Ford 1600.


Entretanto seus planos foram alterados, pois o orçamento que tinha na época não era suficiente para gastos extras como batidas. E batidas era o que mais havia nesses dois torneios. Após se envolver em um sério acidente em Silverstone, quando praticamente destruiu seu Van Diemen, Cruz decidiu testar o novo carro em Snetterton, correndo a quinta etapa do Townsend Thorensen. O resultado não poderia ter sido melhor. Venceu! Com esse resultado e depois de conversar com a sua equipe, a Jim Russell Racing, resolveu continuar naquele torneio. Rapidamente Cruz alcançou a liderança do campeonato e começou a lutar pelo título. Ele queria ser o primeiro piloto gaúcho a vencer um campeonato no exterior




A decisão se mostrou certa, pois a sede da Jim Russell era em Snetterton. Assim ele tinha mais tempo para treinos e testes e tudo isso se encaixava no orçamento que sempre era apertado. Das 17 etapas que integravam o Townsend Thorensen, Cruz competiu em 13 provas contra 75 pilotos de 14 países. Nessas 13 ele conquistou seis vitórias, três segundos, um terceiro, um quarto e um oitavo lugares, ausente de uma rodada. Conquistou ainda 11 pole positions e oito voltas mais rápidas, utilizando um chassi Van Diemen RF 87. Com tudo isso chegou ao inédito título na penúltima prova, fazendo barba, cabelo e bigode, deixando para trás seus adversários na briga pelo título, Clifford Lawrence e Marck Woodwiss e escrevendo de vez seu nome na história do automobilismo gaúcho e brasileiro.




Com o título vieram convites para testes na Fórmula Ford 2000 e na Fórmula 3. Após um teste nesta última em Silverstone, Cruz retornou entusiasmado ao Brasil para acertar sua permanência na Inglaterra com seus patrocinadores. Porém, isso infelizmente aconteceu exatamente no período em que estourava no país mais uma crise econômica, colocando o país em recessão. Seus patrocinadores obviamente não tinham como renovar para 1988. Todo o esforço de um ano inteiro parecia ter sido em vão.


Cruz teria de tomar mais uma decisão em sua carreira. Vocês saberão mais sobre essa história em breve.

Fonte das imagens: arquivo Luiz Fernando Cruz.

2 comentários:

Tohmé disse...

Caramba, a foto do Ralt F3 do Cruz é inédita pra mim.
Parabéns.

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Muito bom , ótima esta série com L. F. Cruz . A falta de patrocinio foi uma ducha de agua fria em muitas carreiras de grandes pilotos .