sábado, 11 de julho de 2009

Por onde é a corrida?

O último Desafio trouxe uma imagem de um Fusca, disputando uma 12 Horas de Tarumã. O ano era 1971, ou seja, a primeira disputada no autódromo, e a inscrição Vacaria no teto do carro, denunciava que o piloto em questão era Fernando Jacques Onofrio, natural daquela cidade.

O próprio Fernando, hoje morando em Goiânia, entrou em contato com o Blog e contou um pouco sobre sua história, que divido com vocês a partir de agora.

A primeira participação do piloto em competições de automóvel foi em 1967, nos 500 km de Lages com o DKW #69 preparado por Dino Di Leone. Como parceiro, Fernando teve a presença do piloto de Lages Ernani Varela e o resultado não poderia ter sido melhor: terceiro lugar já na estreia. Abaixo vemos a comemoração da Equipe Aragano após a prova, na casa da família Sinibaldi, já que a prova fora vencida por Dino e Luiz Araújo, com Roberto Giordani e Mário Katz logo atrás.


Da esquerda para direita estão: Fernando Onofrio, Paulinho Pacheco Prates, Mário Katz, Felipe Sinibaldi, de pé um primo do Dino, depois o saudoso Dino Di Leone, um convidado não identificado, Jorginho Amorim, Zé Pedro Sinibaldi e Roberto Giordani.

Fernando me disse que sempre gostou muito das corridas de estrada, aquela época romântica do automobilismo gaúcho e brasileiro. Desde guri seu pai o levada para ver as corridas que passavam por Vacaria e também assistiam o circuito Festa da Uva em Caxias do Sul. Em um desses Circuitos da Festa da Uva um fato engraçado aconteceu e acabou marcando a trajetória de Fernando nas competições. Ele ainda hoje lembra: "assistimos um paranense chegar atrasado na largada e ele nos perguntou: por onde é a corrida? Dissemos: Segue em frente. Estávamos na saída de Caxias para Farroupilha. Era o Germano Shoegel, notável piloto do Paraná, que cruzou a linha de chegada em 2º lugar. A partir deste fato, que data mais de 50 anos, adotei o número 19 que era o do Germano, em meus carros de corrida."

Após algumas provas com DKW, Fernando passou a competir com um Gordini e com esse carro obteve sua única vitória no automobilismo. Foi na I Prova Vale Rio das Antas, disputada entre Veranópolis e Bento Gonçalves no dia 11 de Maio de 1969. Ele venceu na categoria Estreantes até 1200 cc. O carro era preparado na oficina do Dino Di Leone pelo Ângelo Magalhães Medeiros conhecido, por seu tamanho, como "Contra-Pino". Abaixo dois registros daquela vitória.



Fernando também esteve presente na inauguração do Tarumã com seu Gordini, que já apareceu por aqui, quando falamos do Breno Job Freire. Na ocasião pensávamos ser o João Roberto Schmidt, o "Shimitão". Este também correu com Gordini, mas com um dourado. O de Fernando era vermelho escuro. Na imagem abaixo a imagem do Gordini #19 com "Breninho" a sua frente.


Em 1971 passou a competir com um Fusca 1300 cc preparado pelo Dino e com ele formou uma dupla na primeira 12 Horas de Tarumã, conforme citado anteriormente. Abaixo algumas imagens daquele ano. Notem na segunda o cavalinho pintado na lateral do carro, símbolo da Equipe Aragano.




Na próxima segunda teremos a continuação dessa história.

Fonte das imagens: arquivo Fernando Onofrio.

4 comentários:

Paulo Schütz disse...

Na parte dedicada ao Rejany Franzen, o "Contrapino" aparece em duas fotos, na primeira inclusive.

Anônimo disse...

Aí Sanco
O fusca é muito bonito. Um D3 clássico, com paralamas vasados e retrovisores estilo F1 da época.
Abs
Júlio

Anônimo disse...

Me lembro do Fernando Jacques Onófrio correndo de Fórmula Ford pela Equipe AEG-Telefunken junto com o Francisco Antônio Feoli.

Um abraço a ele.

Renato Pastro

Quem sou eu disse...

por fsvor é de estrema urgemcia , estou procurando pelo meu pai no googleo e vim parar no seu blogger meu pai era ou é mecanico de carros de corrida e se chama Angelo Magalhães Medeiros ,se que você poderia me dar mais informação sobre ele, ele é mencionado nesta reportagem do seu blogger por favor me ajude a encontralo.