terça-feira, 28 de julho de 2009

A primeira obra

Ao final da temporada de 1982, o estreante no automobilismo Luiz Fernando Cruz já tinha um vice campeonato de Fórmula Ford em seu currículo. As limitações técnicas dos chassis Bino, utilizados desde 1971 naquela categoria, e a vontade de criar um novo carro de competição, motivaram o piloto e engenheiro a colocar em prática seu primeiro projeto. Com o suporte de um construtor argentino, Cruz assinou seu carro com suas iniciais, LFC 01, e com ele participou de duas temporadas na Fórmula Ford, 1983 e 84. Conquistou bons resultados, alguns pódiuns e bateu o recorde da pista de Guaporé no dia 04 de Novembro de 1984, com o tempo de 1min15s67 a uma média de 146,512 km/h.

Abaixo alguns registros desse período. A primeira é de Guaporé, 83 e as duas seguintes também no autódromo serrano, em 84 e por fim, um pódio em Goiânia neste mesmo ano.





Em 1985 Cruz decidiu adquirir um chassi Muffatão e trabalhar nele nas temporadas de 1985 e 86. Nesses anos contou com o patrocínio da Lee, que o acompanhava desde o kart em 1980, e das Lojas Renner. Com eles daria um importante passo na sua carreira no automobilismo em 1987, mas isso é assunto para o próximo post.

Abaixo várias imagens do período 85 - 86, começando por Interlagos...


Brasília...


Florianópolis...


Jacarepaguá...


e Guaporé.





Em breve a continuação dessa história.

Fonte das imagens: arquivo Luiz Fernando Cruz.

11 comentários:

granito disse...

Gostei muito do post achei demais as fotos , inclusive a penultima alinhado na mesma fila do LFC tinha o #28 Serge Buchereser(não sei direito como escreve) que foi o campeão de 86 salvo engano e depois sumiu. Por anda anda ( e andou) este piloto que tb era gaucho, certo?

Rui Pastor disse...

Interessante notar as pinturas desta epoca: sempre a lembrar os grandes times de F1 do momento...

Leandro Sanco disse...

Grande Granito! Faz tempo que não aparecias por aqui.
O Serge Buchrieser foi campeão da Fórmula Ford em 85. Na época foi o piloto mais jovem a vencer na categoria. Ele correu em 86, mas sem o mesmo brilho do ano anterior. Ficou um ano parado e voltou no Regional de Turismo e Brasileiro de Marcas, com um Chevette. Veja mais sobre ele clicando no nome dele nos marcadores na coluna da direita.
Obrigado pela visita e volte sempre.

Anônimo disse...

Pela primeira vez o Cruz abre o baú de fotos do FFord LFC;mesmo eu tendo solicitado umas 5 vezes. Adquiri esse fórmula dele há uns 8 anos atrás,e depois outros componnetes como câmbio Merigi argentino para F2, e somente graças ao teu blog Sanco o piloto se abriu.Agora se cria alguma possibilidade de talvez o carro ser restaurado,idéia que até havia abandonado.É o poder do blog. PAULO TREVISAN

luiz borgmann disse...

Já que o nome do Buchrieser está em evidência, poderia você Sanco abordar o tema que foi muito discutido na época a respeito da aditivação e análise dos combustíveis, chamado de episódio dos menudos. Convém lembrar que na época houveram muitos protestos em referencia ao combustivel adulterado, que daria alguns hps a mais. O preparador na época do FF do Serge era o Roque Bruxel, que também além de reconhecido preparador, também exibiu ótimas qualidades de piloto. A recuperação de um chassi Muffatão (acho que era do Aroldo) destruido em um acidente, posteriormente transformado em FF, foi um dos méritos do Bruxel. Será que me enganei nos fatos e personagens, pois já faz tanto tempo? Dá-lhe Sanco.
luiz borgmann

Leandro Sanco disse...

Bah, Borg, aí tu te puxou... Essa dos combustíveis adulterados não sabia. Tenho bons registros de 85 quando o Serge venceu e não encontrei nada sobre isso. Talvez não tenha sido divulgado na mídia, sei lá.

Vi o Roque Bruxel dia desses no Bourbon e fiquei tentado a falar com ele, mas para mim não tem coisa mais chata do que ficar conversando no mercado...

Aproveitando, Paulo. O Cruz estar aqui no blog é sinônimo de perseverança. Foi difícil mesmo, pois ele está sempre viajando. Grande figura.

Jonny'O disse...

Bem que o Cruz poderia nos explicar aqui no blog o por que ele abandonou o desenvolvimento do chassi proprio .

E como são as coisas ,sem tive vontade de perguntar pro Trevisan quando que o chassi do Cruz ficaria pronto ,sempre que entro no site do museu as fotos do Formula ford são sempre as mesmas e nunca achei fotos do carro pronto ou em restauração .

Valeu Trevisan!!

Anônimo disse...

Agora tenho fotos do fórmula do Cruz né Jonny'O! Você já havia observado a deficiência que agora vamos corrigir no site do Museu. Já me questionei algumas vezes,nessa e em outras situações, da resistência e até descaso de pilotos gaúchos em fornecerem fotos da sua trajetória nas pistas. Será que falta noção da importância que tiveram na história do automobilismo. Não sabem que hoje são milhares de entusiastas no Brasil querendo saber mais e mais dessa trajetória dos carros e pilotos nas últimas decadas? Claro muitos podem não ter guardado e até entende-se;e daí a importância deste blog para garimpar imagens e informações. Algumas fotos as vezes tem a capacidade de elucidar outras situações. Já é um avanço. PAULO TREVISAN

Jonny'O disse...

Paulo Trevisa ,obrigado pela resposta !

Fico feliz em saber que o chassi vai mesmo ser restaurado ,é uma peça importante da historia da Formula Ford brasileira ,um dos ultimos chassis projetados por aqui .

Outro Formula Ford que procuro mais noticias foi aquele construido na mesma época do carro do Fernando Cruz ,era o Formula do Afonso Rangel ,o carro era lindo com suspensão em tirantes muito semelhante da Brabham BT 49 .

Taí uma boa foto pro Sanco colocar aqui no blog.

Leandro Sanco disse...

Olá, Jonny'O!
Esse chassi do Afonso Rangel correu em 84, eu acho. Tenho uma foto de jornal dele. Acho que está por aqui...
Assim que der eu publico.
Abraço

Anônimo disse...

O chassis que você se refere Jonny'O não é o Francês Rondeau que depois foram feitas poucas unidades pelo pelo Minelli? PAULO TREVISAN