sábado, 21 de novembro de 2009

Presente de Aniversário

Sei que vai ser difícil, mas tentem não chegar nas imagens antes de ler o texto. Ao longo dele vocês descobrirão quem é a resposta para o último Desafio da Semana, que desta vez ninguém acertou. Apreciem sem moderação.

Já devo ter dito aqui que um dos objetivos desse espaço era o de dividir com vocês as memórias do automobilismo gaúcho que eu tinha guardado em um canto da casa e em um canto da minha cabeça. Não era muita coisa, mas o suficiente para matar a saudade de um tempo que foi muito bom e marcante para mim. A ideia do blog se limitava a isso. Apenas isso.

Com o passar do tempo, as colaborações ao blog começaram a se destacar em relação ao material que eu tinha e já faz algum tempo que deixei de revirar toda aquela "tralha" para achar assunto. A pauta agora chega pelas mãos de amigos, conhecidos, pessoal do próprio meio automobilistico ou simplesmente apaixonados pelas corridas como todos nós.

Graças a essa colaboração, o bloguesinho foi registrando inúmeras passagens das corridas em nosso estado e também contando a história de vários de seus personagens. Algumas dessas histórias foram contadas pelos próprios, que descobriam e entendiam o propósito do espaço. Dando uma olhada nos Marcadores, na coluna da direita, pode-se ver alguns deles. Sou grato a todos por agregar conhecimento e ajudar a transformar a ideia inicial do blog, passando de um simples "passa tempo nostálgico" a uma fonte de pesquisa sobre o assunto (pelo menos é o que me dizem...).

Por inúmeras vezes eu já havia citado o nome de um desses personagens aqui no blog, um piloto, mas até então não havia obtido um contato com ele. Me lembro que os primeiros posts desse blog foram dedicados a ele e a um outro "bota" e me contentava em divulgar aquilo que tinha, que recebia, que sabia a respeito da trajetória dos mesmos no automobilismo. Mas essa história mudou quando na última semana recebi uma mensagem de um desses "botas" pedindo um endereço para enviar algumas fotos. Tomado por uma grande alegria, disse a ele que podia ser pelo próprio e-mail e poucas horas depois recebi outra mensagem que tomo a liberdade de transcrever abaixo:

"Caro Leandro,

Não foi fácil remexer nessas coisas do passado. Tente imaginar: faziam muitos anos que nem olhava para esses registros (precisamente desde Dezembro de 1993, o mês em que desembarquei definitivamente das baratas e virei as costas para a grande paixão de minha vida), e posso te garantir que a nostalgia me pegou com força.

Tentei em meio a centenas de fotos, selecionar algumas para o teu merecido blog, e aproveito para agradecer a lembrança que tivesses por mim.

Gostaria de te enviar um material mais rico e completo de meus trinta anos de automobilismo, mas posso te afirmar que essa pequena e incompleta coleção de fotografias, me fez viajar por um passado que sempre será inesquecível.

Gostaria também de te enviar um material mais completo sobre a vida de meu ídolo nesse esporte, meu pai. Mas, infelizmente o rico acervo que ele tinha se perdeu no tempo (fotos dele pilotando um Jaguar XK120 em uma corrida em Interlagos, e também dos Jaguar Mark5 e Mark7 que por uns anos ele usou em corridas de carreteras.

Sobre meus registros faltam muitas coisas, mas com o tempo, depois que passar o "flash-back" que essas fotos me levaram, te enviarei algumas mais, principalmente de minha passagem pela Inglaterra.

Um grande abraço, e mais uma vez, muito obrigado pela lembrança!

Cezar Pegoraro"

Dias atrás estávamos eu, o "Chico" Feoli e a turma dos Jurássicos, assistindo algumas provas da F2 entre 82 e 84 e era ferrenha a briga entre o "Bocão" e o "Chico", além do Ely e do Leonel. Isso me emocionou muito, pois aquelas são talvez, as lembranças mais fortes do meu tempo de guri. Eles eram meus heróis, algo como aqueles das revistas em quadrinhos, ou filmes da TV, e agora, pouco a pouco vou tendo a felicidade de encontrá-los aqui.

Foi difícil não me emocionar ao ver o contato do "Bocão" e todas as fotos que ele enviou. Ali estava a vida de uma família dedicada ao automobilismo. O pai, Antônio, certamente é um dos grandes nomes do automobilismo gaúcho, por tudo o que fez pelo esporte e pela construção do Tarumã, e os filhos, "Bocão" em especial, um grande ídolo de várias gerações. Tirei um tempo para apreciar todas as fotos recebidas. Vi todas em todos os seus detalhes e em muitas delas voltei no tempo e me vi (com 5 - 6 anos) caminhando nos boxes com meu pai e encontrando ele e o Leonel, que estavam quase sempre juntos. Para um guri, aquilo era o máximo, e imortalizei na memória tudo isso, para quase 30 anos depois reencontrar e dividir com todos boa parte desses momentos.

Esse foi o presente de aniversário que o blog me deu. Vocês tentaram adivinhar o que havia dentro da caixa, mas garanto que não esperavam por essa. Agora chegou a hora de apreciá-lo.

Bom, vamos começar pelo começo, com imagens raras do início da trajetória da família Pegoraro no automobilismo.

Aqui vemos o Cezar, ainda um guri, dentro do Jaguar de seu pai, em 1952. Com esse carro, Antônio Pegoraro competiu em provas no Circuito do Parque Farroupilha, Circuito Pedra Redonda, Cavalhada/Vila Nova, Interlagos entre outras praças.


Abaixo mais registros de Antônio Pegoraro e seu Jaguar no período entre 1951 e 54.




Aqui ele já está ao volante de um Simca, durante as primeiras 12 Horas de Porto Alegre em 1962. Antônio correu ao lado de Dante Carlan. A dupla completou a prova na segunda posição na classificação geral.


Pegoraro, o pai, também fez dupla com Aldo Costa no famoso Simca #3, competindo nos 500 km da Pedra Redonda em 1965.



No ano seguinte, acontecia a inauguração do Kartódromo de Tarumã, mais precisamente no dia 22 de Junho de 1966, que abria a oportunidade para novos jovens mostrarem suas habilidades ao volante. Num dos eventos que sucederam a inauguração, em Novembro daquele ano, Antônio, Cezar e Sérgio correriam na mesma prova. Este talvez tenha sido o momento que mudou a vida de Cezar. Ao vencer suas três baterias, ele decidiu que era aquilo que queria fazer. Isso foi o suficiente para nunca mais pensar em outras coisas que não fossem as corridas. Inclusive, ele parou de estudar e começou a trabalhar, unicamente com o intuito de arrumar dinheiro para correr.


Quando não estava no kart, Cezar acompanhava, junto do irmão, o pai nas provas de circuito de rua. Abaixo vemos mais alguns registros daquele período, agora em 1967, na prova 500 km da Pedra Redonda. Antônio participava do "Team Drago", liderado por Wilson Drago, que recentemente apareceu aqui no blog. Na segunda imagem vemos além do clã Pegoraro, o José Luiz de Marchi, Pedro Carneiro Pereira, Alfredo Oliveira, Wilson Drago, Gastão Picolli entre outros.



Aqui vemos um registro de uma vitória de Cezar no kart e logo abaixo a equipe dos Pegoraro, composta (da esquerda para a direita) por Marcelo Rosito, Cezar, Antônio, Gastão Picolli, L. Couto, Sérgio e C. Schneider.


Deixo a continuação dessa história para o próximo post, onde vocês verão a estreia de "Bocão" nos carros, além de muito mais imagens.

Valeu, "Bocão"! Tu trouxeste muita alegria para este espaço.

Fonte das imagens: arquivo Cezar Pegoraro.

Errata (21/11/09 - 18:30): os mais atentos repararam que o carro que aparece nas primeiras imagens, aquele com o qual Antônio Pegoraro competiu na década de 50, era um Citroën Traction Avant e não um Jaguar como eu havia informado. Pegoraro correu sim com um Jaguar, conforme informado pelo próprio "Bocão", mas definitivamente não era esse carro da imagem. Ele mesmo ficou de verificar se há algum registro do Jaguar para dividir com o blog. Agradeço o "puxão de orelhas". Vamos em frente!

29 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

S E N S A C I O N A L ! ! !
Parabéns à família Pegoraro e em especial ao "Bocão", um dos nomes mais presentes na minha cabeça nos anos 80.
Abraço

PS: Pelo título do post, suponho que hoje o "Sr." Leandro pagará uma grandiosa churrascada.
Parabéns, felicidade, sucesso e muitos anos de vida!!!

Paulo Schütz disse...

Fantástico material, tanto pela "aparição" do Bocão, grande piloto em todos os tipos de carro em que competiu, como pelo resgate de história, lembrando que, se temos um autódromo como Tarumã, devemos a um grande grupo de sonhadores, destacando entre eles, Antônio Pegoraro.

Roberto Giordani disse...

Caro Leandro!
Em nome dos Jurássicos desejo apresentar ao nosso "babysauro"Leandro, um grande abraço pelo seu aniversário, desejando outrossim, muita saúde, paz e sucesso na sua vida.
Por outro lado,ver que o também nosso companheiro Jurássico Cezar Pegoraro, inicia seu comparecimento ao blog trazendo sua história de sucesso nas pistas, bem como parte da história do patriarca da família, o querido Antônio Pegoraro,pessoa excepcional que tomou a si a pesada e custosa tarefa de concluir e inaugurar Tarumã.
Vendo as fotos do Jaguar do Antônio, lembro os tempos de minha adolecência e juventude quando íamos assistir Cavalhada Pedra Redonda, que levaram a tentar minha 1ª corrida em 1958 naquele circuíto; mas esta é outra história........
Parabéns mais uma vez, ao aniversariante e ao Cezar.
Um grande abraço a todos.
Roberto Giordani.

Giordani disse...

Amigos do Blog!
Notaram na terceira foto de cima para baixo, da seqüência de fotos do Jaguar de Antonio Pegoraro aparece a capotagem de um competidor?
Pelo que posso me recordar é na Av. Cel. Marcos e a curva é justamente a da Pedra Redonda; talvez o Flávio Del Mese que tinha ali sua residência possa confirmar.
Um grande abraço a todos.
Giordani.

granito disse...

Bocão é um dos melhores pilotos de monoposto do Brasil , na época em que tinhamos um campeonato fim , a F-2, e não um campeonato escola como a F-3 onde os pilotos ficam 1-2ou no máximo 3 anos na categoria.
Leonel , Adu Celso, Troncon, Castro Prado, Muffatão, Coelho Romano, Bartelle, Feoli entre outros faziam um belo campeonato q tive a oportunidade de assistir algumas vezes em Interlagos.

Bocão , tu tens um fã aqui em Sampa tb, um abraço

ttm disse...

rapaz, visitar este teu blog é sempre um espetáculo.
Parabens, e obrigado por dividir conosco este teu presente.
abraço.

Anônimo disse...

Estas fotos estão fantásticas assim comos as informações divulgadas. O clã Pegoraro teve uma importância destacada no automobilismo e por décadas. Continue Sanco na abertura desse baú valioso de imagens e histórias.PAULO TREVISAN - MUSEU DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO

Anônimo disse...

INTERESSANTÍSSIMO !

Parabéns a família Pegoraro e a este fantástico "blog" !

Só tenho um comentário a fazer...O carro que aparece nas primeiras fotos, a primeira com o Cezar ao volante, não é um JAGUAR e sim um CITRÖEN aparentemente um "11 ligier" que foi importado entre 1949 e 1953. Depois surgiu um Citröen um pouco maior mas com as mesmas linhas e o estepe dentro do porta-malas que tinha uma forma mais saliente. Aprendi a dirigir num destes. Já tinham tração dianteira na época, suspensão independente, 3 velocidades com alavanca do câmbio no painel. Um carro extremamente estável e seguro !

Alfredo Gehre

Space Fox disse...

Bom dia Sanco,
Receba o meu abraço nessa dada festiva!
Por uma conta estimada, imagino q estejas completando 32 anos de vida(ou seja: um ano J Azmus).
Poderia fazer algumas correções no post de hoje, mas não vou fazer. - O barato é ler através de teus olhos e enxergar por tua mente e alma.
Lendo tuas belas e sinceras palavras postadas nesse dia, senti uma enorme nostalgia, pois como sempre procurei usar o passado como um trampolim e não como um sofá: - as marcas do tempo achava que as deveria deixar onde ficaram. Mas, acho que isso deixou de ser assim, pois as vezes que me sentei para escrever-te, confesso que foi um grande prazer.
- Sinto saudades e carinho por todos os rostos que vejo dentro das baratas, nas fotos aqui publicadas. E se hoje quase não os vejo, tenho a certeza que quando nos encontrarmos no fim da clareira, nos abraçaremos e recordaremos nossa breve e intensa passagem por esses pagos da vida.
Muitas Felicidades, longos dias e lindas noites..., é o q desejo a ti e tua família.
Cezar Pegoraro
PS: Apenas uma correção: O carro q referes como um Jaguar, é um CITROËN. Mas, se encontrar alguma do velho a bordo de um Mark ou do XK, te enviarei na hora.

Tohmé disse...

Grande Sanco. Grande Bocão.

Leandro Sanco disse...

Olá, turma!

Tão logo o post foi ao ar, recebi um e-mail de um atento amigo, corrigindo a informação do Jaguar, que na verdade é um Citroen. Desculpem, mas acontece. Acabei de colocar uma errata no post.

Agradeço os cumprimentos. A data, na verdade, foi na última quarta, mas não faz diferença. Eu queria mesmo era esperar até o dia de hoje para abrir o presente junto com todos vocês.

Obrigado pelas visitas, pelas palavras amigas e vamos em frente!!!

Leandro Sanco

Jonny'O disse...

Assino em baixo de comentario do Granito.

paulo rotta disse...

oi sanco.
parabéns pela data.
muitas felicidades.
sabes o quanto a tua pessoa, o teu blog e o resgate que fazes são importantes para o resgate do automobilismo nacional.
quanto ao bocão, foi um dos meus primeiros ídolos. guiava muito.
paulo rotta

Rolnei70 disse...

Tem crteza que as primeiras fotos sao de um Jaguar? Parece um Citroen!

Rolnei70 disse...

Meu Avo falava que teve uma competicao na epoca, quem conseguisse capotar um a Citroen dava um novo.

Anônimo disse...

Aí Sanco
Parabéns e muitas felicidades.
Júlio

Rodolfo disse...

Nas primeiras fotos o carro é um Citroen, a não ser que o equiparam com um motorzão de Jaguar, aí são outros 500........seria um Jaguarcitro ou um Citrojagua?
Belas fotos e belas lembranças!

Julio Cesar Gaudioso disse...

Leandro:

Refaço aqui o que escrevi, algum tempo atrás, ao comentar no teu blog sobre o Antônio Pegoraro, dizendo que nós gaúchos deveriam chamá-lo de Santo Antônio Pegoraro, visto ser ele mais do que o executor de nosso primeiro autódromo, cumprimento de sua promessa - coisa rara nos dias atuais- de campanha a presidente do Automóvel Clube, a qual muito pesou em relação a suas atividades profissionais naquela ocasião, pois passava os dias inteiros em Tarumã, disposto a fazer uma obra da mais alta qualidade (o asfalto levou quase três décadas para ser recapeado!). Mas acima de tudo, foi o maior responsável individual pela instalação definitiva do automobilismo PROFISSIONAL no Brasil. Foi êle que deu todo o apoio para a implantação da Fórmula Ford nacional, ao convencer, o governador (Perachi, se a memória não falha) de abrir no BERGS, uma linha de crédito com juro zero para a aquisição por nossos pilotos do primeiro lote de Binnos e impedindo que o Grecco aumentasse o preço das "baratinhas" antes da assinatura dos contratos, o que talvez inviabilizasse aquele primeiro campeonato, caindo na tradicional bagunça que reinava até então no automobilismo nacional. Talvez o Trevisan possa, com a amplitude de seu acervo mostrar com fatos, nomes e números nacionais, a extensão da obra de (Santo) Antônio Pegoraro, comparando o que havia antes e a partir do trabalho dele.
Quanto ao grande Bocão, basta dizer... Que saudade de ver em ação um "bota" de verdade!
Um abraço festivo do seu (bem) velho comandado na equipe Otto Boys
Julio Cesar Gaudioso
Museu do Motor

Chico Feoli disse...

Hoje é um dia de dupla satisfação.

Uma pelo aniversário do Sanco um jovem que se inseriu com muita simpatia e conhecimento em nosso meio, e a iniciativa do grande Boca em nos presentear com sua companhia aqui no blog, trazendo suas recordações, deve vir também do Sérgio e do meu querido amigo Antonio o responsável pelo nosso Tarumã que apesar dos tempos detém ainda a fama da pista mais desafiadora e preferida maioria dos pilotos.

Boca um grande abraço e seja bem vindo.

Ao Leandro meus parabéns e toda felicidade do mundo.

Chico

Chico Feoli disse...

Hoje é um dia de dupla satisfação.

Uma pelo aniversário do Sanco um jovem que se inseriu com muita simpatia e conhecimento em nosso meio, e a iniciativa do grande Boca em nos presentear com sua companhia aqui no blog, trazendo suas recordações, deve vir também do Sérgio e do meu querido amigo Antonio o responsável pelo nosso Tarumã que apesar dos tempos detém ainda a fama da pista mais desafiadora e preferida maioria dos pilotos.

Boca um grande abraço e seja bem vindo.

Ao Leandro meus parabéns e toda felicidade do mundo.

Chico

luiz borgmann disse...

Ola Leandro,
Embora com atraso devido ao ciclone por aqui, envio minhas felicitacoes pela sua data, saude e grandes realizacoes.
Guri ainda,meu pai trabalhava na autorizada Simca do Brasil em Porto Alegre, onde via a Simca #17 sendo preparada para as corridas. Certa noite, o negao Juca, que fazia as caixas de cambio e diferencial, me perguntouÇ guri, esta noite vou para Pelotas amaciar este motor, quer ir junto: mas vai sentado atras, no assoalho,concordei na hora.
Anos 80 fui passar umas ferias em Imbituba SC, e la chegando vi que a prancha de surf era fundamental naquela praia. Procurando por uma, logo me disseram,tem um tal de Bocao que tem uma fabrica de pranchas por aqui (raizes). Deu, voltei surfista de 5 categ.
Voltando a foto do kart,fiquei cismado, apesar de afirmar que era o Clovis,pois achei que o pilotgo era de estatura maior,veja o comprimento das pernas,mas jamais imaginei ser o Antonio. Confirme se o kart e o capacete eram de Antonio ou do Clovis, devido a grande semelhanca.
Parabens Leandro, estas fotos rarissimas sao uma viagem no tempo.
Abraco amigo
luiz borgmann

Anônimo disse...

Um abraço ao Leandro pelo aniversário.

Satisfação e boas vindas ao Bocão ao Blog.
Se ele for colocar toda essa historia ai vai faltar espaço.
Para quem não sabe, por sermos primos, foram ele, o Sérgio e lógico antes disso o Tio Antônio que fizeram me contagiar o micróbio da velocidade.

Além disso, tenho o Boca como um irmão mais velho que sempre me mostrou os caminhos, incentivou e abriu muitas portas.
Nossa identificação e amizade também se afinam demais fora das pistas.

Beijo na testa Brother!!

Luiz Fernando Cruz

Anônimo disse...

Muito obrigado!!!
O reconhecimento demonstrado ao "Velho", por pesos pesados da Velha Guarda, me deixou emocionado.
- JC Gaudioso demonstra um conhecimento intimo sobre a trajetória do Velho no empreendimento da vida dele: construir Tarumã e criar uma categoria de monopostos a FF. A genialidade do Velho pra época, até hoje me espanta, pela simplicidade e objetividade. Essa semana estive visitando ele no RJ. Ta velhinho com seus 85 anos, mas tem uma lucides e memória, muito afiada.
Abrs
Cezar Pegoraro
PS: Um pequeno detalhe ou complemento: as primeiras 30 FF q geraram a categoria, os pilotos q as compraram, pagaram as prestações com o prêmio de largada, q era o valor da prestação.

Carlos Schneider disse...

Sou o C.Schneider que aparece em algumas fotos.
Quero fazer uma correção de um erro que mocorre em algumas fotos do Antonio. O "Jaguar" a quye vc se refere, é um Citroën, l948 de numeral "48" com o qual o Antonio correu todas as provas do Parque Farroupilha. Com o Jaguar ele fez uma prova de rua em Bagé, onde sofreu um grave acidente.
Carlos Schneider

Anônimo disse...

Boa noite, no texto tem o nome de Gastão Picolli, você sabe se ele teve um Dodge SE branco? Esse Dodge atualmente é meu e pra minha surpresa ví na caixa de fusíveis o nome Gastão Luiz Piccoli, Porto Alegre e o nº 17. Será que era referência a alguma competição?
Um abraço,
Luiz.

Leandro Sanco disse...

Olá, Luiz. Mande uma foto do teu carro, mostrando esse detalhe que vamos investigar.

Abraço,
Sanco

Clóvis Irigoyen disse...

Prezado Giordani. No seu segundo comentário, o quarto de cima para baixo e das 11:19H do dia 21.11.2009, de fato trata-se da curva da Pedra-Redonda já em final de traçado quando já se alinha à Av. Cel. Marcos vindo da Av. Wenceslau Escobar finalzinho da curva. o local exato é na frente da residência do finado Sérgio Velinho, irmão do Paulo. Resido na região desde que nasci e a conheço bem, pode ser fotos antigas inclusive e mesmo assim localizo determinados pontos com facilidade. E quanto a capotagem, ESPETACULAR!!!! Interessante que, num olhar ligeiro por sobre a foto, este detalhe passa quase desapercebido.

António Araújo disse...

Se aquilo é um Jaguar... Sem dúvida um Citroen Traction Avant!!!

Anônimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis vente
http://commandercialisfer.lo.gs/ prix cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ cialis comprare
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis