terça-feira, 25 de maio de 2010

A Deka do Petry

Caixas para todos os lados...

Recebo e-mail do "Chico" de Taquara, assíduo frequentador do blog, que enviou um registro do piloto daquela cidade, o Carlos Alberto Petry. Pelo visto foi o próprio "Chico" que fez a foto, em Tarumã, quando Petry se preparava para uma prova de 500 km ou 12 Horas. O carro era um DKW, que já havia aparecido por aqui em outra oportunidade, quando falavamos sobre o "Sapinho". O que eu não sabia é que a Deka tinha sido comprada do Paulo Hoerlle naquele mesmo ano. Petry e Hoerlle correram juntos por diversas vezes, com Passat e Fiat, tendo vencido as 12 Horas de Goiânia em 1983, tendo o Antônio Fornari também na pilotagem do 147 #99.

Faz tempo que não tenho notícias do Petry. Se alguém tiver algum contato com ele, me avise.

Valeu, "Chico"!


Fonte da imagem: arquivo Francisco Souza.

14 comentários:

Roberto Giordani. disse...

O Chico Feoli andou recebendo e-mail do Petry e deve ter no seu arquivo de endereços.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Lindão o "Deka". Acho que esse inspirou o Faísca.
Abraço

luiz borgmann disse...

Note-se o spoiler e rodas dianteiras mais largas no DKW, não eram só efeito estético, o bicho gritava e andava muito. Se não me falha a memória, o Carlos Alberto Petry e o Paulo Roberto Hoerlle tinham uma equipe nos Passat, anos 70, ainda motor 1500, me parece que era equipe Avanço HP, é isso? Se alguém lembrar, confirme. Não podemos esquecer também do dentista-voador piloto também de Taquara, que participava na mesma época com Passat 1500 do campeonato gaúcho. Tempo bom que não volta mais.
luiz borgmann

luiz borgmann disse...

Faltou mencionar o nome do piloto-dentista de Taquara, o Aiser Hehn.
luiz borgmann

Unknown disse...

Informação aos amigos, O Beto continua em evidencia no automobilismo gaúcho; o Beto e assessor jurídico da federação gaúcha de automobilismo .Sobre a deka ela virou após a colocação do espoiler em 1:28 melhorando 2 segundos na volta.
Chico.

Paulo Schütz disse...

Avanço HP! Do fundo do baú! Acho que era esse o patrocinador, o passat vermelho, nº 18 do Beto e o 19 amarelo do Paulinho. E o Aiser, se bem me lembro, corria com o 20.

Fernando Kesnault disse...

Meu amigo, é a primeira vez que entrei em teu blog e fiquei maravilhado com que vi, muitas coisas legais e tão legais que fiquei quase que a tarde toda só bisbilhotando e às vezes me lembrando de muitas coisas que vi e lia (mais neste sentido) de uma época de ouro para o automobilismo brasileiro e porque não gaúcho também?? Virei aqui mais vezes e tenho entre os meus ídolos de pilotos o Egon Herzfeldt (imagine este cara hoje..) e o Janjão Freire com sua inesquecível Brasília negra (linda, linda, linda). Um abraço e até mais.

luiz borgmann disse...

Alô Paulo Schutz, essa do Avanço HP realmente ficou guardada no meu HD cerebral, afinal só fazem quase 40 anos. Um abraço
luiz borgmann

Carlos Alberto Petry disse...

Que legal, a foto foi tirada pelo Chico em 1972, isto significa quaze quarenta anos. É muito bom saber que em algumas previlegiadas memórias estamos presentes. Na realidade o Deka era dp Paulinho Hoerlle, que me emprstou (é isso mesmo) para os 500 Km de Tarumã daquele ano, pois fora convidado pelo Giordani para correr com ele na especialmente linda 88, Convidei para correr comigo o Cezar Ramos.

Carlos Alberrto Petry disse...

A propósito Francis Henrique, o "spoiler" foi desenho meu, e na verdade com ele viramos um temporal, nunca antes virado por um DKW no santuário de Tarumã. Se ispirou ou não o Faisca, não sei mas me recordo que lhe dei uma foto da Deka, numa prova de terra em Taquara. Quanto ao Bero da criança, Luiz Borgmann, importante dizer que já era o extraordinário Ivan Hoerlle, botando as manguinhas de fora.

Carlos Alberto Petry disse...

Desculpem, eu tinha a intenção de dizer berro da crainça, obra do Ivan Hoerlle. Achei o máximo teu HD cerebral Luiz Borgmann, bons tempos dos Passat 19 e 19 com patrocínio da Avanço HP, Junto com várias vitórias do Paulinho e Minhas, no fim do ano (1976) veio o titulo gaúcho, com o Aiser Hehn vice.

Leandro Sanco disse...

Mas que bacana.

A última vez que soube do Petry, foi há quase 10 anos, quando ele participou de um programa Bate Roda, contando suas histórias ao Roberto Lacombe. Eu participei pelo chat e o programa foi bem legal.

Daí aparece o Chico de Taquara, mandando a imagem, se seguiu a publicação e logo em seguida o próprio Petry aparece aqui.

Amigo, sinta-se em casa.

Abraço,
Sanco

Carlos Alberto Petry disse...

Oi Leandro, obrigado pelas boas vindas, e podes ter certeza de uma coisa, onde o assunto for automobilismo eu me sinto em casa. A propósito, tens como me por em contato com o Lacombe? Fico no aguardo.

Leandro Sanco disse...

Petry, tenho sim. Me mande um e-mail que te passo o contato dele. leandrosanco@gmail.com
Abraço,
Sanco