sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fala, "Bocão"!

A coluna mais recente do nosso amigo "Caranguejo" trouxe uma história à tona que despertou até o seu principal protagonista. Ao lembrarmos daquela prova da Fórmula 2 em Interlagos, que teve a desclassificação do amigo Cezar Pegoraro, o próprio piloto entrou em contato com o blog e passou todos os detalhes daquele episódio.

Fala, "Bocão"!

"Caro amigo,
Receba o meu abraço.


Quanto à antiga história, que fui um dos protagonistas, e relembrada em teu blog, posso te afirmar que foi um dos maiores absurdos que estive envolvido em minha carreira de piloto.

Vou te contar o que aconteceu: quando chegamos na última etapa da F-2 naquele ano, eu era, entre os quatro pilotos que tinham chance de ser campeão, a "zebra". O Ronaldo Ely e o Leonel eram os favoritos (se não me engano, uma vitória simples de qualquer um dos dois daria o título para um deles), o Troncon, se ganhasse a prova e nenhum dos dois terminasse a corrida (que foi o que aconteceu) seria campeão. Mas se quem vencesse fosse eu, e tanto o Alemão quanto o Ronaldo não completassem a etapa, o campeonato seria meu.


Quando o Ronaldo e o Leonel saíram da disputa, eu teria apenas que chegar na frente do Troncon para ter o título, e aí é que começou a sacanagem.


Naquela época, a formação para o grid de largada era 3-2-3 (uma linha de três carros, seguida de uma de dois, seguida de outra de três e assim por diante). Como disse, eu era a zebra, mas largava na quarta posição. A primeira fila era formada pelo Tronca, depois o Alemão e depois o Ronaldo. Abrindo a segunda fila, estava eu por dentro. Dada a largada, o primeiro a fazer a curva um, fui eu e assim segui até a bandeirada final.


O primeiro a abandonar a corrida foi o Leonel e em seguida o Ronaldo (grande piloto e querido amigo que infelizmente não vejo a muuuuitos anos), assim sobrou eu e o Troncon para decidir o título. Ele teria que terminar a corrida na minha frente para ser campeão, mas a essas alturas eu já viajava adiante dele, muito na frente.

Foi quando então, por pressão da equipe dele, convenceram o diretor da prova (?) de que eu havia queimado a largada. A essas alturas, eu tinha mais de 20" a frente do segundo, e aí começou a bizarria: a penalidade para esse ato, na época era de 10"! A corrida era em onze voltas. Queima de largada, tem que ser comunicada imediatamente ao chefe da equipe infratora, coisa que só fizeram quando faltavam duas voltas para a bandeirada final, e comunicaram que oficialmente eu estava penalizado em 20".

Comunicar uma penalidade dessas a duas voltas do termino, no mínimo é um ato suspeito, mas como já levava em tempo essa vantagem, meu box (acertadamente) achou por bem, não me comunicar o fato - que faria eu forçar mais o carro, aparentemente por nada. Não havia razão para me criarem uma apreensão, que apesar da absurda e inventada penalidade (o dobro do que era para ser), não tinha mais como me atingir.


Porém, quando terminou a corrida e eu cheguei 29" à frente dele, aumentaram a penalidade em mais 10", ou seja, 30" por uma queima de largada que nunca houve (senti um nojo daqueles caras na época, que hoje me arrependo, pois desde então a vida deu muitas e maravilhosas voltas a meu favor). Ainda tenho o vídeo dessa largada, e acabo de revê-la (apesar do péssimo estado do vídeo) para meu desgosto.

KKKKKKK, aqueles frouxos e vendidos dirigentes, comandados e comprados, fizeram o que quiseram comigo. O mais hilário de tudo isso, é que como a decisão se estendeu ao tapetão, e minha principal testemunha era o próprio diretor da prova - que para meu advogado reconheceu verbalmente que foi pressionado, e se prontificou a testemunhar a meu favor após rever a largada em vídeo e confirmar que eu não havia queimado a largada. Porém, quando foi depor(veja bem: como minha testemunha) se contradisse e mentiu novamente.


O resultado dessa deslavada armação, quem acompanhou já sabe há muito tempo o resultado. Para mim, restou o "tudo bem...!!!" E tudo bem!


Essas coisas acontecem na vida e não sou o único que tive a grata oportunidade de aprender com a injustiça e o dissabor - que ensinam muito mais do que a falsa glória.

Aproveito para fazer um breve comentário sobre uma largada do Torneio Nacional Passat, em resposta ao companheiro que a escreveu: não lembro de nesse torneio, em corridas em Interlagos, ter largado além da segunda fila, ou seja, essa história é ficção!!!

Valeu, Sanco.
Abraços.....extensivos ao inesquecível assador da curva do Tala Larga!
Cezar Pegoraro

PS 1: não deixe de considerar o tempo passado. A exatidão dos dados, há bastante tempo está em meio à fumaça.
PS 2: com exceção do fato contado, em uma das primeiras corridas de F2-SUDAM realmente queimei a largada (primeira corrida da SUDAM naquele circuito) por acabar com a embreagem pela demora em ascenderem a luz verde, o carro andou sozinho. A demora para darem o START nesse dia foi tamanha, que não penalizaram ninguém. Foi uma zona, e só não se moveram as duas, três primeiras filas."


Abaixo mais uma série de "recuerdos" trazidos pelo nosso "Bocão". Aqui vemos seus carros na Fórmula 2 e 3, começando por 1986, indo até 1993, seu último ano na categoria.

Por fim, publico também uma imagem de sua atual companheira de estrada.










Fonte das imagens: arquivo Cezar Pegoraro.

7 comentários:

Cezar Fittipaldi disse...

Grande Bocão, grande piloto e com certeza deve ser um figurasso. Detesto bairrismos e sacanagens no esporte, me lembro dos argentinos sacaneando o Helio Castro Neves na Formula 3 sul americana uma vez.
Abraços.

Anônimo disse...

Ôi
A primeira foto é aqui de Floripa.
Abç
Júlio

granito disse...

Grande Bocão piloto de primeira qualidade,magnifico acervo de fotos. Deveria editar o video e postar no you tube, ai poderiamos dar o veredito hehehehe.
Independent do resultado , os 4 pilotos citados na decisão eram os feras de monopostos no Brasil, coa que não existe mais hoje, uma pena pq piloto pra andar bem de monoposto temos, não temos categoria pra isso como era a fantastica f-2 e F-3 no começo dela.

Tohmé disse...

O numero 18 é simplesmente fantástico.

Jonny'O disse...

Que coisa de louco tudo o que aconteceu,francamente não lembrava mesmo disso tudo e agora com as palavras do Bocão acho que não resta duvida alguma.

Alias é muito legal poder estar dividindo este espaço com o Bocão ,um grande idolo para nós que adoravamos a F2 Brasil e F2 Codasur e ainda os primeiros anos da F3.

E gostaria de aproveitar para saber do Bocão se ele acha que adotar o equipamento europeu foi acertado ou se foi um erro?

Sempre disse aqui que se estivessem continuado com equipamento proprio poderia-se adaptar mais rapido os custos a inegavel irregularidade das economias sulamericanas ,quando adotou-se o equipamento europeu claro que houve um ganho tecnologico mas não houve intercambio em corridas com o velho mundo ,não vejo onde está a vantagem.

Milton disse...

Pergunta aos presentes:
Este F2 verde e preto é o mesmo que se encontra no Museu do paulo Trevisan?
Abraços!

Anônimo disse...

ola bocao meu moni e samila dos santos silva tenho12anos mandei essi recado para fala de sis colegio akui em belmonti bahia so porque n
mia irma perdeu di amo agora nao vai aver3seri fala com essi prefeito da qui qui eli e um bola mucha deixa janio entra ma prefeitura elivaie sim fera.deus ilunimi seu camiho vc meresi.