quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Rallye da Integração

Lendo o livro do Rallye Volta da América, descobri que os protagonistas, Neri Reolon e o Christiano Nygaard, se conheceram em 1971, durante o Rallye da Integração, disputado entre Fortaleza e o Chuí, num percurso total de 5200 km. Dia desses encontrei essa imagem do dia em que a trupe passou por Tarumã.


Encontrei também essa aí, dos vencedores Jan Balder e Alfredo Maslowski, que já tinha visto no livro do próprio Jan - Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro - que, pra quem não leu, eu recomendo. Ao lado do Jan eu acho que é o Crispim.

Fonte das imagens: Enciclopédia do Automóvel - acervo Família Tróglio.

8 comentários:

Anônimo disse...

É mesmo o Miguel Crispim Ladeira ali ao lado do Omelete (Jan Balder).

Paulo Schütz disse...

Passaram por Tarumã onde ocorreu um "prime", prova de velocidade, realizada com 3 voltas na pista em sentido inverso, um grande show do Dodge Dart pilotado por Jorge Ulmann e navegado por Carlo Weck.
Saíram de Tarumã líderes, creio que empatados com Jan Balder e mais alguém e, ao abastecerem em um posto da estrada, tivram problemas com o combustível, creio que água na gasolina e ficaram pelo caminho, bem perto do final.

Anônimo disse...

Detalhe para a porta completamente amarrotada e amarrada com uma corda do Zé do caixão vermelho com adesivo da Cibié no parabrisa (pelo menos acho q é um Zé), atrás do corcel amarelo. Se clicar na foto dá pra ver.

Fico imaginando como seria uma prova dessas hj em dia...

Anônimo disse...

Para variar o Schütz tem razão.
No prime em Tarumã os melhores foram: Jan Balder - SP (Puma VW) média 107,7 Km/h, Jorge Ullmann - RS (Dodge Dart) média 105,88 Km/h
(13 segundos mais lento)e Milton Oliveira - SP (FNM 2150) média de 102,89 Km/h.

Sairam de Porto Alegre rumo a última etapa até Chui 6 carros empatados com zero ponto perdido.
Eram eles:
N° 7 - Jorge Ullmann/ Carlos Güido Weck - RS - Dodge Dart - Equipe Aplub
N° 21- Geraldo Goldberg / Francisco Roemmler - RS - Ford Corcel Cupê
N°39 - Jan Balder / Alfredo Maslowski- SP - Puma VW - Equipe Automóvel Clube da Lapa
N°3 - Paulo Martineli / Geraldo Siqueira - SP -Ford Corcel Belina
Equipe Ford Bino
N°5 - Sérgio Mattos / Luis Mondin-SP - Ford Corcel Cupê - Equipe Ford Bino
N° 36 - Milton Oliveira / Moacir Carlino / Orlando Cafalli - SP - FNM 2150 - Equipe Automóvel Clube Paulista

Ullmann / Weck tiveram problemas após 50 km de Pelotas. Acreditavam que era a bomba de combustível mas na realidade havia "gasolina na água" no tanque do Dodge.

Renato Pastro

Anônimo disse...

Também está certo o Angelo Gomes:

A dupla paulista Marinho / Minelli teve a porta direita "esmigalhada" do seu VW 1600 (Zé do Caixão) ao receber uma fechada de um caminhão no trecho São Paulo / Curitiba.
A prova foi disputada em estradas abertas no meio do trânsito com trechos de média horária acima de 80 Km/h.

Renato Pastro

Anônimo disse...

O referido Dodge Dart é o mesmo que sofreria um violento acidente posteriormente?

Anônimo disse...

Creio que nesta foto do Jan Balder com o Puma, foi tomada na rua Paraná em P.Alegre, frente à revenda VW de seu cunhado Henrique Iwers.
luiz borgmann

Anônimo disse...

Caro Borgmann

O acidente com um Dodge Dart foi no trecho Fortaleza/Salvador.
A 25 Km de Feira de Santana e portanto a 125 Km do final da etapa o carro dos gaúchos capotou duas vezes as 4 horas da madrugada.

Acabou vitimando Danilo Antônio Zaffari que estava pilotando deixando José Américo Dambrosi e Renato Hagel Kahri (que foi jogado fora do carro e caiu a 40 metros do mesmo) machucados.

Renato Pastro