sábado, 14 de novembro de 2009

Henrique Damo

O último Desafio foi cortesia do amigo Francis, do Poeira na Veia. Cometi uma mancada, pois sempre troco o nome do arquivo para não entregar a rapadura e desta vez, em função da correria, acabei me passando. É claro que assim facilitou bastante e a turma matou na hora, mas foi legal pois fizeram vários comentários sobre o piloto em questão, o Henrique João Damo, natural de Frederico Westphalen, cidade gaúcha da região denominada Médio Alto Uruguai.

São poucas as informações que tenho sobre o piloto. A imagem dele correndo na terra foi uma surpresa, pois não sabia que ele tinha participado dessa modalidade. Depois de uma rápida pesquisa nos arquivos, eis o que encontrei sobre ele.

Os primeiros registros datam de 1975, quando participou do Gaúcho de Divisão 1, Classe A, com um Chevette. Naquele ano competiu nas 12 Horas de Tarumã em dupla com Wilson Drago

Participou do Brasileiro de Fórmula Ford a partir de 1976. Na prova de Guaporé em 1977, na qual o amigo Luiz Borgmann esteve presente e enviou algumas imagens, ele largou em segundo e concluiu em terceiro atrás apenas Amedeo Ferri e de Arthur Bragantini. Creio que esse tenha sido seu melhor resultado naquele ano. Seu carro era o #6 vermelho que aparece aí abaixo.




Damo conseguiu algumas vitórias no Gaúcho de Divisão 1 de 1978, correndo na Classe C com um Opala, disputando freadas com o campeão Júlio Tedesco, Ricardo Trein, entre outros.

Damo competiu em várias categorias nesse período, andando de Corcel, Chevette, novamente Opala, até retornar à Fórmula Ford.
De volta à Fórmula Ford no início dos anos 80, obteve mais alguns bons resultados, sempre correndo com um chassi Bino. Abaixo podemos vê-lo durante a prova de Goiânia de 1984, quando chegou em quarto lugar. Na imagem da pista ele está no carro #2 e no pódio é o segundo da esquerda para direita.



No ano seguinte fez uma apresentação inédita a bordo de um caminhão Volvo em Guaporé. Já naquela época ele idealizava uma competição com os brutos, mas que demorou a tomar forma, acontecendo para valer apenas dois anos depois em Cascavel, mas não sei se ele participou daquela prova. Abaixo uma reportagem da época sobre seu feito.


Em 1990 Damo apareceu em Guaporé para participar da Fórmula 3 Sulamericana. Alugou o carro reserva da equipe de Pedro Muffato e alinhou no grid que tinha ainda Leonel, "Bocão" e até Rubens Barrichello que retornava da Europa para fazer as três últimas provas do campeonato. Ainda neste ano, Damo competiu na prova que foi o tema do Desafio, disputada na cidade de São Carlos, em Santa Catarina. Não sei se essa foi a única ou última participação dele. Talvez o Francis saiba.

Quem souber mais sobre o piloto, que conte aqui.


Fonte das imagens: arquivo Pietro Tebaldi, arquivo Luiz Borgmann, jornal Esporte Motor e arquivo Poeira na Veia.

11 comentários:

Francis Henrique Trennepohl disse...

Opa, boa noite Leandro e amigos!
Falando (ou melhor, teclando) "ao vivo" de Lontras, solo sagrado onde as Carreteras do Museu do Automobilismo Brasileiro estiveram em Abril e neste final de semana ocorre a rodada dupla de encerramento do Catarinense de Terra.
As baterias de hoje foram eletrizantes! Como sempre, muitos pegas, poeira, adrenalina e os acidentes, sempre presentes na 'terrinha'.
O Henrique João Damo, ou "Grilo" para os mais íntimos, correu inúmeras vezes em São Carlos, e tenho registros dele acelerando em Chapecó e Joaçaba também.
Nunca disputou uma temporada completa aqui em SC, mas 'incomodava' quando vinha pra cá e geralmente voltava pra Frederico com um troféu na mala...
Abração e bom final de semana!

Tohmé disse...

E é minha impressão ou ele lidera ninguém menos que o Hegon (de Heve)?

Tohmé disse...

Putzzz, acho que é Egon...

Anônimo disse...

Alô Tohmé:
O gaúcho Roberto Magalhães era o #8
na Fórmula Ford em 1984. A exemplo do Alencar Jr. na Stock Cars(creio que pela mesma época), era patrocinado pela JOBI. Acho que como todo mundo aí já fez uma fézinha, sabem do que estou falando. E acredito que pilotava um chassi Heve, sim.
Abç
Caranguejo

Tohmé disse...

Caranguejo, falo do Heve que está escondido, ao lado do número 8. Me lembro bem desse carro, que era o número 97 com patrocínio da ARISCO.

Engraçado que me lembro dos carros, números, mas nunca dos nomes dos pilotos. E óbvio que não era o Egon.

Quem era?

Leandro Sanco disse...

Bom dia a todos!

Tohmé, o Egon não participou dessa prova. O grid tinha 27 carros e realmente havia um #97, pilotado pelo carioca Sérgio Pinheiro Alves, mas não sei se é o carro, um Heve, que aparece logo atrás do Bino do Damo.

Abraço,
Sanco

Anônimo disse...

O Henrique Damo mora em SC(falei com ele em 2007)e o inicio nos KM de arrancada com Fusca e depois Opala.A equipe de FFord dele sempre foi modesta,mas tinha uma bela tocada.Andou bastante em pista de terra Catarinense, conforme o próprio Francis confirma.PAULO TREVISAN

Anônimo disse...

Se bem me lembro, Henrique Damo participou de uma prova da Truck em Guaporé 1997, com um volvo amarelo n17 em substituicão a Sidney Alves. Se alguém poder confirmar! ceccagno

Anônimo disse...

Ôi
Foi meu colega na 3ª ou 4ª série no Col. São Pedro. Naquela época, se o cara errasse a tabuada tava sujeito a levar um toco de giz na cuia. Ele não mudou muito na aparência. O irmão dele não corria também?
Abç
Júlio

Jandaray disse...

Bom dia Paulo Trevisan:

Preciso saber se Henrrique Damo , ainda Mora em Santa Catarina, sei que é de Frederico Westphalen, se poder enviar o contato do mesmo agradeço.
Moro em Porto Alegre , e vi seu relato no Blogue.
Preciso resgatar algumas informações da época.
Fone de contato:51-85698871
Desde já agradeço.

ELIAS DALLA NORA disse...

Hoje mora em Frederico, ainda "incomoda " mas agora no KArt. Aqui temos o Kartódromo que leva o nome dele. KARTÓDROMO GRILO DAMO.