As únicas informações da prova de 75 são de que foi vencida por Nivanor Bernardi e Takashi Uchida, após 376 voltas, 20 a mais do que em 74. "Arara" e Marodin, apesar dos problemas surgidos no decorrer da prova, entre eles a falta de gasolina, alcançaram boa colocação. Os pilotos competiram pela Equipe Motoryama - Cia União de Seguros, e colaboração total da Castrol, que assistiu as motos com abastecimento de óleo.
Fiquei sabendo que o "Arara" ultimamente andava por Florianópolis. Talvez o Júlio Cordeiro, amigo do Blog, que mora na ilha, saiba do seu paradeiro. Não sei mais nada sobre ele, apenas que foi um dos bons nas duas rodas.
Aproveitando o assunto, ontem fui bater um papo com o Ronaldo Nique, que fez dupla com o "Arara" na prova de 1976, conforme alguns blogueiros falaram. Achei um registro daquela prova em um site muito bom, que se não me engano, já divulguei aqui, o motosclassicas70. Não percam.
A dupla concluiu a prova em um excelente 7º lugar, entre 55 motos que largaram. Foi a primeira participação do Ronaldo Nique em Interlagos. Ele havia dado apenas umas quatro voltas no treino para reconhecer a pista e a moto, e ficou definido que ele largaria para se entrosar com o ambiente antes que chegasse a noite (a largada foi às 16:00). Apesar da moto ter demorado a pegar na largada e do Nique ter escapado de alguns acidentes (ele inclusive atropelou um dos concorrentes que estava caído na Curva do Sol), ele foi escolhido o 10º melhor piloto da prova e o "Arara" o 6º, entre os mais de 100 pilotos, em um ranking elaborado por uma revista especializada, provavelmente a Duas Rodas. A RD 350 era a moto com o menor motor da prova. A maioria tinha mais de 500 cilindradas. A vencedora, para se ter uma idéia, tinha 1000.
Bom, não encontramos nenhuma imagem daquela prova, mas em compensação, o Nique me emprestou um álbum incrível, com uma boa parte de sua história nas duas e quatro rodas. Aos pouquinhos, vou tentar publicar algumas aqui para a apreciação de todos os amantes da velocidade. Como aperitivo, vai essa aí, mostrando três dos melhores que já correram nas motocas: #53 Nique, #5 David Hilgert e #7 Atílio Manzoli Jr em um pega no ano de 1980 em Tarumã.
Maravilha, não acham?
Fonte da imagem: arquivo Ronaldo Nique.
6 comentários:
Ôi
Não ví o Arara pousado por aqui. Lembro do Arara há 30 anos. Acho que não o reconheceria mais.
Bela foto das 125cc. Sei q o Hilgert corria de Honda e o Atílio de Yamaha. Qual é a moto do Nique?
Abs
Júlio
Olá, Júlio.
Acredito que seja uma Yamaha. Vou confirmar.
O Hilgert era o especialista nas Honda. Na Fórmula Gaúcha ele na sua capacidade de pilotagem conseguia acompanhar o mar de motos de 2 tempos. Nesta foto chama a atenção o tamanhão da bota do freio dele, acho que era emprestada...hehehe
Agora, na fofoca, o pessoal das motos não gostava muito de disputar freada com o Nique, quando ele estava por dentro...o pessoal dizia que ele dava um chega-prá-lá...com o pé...esse é um papo que naquela época andava pelos boxes. Fala Nique, é verdade ou era intriga da oposição?
luiz borgmann
Se não me falha a memória, o Nique nos anos 70 teve a motocicleta totalmente queimada por um incêndio depois de uma queda na dois de Tarumã. Foi isso?
Como grande amigo do Arara, costumava acompanha-lo nas provas de moto, numa época em que estudava engenharia e juntava os trocados para comprar meu primeiro kart.
Acompanhei sua campanha de Campeão Brasileiro de 250cc. Fiz parte da equipe nas 24 Horas de 75, quando o Arara e o Délio assombraram a concorrencia com uma RD quase original. Mais tarde o Arara trabalhou comigo no kart e FF. Ele depois trabalhou anos preparando Jet Ski e atualmente mora em Criciuma-SC.
LFC
OLA,
A MINHA MOTO ERA UMA MISTURA DE YAMAHA RS,RX E YZC DE CROSS E TINHA SUSPENÇÃO DE SUZUKI 125 NA FRENTE , AMORTECEDORES DE TR 500 NA TRASEIRA E FREIOS A DISCO EM AMBAS AS RODAS
ERA UM PROTOTIPO FEITO PELO NENE LOBATO E NÃO DEVIA NADA PARA AS DE FABRICA
QUANTO A DISPUTA NAS FREADAS , FALAM OS QUE NÃO TINHAM TECNICA E CORAGEM PRA FREAR LA DENTRO
COM A PILOTADA GAUCHA QUE SEMPRE PILOTOU LIMPO NUNCA FOI NESCESSARIO USAR DE EXPEDIENTES BAIXOS , MAS SEMPRE DEIXEI CLARO QUE SE USADOS CONTRA MIM O TROCO VIRIA NA HORA
AS VEZES ACONTECE DE O LIMITE DA TOCADA DE UMS SER MAIS FORTE QUE DE OUTROS, MAS OS BOTAS MESMO NUNCA RECLAMAM DE NADA
ABÇ.
RONALDO NIQUE
Postar um comentário