quarta-feira, 8 de julho de 2009

Veneno por inteiro

O Mário Estivalet pediu e aqui estamos com a capa por inteiro do jornalzinho Veneno. Cortesia do Renato Pastro. O carro que aparecia na capa era o Porsche 907 do piloto Angi Munhoz que participaria em Tarumã da etapa extra da Copa Brasil no dia 03 de Janeiro de 1971. Notem que ao lado dele estava o Opala #82 do Ismael Chaves Barcellos, vencedor de uma das provas na inauguração do autódromo, dias antes.

Esse Porsche veio para o Brasil com o piloto espanhol Alex Soler-Roig para as quatro provas da Copa Brasil disputadas em Interlagos nas semanas anteriores. Acabou ficando com Munhoz que o trouxe para Tarumã.


Falando em Copa Brasil, lembrei que há algum tempo o antigo site do Tarumã disponibilizou várias imagens das primeiras provas no autódromo de Viamão. Entre elas estavam essas aí embaixo.





Na sequência aparecem o Royale Ford #21 de José Carlos Pace, depois o MC Porsche #4 de Raul Natividade Júnior. Mais abaixo o Royale Ford #22 de Luiz Pereira Bueno, o Porsche 910 #65 de José Moraes Neto, seguido pelo Porsche 907 #6 de Munhoz. Por fim aparece o Porsche 908 #10 de outro espanhol, o Príncipe Jorge de Bagration.

Por ser uma prova extra, apenas nove carros estiveram presentes. Além desses já citados, Emerson Fittipaldi com uma Lola T210, José Pedro Chateaubriand com Puma e Luis Felipe Sinibaldi com um protótipo motor Opala.

Ao final das 100 Milhas Emerson venceu com Bagration e Munhoz na sequência.

8 comentários:

Paulo Schütz disse...

O protótipo do Luiz Felipe Sinibaldi era o Aragano, antes com 2 motores DKW, depois substituído pelo motor Opala 2,5l

Anônimo disse...

Depois do recesso...
Alô,blogaiada.
O Opala do Ismael aumenta o mistério, Sanco. Teria sido ele ou o do Bird Clemente que transformou-se no #22 do Pedro C. Pereira. O blog do Da Luz tem ótimas fotos desses Royales. Salvo melhor juízo, acho que Emerson correu com a Lola T70 na Copa Brasil.
Caranguejo retornando...

Paulo Schütz disse...

Caranguejo!
O 22 do Pedro era realmente o carro que pertenceu ao Bird.
O Emerston correu a Copa Brasil com a Lola T210, o Wilsinho, creio, andou com a T 70

Anônimo disse...

Paulo Schütz:

Você está certo, o Emerson correu com a Lola T-210 e o Wilsinho com a Lola T-70 Mk 3 B.

O Wilsinho venceu a segunda etapa, disputada em 13/12/70 enquanto o Emerson venceu as duas últimas, disputadas em 22/12 e 27/12/70.

Ricardo Cunha

Anônimo disse...

Oi Leandro
Somente uma retificação, sem importância. O Homem não era príncipe e sim conde.
Conde de Bragacion.
abraços
Zuio

Anônimo disse...

Zuio , o homem era mesmo Príncipe!

Jorge de Bragation, um dos muitos pilotos ecléticos, correu inclusive no Rallye sendo Campeão na Espanha em 1979 e 1981, com um Lancia Stratus.
Era filho do Príncipe Irakli de Bagration e de Mukhrani e da Condessa María Antonieta Pasquini, tendo nascido em Roma no ano de 1944, sendo pretendente ao trono da Geórgia, a pequena República do Cáucaso separada da então União Soviética em 1991.
Naturalizou-se na Espanha onde vivia e veio a falecer em 16 de Janeiro de 2008 aos 63 anos em Tblissi, capital da Geórgia.

Abraços

Renato Pastro

Leandro Sanco disse...

Uma salva de palmas para o Professor de História, Renato Pastro.

Paulo Schütz disse...

Mestre em História Renato Pastro, eu sabia do fato de ele ser príncipe e pretendente ao trono da Geórgia, mas a riqueza de detalhes só podia vir do Mestre Ralizeiro.