quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Baja Sul chegando

Aqueles que acompanham o blog há mais tempo sabem do meu envolvimento com o Baja Sul, competição universitária que objetiva projetar, construir e competir com um protótipo feito pelos próprios alunos de engenharia.

O protótipo é off-road, tem motor idêntico para todas as equipes, a estrutura da gaiola tem de ser em aço, mas o resto do projeto é por conta de cada equipe.

Essa competição foi criada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE) e é disputada há mais de 30 anos nos Estados Unidos sendo trazida para o Brasil em 1995. Participei como aluno entre 1997 e 2002, representando a Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas competições nacionais realizadas em Interlagos e também no ECPA em Piracicaba.

O vírus do Baja me contagiou de tal forma que já em 2003, depois de formado, eu organizava a primeira competição na região Sul, denominada Baja Sul. Os seis primeiros anos foram disputados dentro da Dana em Gravataí, onde trabalho. A sétima edição vai ter casa nova que será Horizontina, a 500 km de Porto Alegre. Estou indo para lá hoje para dirigir o evento que será realizado no próximo sábado e domingo. Na volta trago algumas fotos para vocês verem.


Dirigir um baja era muito mais fácil do que o evento...

3 comentários:

Fetter disse...

Uau... sempre sonhei com Bajas SAE ou Formulas SAE quando criança. Como se faz pra entrar na equipe da UFRGS?

Penso em cursar engenharia mecânica por lá. :)

Francis Henrique Trennepohl disse...

Boa sorte e sucesso no evento!

Anônimo disse...

DÁ-LHE BAJA SUL!!!
Felicidades e tudo de bom.
Caranguejo