sábado, 20 de março de 2010

Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos - 1990 - 1ª Etapa

O último Desafio era fácil. Amadeo Moeller a bordo do Escort #1, com o qual corria em dupla com Egon Herzfeldt, na temporada de 1990 do Gaúcho de Marcas e Pilotos. Aquela era a segunda etapa, em Tarumã, debaixo de chuva.

A imagem tinha o objetivo de introduzir o assunto para uma série que será iniciada a partir de hoje, quando farei uma retrospectiva do campeonato daquele ano, que agora completa 20 anos. Fiz isso para os campeonatos de 1988 e 89 (quando eram denominados Campeonato Regional de Turismo) e esse provavelmente será o último, pois não tenho todos os registros das temporadas seguintes.

O Regional de Turismo/Gaúcho de Marcas se manteve como o maior e melhor campeonato durante os anos 80 até meados dos 90. Mais recentemente, voltou a ocupar a posição de destaque, enchendo os grids dos autódromos gaúchos.

A temporada de 1990 começou na serra gaúcha, com a disputa da prova "3 Horas de Guaporé" no dia 8 de Abril. O então recém lançado Plano Econômico do governo Collor acabou afetando todas as categorias do automobilismo nacional, transferindo o início de boa parte dos campeonatos. Mesmo assim, com um número pequeno, se comparado ao ano anterior, 24 carros alinharam naquela prova.

Eram muitas as novidades entre as duplas participantes. Depois de quase uma década, a dupla Paulo Hoerlle e Antônio Miguel Fornari era desfeita, seus pilotos aparecendo em carros separados. Hoerlle voltava a pilotar um carro da VW, um Voyage, em dupla com Vitor Hugo Castro, que fora seu companheiro no início dos anos 80 nos Fiats 147. Já Fornari, se unia ao irmão Carlos Alberto na condução do Escort com o tradicional #35, na equipe chefiada por Breno Fornari. "Chico" Bala e Jair Bernardon deixavam os Chevettes de lado e se uniam na condução de um Voyage. O campeão Egon Herzfeldt passava a correr ao lado de Amadeo Moeller, que até então vinha competindo no Brasileiro de Marcas pela Rinaldi Racing. Maria Cristina Rosito aparecia ao lado de Vicente Daudt em outro Voyage. Além das trocas nas duplas um novo carro era muito comentado nos boxes, o Passat #7 dos irmãos Paulo e Patrícia de Souza, vencedores das 12 Horas de Tarumã de 1989 com um Opala.

O pole position da primeira etapa foi o Voyage #2 de "Chico" Bala e Jair Bernandon com o tempo de 1min30s091. Ao seu lado alinhou o Chevette #44 de Fernando Justo e João Araújo, apenas 16 milésimos de diferença entre eles. Na 24ª e última posição do grid alinhava o Escort #1 de Egon Herzfeldt e Amadeo Moeller, sem tempo, pois o carro chegou no autódromo somente no final da tarde de sábado. Quando do treino de aquecimento no domingo pela manhã, o carro não pode completar nem mesmo uma volta, pois teve quebrado um semi-eixo na curva do Túnel. Assim, a equipe foi para a largada completamente "no escuro".

E foi Egon o responsável pelo show de pilotagem no início da prova. De 24º na largada, passou na primeira volta em 10º (!!!) e assim foi ultrapassando um a um até assumir a liderança na 13ª volta. Alí permaneceu até a 24ª volta quando parou no box com a temperatura do motor muito alta. Um pistão derretido foi a consequência do espetáculo de Egon. Encerrava alí a rápida participação do Escort #1, atual campeão da categoria.

O Voyage #2 permaneceu boa parte da prova na liderança, mas na volta 75 foi ultrapassado pelo Chevette #5 da dupla João Carlos Andrade e João Alfredo Ferreira, assim ficando até o final.

Após 118 voltas, completadas pelo vencedor a uma média de 120,843 km/h, o resultado final foi esse:
1º #5 Chevette - João Carlos Andrade/João Alfredo Ferreira - Toki/Fras-le/ICI/Stahl
2º #2 Voyage - Luiz Carlos Kuenzer/Jair Bernardon - Compasso
3º #44 Chevette - Fernando Justo/João Araújo - Planauto/Steffen
4º #77 Voyage - Maria Cristina Rosito/Vicente Daudt - Rossi/Turiscar
5º #35 Escort - Antônio Fornari/Carlos Alberto Fornari - Selenium/Dipneus
6º #4 Uno - Clóvis Groch/Fredo Hennig - Groch/Poliart/CEL
7º #79 Voyage - Fernando Ferraro/Valmir Concer - Nordemaq/Automagui/Transind
8º #7 Passat - Paulo Souza/Patrícia Souza - PNS/Astral/Michelon
9º #38 Chevette - João Garavello/Evaldo Quadrado - Garavello/Pneuaço/Clangraf
10º #12 Voyage - Paulo Hoerlle/Vitor Hugo Castro - Bepo/Melitta/Antarctica

Abaixo algumas imagens daquela prova.



















Em breve a continuação dessa retrospectiva.

Fonte das imagens: jornal Esporte Motor - fotos Vilsom Barbosa e jornal Zero Hora.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Sanco

Show de bola como sempre

Grande abraço

Beleza e Forma disse...

Seria legal por uma legenda nas fotos.
Não identifiquei alguns carros.
Abraço.