sábado, 18 de outubro de 2008

"Arara"

O último Desafio trouxe uma imagem da prova 24 Horas de Interlagos de 1975. O piloto em questão era mesmo o Paulo "Arara" Araújo, que naquela prova fez dupla com o Délio Marodin. Alguns falaram que ele dividiu a pilotagem nessa prova com o Ronaldo Nique, mas isso aconteceu em 1976, quando eles chegaram em 7º, com uma Yamaha RD 350.

As únicas informações da prova de 75 são de que foi vencida por Nivanor Bernardi e Takashi Uchida, após 376 voltas, 20 a mais do que em 74. "Arara" e Marodin, apesar dos problemas surgidos no decorrer da prova, entre eles a falta de gasolina, alcançaram boa colocação. Os pilotos competiram pela Equipe Motoryama - Cia União de Seguros, e colaboração total da Castrol, que assistiu as motos com abastecimento de óleo.

Fiquei sabendo que o "Arara" ultimamente andava por Florianópolis. Talvez o Júlio Cordeiro, amigo do Blog, que mora na ilha, saiba do seu paradeiro. Não sei mais nada sobre ele, apenas que foi um dos bons nas duas rodas.

Aproveitando o assunto, ontem fui bater um papo com o Ronaldo Nique, que fez dupla com o "Arara" na prova de 1976, conforme alguns blogueiros falaram. Achei um registro daquela prova em um site muito bom, que se não me engano, já divulguei aqui, o motosclassicas70. Não percam.
A dupla concluiu a prova em um excelente 7º lugar, entre 55 motos que largaram. Foi a primeira participação do Ronaldo Nique em Interlagos. Ele havia dado apenas umas quatro voltas no treino para reconhecer a pista e a moto, e ficou definido que ele largaria para se entrosar com o ambiente antes que chegasse a noite (a largada foi às 16:00). Apesar da moto ter demorado a pegar na largada e do Nique ter escapado de alguns acidentes (ele inclusive atropelou um dos concorrentes que estava caído na Curva do Sol), ele foi escolhido o 10º melhor piloto da prova e o "Arara" o 6º, entre os mais de 100 pilotos, em um ranking elaborado por uma revista especializada, provavelmente a Duas Rodas. A RD 350 era a moto com o menor motor da prova. A maioria tinha mais de 500 cilindradas. A vencedora, para se ter uma idéia, tinha 1000.

Bom, não encontramos nenhuma imagem daquela prova, mas em compensação, o Nique me emprestou um álbum incrível, com uma boa parte de sua história nas duas e quatro rodas. Aos pouquinhos, vou tentar publicar algumas aqui para a apreciação de todos os amantes da velocidade. Como aperitivo, vai essa aí, mostrando três dos melhores que já correram nas motocas: #53 Nique, #5 David Hilgert e #7 Atílio Manzoli Jr em um pega no ano de 1980 em Tarumã.


Maravilha, não acham?

Fonte da imagem: arquivo Ronaldo Nique.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ôi
Não ví o Arara pousado por aqui. Lembro do Arara há 30 anos. Acho que não o reconheceria mais.
Bela foto das 125cc. Sei q o Hilgert corria de Honda e o Atílio de Yamaha. Qual é a moto do Nique?
Abs
Júlio

Leandro Sanco disse...

Olá, Júlio.
Acredito que seja uma Yamaha. Vou confirmar.

Anônimo disse...

O Hilgert era o especialista nas Honda. Na Fórmula Gaúcha ele na sua capacidade de pilotagem conseguia acompanhar o mar de motos de 2 tempos. Nesta foto chama a atenção o tamanhão da bota do freio dele, acho que era emprestada...hehehe
Agora, na fofoca, o pessoal das motos não gostava muito de disputar freada com o Nique, quando ele estava por dentro...o pessoal dizia que ele dava um chega-prá-lá...com o pé...esse é um papo que naquela época andava pelos boxes. Fala Nique, é verdade ou era intriga da oposição?
luiz borgmann

Anônimo disse...

Se não me falha a memória, o Nique nos anos 70 teve a motocicleta totalmente queimada por um incêndio depois de uma queda na dois de Tarumã. Foi isso?

Anônimo disse...

Como grande amigo do Arara, costumava acompanha-lo nas provas de moto, numa época em que estudava engenharia e juntava os trocados para comprar meu primeiro kart.
Acompanhei sua campanha de Campeão Brasileiro de 250cc. Fiz parte da equipe nas 24 Horas de 75, quando o Arara e o Délio assombraram a concorrencia com uma RD quase original. Mais tarde o Arara trabalhou comigo no kart e FF. Ele depois trabalhou anos preparando Jet Ski e atualmente mora em Criciuma-SC.

LFC

Anônimo disse...

OLA,
A MINHA MOTO ERA UMA MISTURA DE YAMAHA RS,RX E YZC DE CROSS E TINHA SUSPENÇÃO DE SUZUKI 125 NA FRENTE , AMORTECEDORES DE TR 500 NA TRASEIRA E FREIOS A DISCO EM AMBAS AS RODAS
ERA UM PROTOTIPO FEITO PELO NENE LOBATO E NÃO DEVIA NADA PARA AS DE FABRICA
QUANTO A DISPUTA NAS FREADAS , FALAM OS QUE NÃO TINHAM TECNICA E CORAGEM PRA FREAR LA DENTRO
COM A PILOTADA GAUCHA QUE SEMPRE PILOTOU LIMPO NUNCA FOI NESCESSARIO USAR DE EXPEDIENTES BAIXOS , MAS SEMPRE DEIXEI CLARO QUE SE USADOS CONTRA MIM O TROCO VIRIA NA HORA
AS VEZES ACONTECE DE O LIMITE DA TOCADA DE UMS SER MAIS FORTE QUE DE OUTROS, MAS OS BOTAS MESMO NUNCA RECLAMAM DE NADA
ABÇ.
RONALDO NIQUE