quarta-feira, 12 de maio de 2010

Uma família com a velocidade nas veias

Arnaldo Fossá encerrou sua participação como piloto da Hot Car em 1987, mesmo ano em que o campeonato acabou não sendo homologado pela Federação Gaúcha de Automobilismo por falta de um grid mínimo em várias etapas. Entretanto, os planos de Fossá não acabavam alí. Assim que pendurou o capacete, ele tratou de iniciar a organização de uma das categorias mais - talvez a mais - queridas do automobilismo gaúcho em todos os tempos, a Speed 1600. Fossá ainda guarda a lista de chamada com os interessados que participaram da primeira reunião da futura categoria. Foram cerca de 35 pilotos dispostos a colocar um Fusca nas pistas.

O desfecho dessa iniciativa já se sabe. Por anos e anos, a Speed 1600 alinhou em torno de 40 carros por prova.

Foi na Speed 1600 que o filho de Arnaldo, Luciano Fossá, fez sua estreia no automobilismo. Nesta ocasião, Arnaldo passou a ser o chefe de equipe do filho. Abaixo um belo registro de Luciano ao volante, em Tarumã, 1990, sendo seguido por Vicente Daudt, "Paulinho" dos Santos, Roberto Lacombe, João da Silva, Luiz Carlos Paré Rodrigues e José Bergamini.



Anos depois foi a vez do filho de Luciano, Patrick, também fazer sua estreia nas pistas, no kart cadet.


A família Fossá voltou às pistas há poucos anos nas provas da Fórmula Classic. O antigo Hot Car foi novamente preparado para vencer e vem fazendo bonito em suas apresentações. Para esse ano, a expectativa e que Arnaldo e Luciano participem com dois carros na categoria. Quem quiser conferir, é só ir ao Tarumã no próximo dia 30 de Maio, dia da abertura do campeonato.

Fonte das imagens: arquivo Erlon Radl e Arnaldo Fossá.

5 comentários:

paulo rotta disse...

que saudades da speed 1600.
haviam pegas do início ao fim da bateria.
lembro do gustavo cé, por quem torcia muito.
baita bota.

Anônimo disse...

O circuito estava invertido?

luiz borgmann disse...

Alô bem lembrado pelo amigo "anônimo" pois ele se refere à foto 2. Assisti uma ou duas baterias em Tarumã com o circuito invertido, se lembro bem houve uma violenta pancada na curva um de um speed, eu estava neste ponto. Me parece que a prova foi interrompida pois o piloto não conseguiu sair do carro. Alguém lembra?
luiz borgmann
luiz borgmann

Leandro Sanco disse...

Dessa não lembro, Borgmann, mas das provas da Copa Fiat lembro bem, pois meu tio estava participando. Isso foi em 1997. Os Unos vinham tão pendurado na entrada da reta, após contornar a 1(invertida) que vários rodaram. O Evaldo Quadrado escapou e ficou ziguezagueando por um bom tempo até controlar o carro novamente. Foi incrível.

Acho que fizeram a prova invertida apenas mais uma vez.

Abraços,
Sanco

Denis Alexandre disse...

Que imagem, eram muito bem cuidados os fuscas, um mais impecavel que o outro, havia disputas, jogo limpo pois nao podia se esfregar que furavam os pneus, 'Paulinho' dos santos pe meu pai, de vez em quando eu meto pilha nele pra ele montar um fusca novamente. Só lembro das fitas cassete que temos em casa, algumas nao funcionam mais...