segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Fórmula 2 com acelerador "Drive by Wire"

Ao citar, no último post, aquele dia no qual assisti a alguns trechos de provas da Fórmula 2 com o "Chico"Feoli, lembrei de contar aqui um episódio envolvendo o amigo, quando esse passou por maus bocados.

Era uma prova do Brasileiro de Fórmula 2 em Tarumã, provavelmente entre 1983 e 84. O grid tinha muita gente boa e "Chico" era uns dos primeiros no grid. Passou boa parte da prova na segunda posição perturbando o primeiro colocado. Não me recordo se era o "Bocão" ou o Leonel, mas não importa. Acontece que o "Chico", depois de tentar passar por tudo o que era lado, foi para a primeira posição e daí para frente começou a abrir.

O carro era uma bala e a distância para os demais aumentava volta a volta. A câmera da TV que ficava na parte externa da Curva 3 mostrou o "Chico"saindo lento da Curva 2. Alguma coisa tinha acontecido. O motor funcionava, mas ninguém entendia o que havia com o carro. Pouco antes de chegar à Curva do Laço, ele já tinha sido ultrapassado pelos primeiros carros. Contornou o Laço quase parando e na saída da curva, era possível vê-lo batendo no cinto de segurança, mas o carro continuava andando, devagar, quase parando. Foi aí que o "Chico", com a mão direita e o braço todo esticado para trás começou a procurar o carburador. Por que? Porque o cabo do acelerador havia arrebentado e o jeito foi acelerar com a mão (!).

Logo que passou a Figueira o carro deu um pulo para frente e o "Chico" com meio corpo para fora, acelerando firme. É claro que ele não continuou na prova. Levou o carro aos boxes e ficou por lá mesmo.

Hoje ele reconhece o risco que correu naquele momento. "Uma das polias do motor pegava no meu macacão e por pouco poderia ter me machucado", falou o "Chico".

Acontece cada uma...




Fonte das imagens: arquivo Francisco Feoli.

Um comentário:

Tohmé disse...

Essa é boa....Ele deve ter se lembrado dos tempos de fusca.