quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Pace Car Power

Em 1985 era dado início ao Campeonato Regional de Turismo e após mais um título nas motos, conquistado no ano anterior na categoria Fórmula 400, Ronaldo Nique fez sua estréia na categoria em dupla com o João Garavello, em um Chevette preparado pelo Sérgio Artioli da Fonseca, o "Manivela". Garavello dividiu a pilotagem em algumas provas e em outras o João Luiz "Penta" Araújo assumiu o comando do #53.

Encontrei vários registros daquele ano e publico agora para a apreciação de todos.


Em breve, ótimas imagens de 1986, quando Nique fez dupla com Marcelo Aiquel. Fiquem ligados.

Fonte das imagens: arquivo Ronaldo Nique.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estava passando como de costume pelo seu blog quando vi esses posts sobre o Nique e os chevettes e ai pensei como são ricos os regionais e como são tão poucamente divulgados. Uma vez o Zullino aqui em sampa falou o absurdo q era um bando de loucos como eles que faziam um show ( q eram as corridas do regional paulista em interlagos) gastavam e tinham equipamentos algo em torno de 4 milhões de dolares e tinham retorno zero de público e pífio de patrocinio (a maioria das vezes inferior ao q se gasta pra por o Bolido na pista)e pior ainda de divulgação,ou seja , ninguém , exceto alguns aficcionados, sabem DA PROGRAMAÇÃO. E nos acabamos a conhecer pouco esses herois do regional.
Eu acompanho o regional aqui em Interlagos e é um verdadeiro racing day e os fuscas , antigamente com mais de 40 carros largando eram um show. Hoje em dia tem f-são paulo, prototipos e maserati que dão show, mas ninguém mostra nem na tv a cabo, nem emtssoras menores ou regionais, o que é uma pena, pois o automobilismo gaúcho, cearense, paranaense e paulista ainda hoje são muito ricos,fortes e acho que bem trabalhados seriam um sucesso de público. Só torço pra que não tenham o final do antigo forte regional carioca que acabou.
Em São paulo o regional gera um absurdo de empregos, e se fosse mais trabalhado como opção de lazer geraria muitos mais empregos, mas ao mesmo tempo temos comentaristas sociais como o Gilberto gimestain que fala pela cbn que o autodromo é um elefante branco que é pouco utilizado,já mandei até um e-mail pra ele dizendo dos empregos gerados pelo regional e da sub utilização do autodromo que terá simplesmente da f-1 até o fim do ano finais de semana sucessivos onde poderei ver além da F-1:Motovelocidade brasileiro,GT3, mil milhas, stock cars ,regional , f-3, clio.
Vc não acha que os regionais poderiam ter de 5 a 10 mil pessoas assistindo corridas em qq autodromo do Brasil se bem trabalhados? Pilotos bons é que não faltam e não faltavam.

Leandro Sanco disse...

Pois é, Granito.
Parece cada vez mais difícil levar o público ao autódromo nos regionais. Por aqui a coisa não é muito diferente. Com exceção da Stock e Truck, as demais provas, mesmo que nacionais não levam mais do que 3-5 mil pessoas ao autódromo. Mas a Associação dos Pilotos aqui do RS bolou uma boa idéia para esse ano de 2008, incluindo várias categorias além do Arrancadão de Caminhões em algumas delas, que, por ser mais popular, leva muita gente por onde passa. Uma pena neste ano foi a chuva que caiu em várias etapas. Na última por exemplo, disputada em Tarumã no último final de semana, a categoria Marcas teve de ser adiada para este sábado.

Tudo isso, é claro, está evoluindo graças a um forte patrocinador. Sem ele as coisas seriam bem piores...

Anônimo disse...

Isto sem contar que se poderia ter integração entre os regionais, bastaria um regulamente tecnico similar em algumas categorias e os melhores de Rio, São paulo, rio Grande do sul, Ceará, Brasilia e paraná poderiam fazer um super final nacional com os melhores do regional, e não precisava ser de todas categorias , mas uma de fórmula que usa a velha receita do fford brasil dos anos 80 em árias regio~eos , uma de marcas e pilotos tb na manjada velha formula usada muito similarmente nos regionais, e um força livre ou classic. Sempre ouvi a vida toda essa idéia mas nunca vi sair do papel