segunda-feira, 28 de abril de 2008

Navegando pela web...

...encontrei uma matéria falando sobre o piloto paulista (e hoje chefe de equipe) Dárcio Dos Santos. Ele contava como aconteceu o primeiro encontro entre brasileiros e argentinos para medir forças no que mais tarde daria início à Fórmula 2 Codasur. Achei interessante e foi a primeira vez que ví a lista de todos os pioneiros pilotos que competiram naquela prova experimental, realizada em Tarumã, em 1982.

Era mais ou menos assim:

"A Fórmula 3 Sul-Americana, nascida em 1987, filha da Fórmula 2 Codasur que realizou seu primeiro campeonato em 1983, está a ponto de completar 21 anos, e serão 25 ininterruptos de automobilismo de monopostos na América do Sul. A história destas duas especialidades, sem dúvidas pioneiras no Mercosul, demonstra o espírito integrador que tem. Apesar das dificuldades encontradas para concretizar o projeto, conseguiram encontrar a força necessária para superar discussões que levaram a rupturas temporárias, e contínuos problemas econômicos que os países do cone sul tiveram neste último quarto de século. Tudo começou quando em 17 de outubro de 1982 foi disputado diante de mais de 30.000 espectadores, no autódromo de Tarumã, localizado na cidade de Viamão, próximo de Porto Alegre, foi realizada uma corrida teste entre a Fórmula 2 Brasileira e sua homônima Argentina. Daqueles que tornaram possível o empreendimento: dirigentes, pilotos e também jornalistas, muito poucos continuam ligados ao melhor do automobilismo de monoposto da América do Sul. Entre os 23 pilotos que tomaram parte desta corrida inaugural haviam 13 brasileiros: (Pedro Mufatto, Francisco Feoli, Dárcio Dos Santos, Ronaldo Ely, Mauro Fauza, Leonel Friedrich, Cézar Pegoraro, Aroldo Bauermann, Álvaro Buzaid, Osvaldo Santos, Artur Bragantini, Victor Marrese e Josué de Mello Pimenta), 7 argentinos (Miguel Angel Guerra que ganhou a corrida com um Berta-Renault, Guillermo Kissling, Juan Fangio II, Alberto Scarazzini, Guillermo Maldonado, Ruben Di Palma e Gustavo Sommi), 2 uruguaios (Pedro Passadore e Egon Einoder) e um chileno (Sérgio Santander). Desta lista somente um continua na Fórmula 3 Sulamericana, nos referimos a Dárcio Dos Santos, que com somente 23 anos correu em Tarumã a bordo de um Heve-Passat. Dárcio foi 16º nos treinos de classificação, onde o mais veloz foi Alberto Scarazzini. Na corrida o paulista terminou na 8ª posição. Hoje, Dárcio Dos Santos, para os amigos "Cabeção" com 48 anos de idade, continua, agora como dono de uma equipe, lutando juntamente com outros brasileiros em busca de manter a melhor categoria de monoposto da América do Sul, e única que consegue catapultar pilotos para Fórmula 1, Champ Car e IRL, sem dúvidas as três mais importantes categorias de monopostos do mundo. Lamentavelmente nos últimos anos apesar dos motores serem fabricados pelo argentino Oreste Berta, o mesmo que no passado provia a categoria com chassis, a mesma ainda não conseguiu se recuperar na Argentina, Brasil, Chile e outros países onde se disputaram corridas, embora sempre revele pilotos e por vezes algumas equipes."

Como também disse o Juan Maria Traverso em seu site, aquela primeira corrida de 1982, organizada por visionários como Miguel De Guidi e Pedro Muffato, germinou uma semente que com o tempo se transformou na Fórmula 3 Sulamericana, verdadeiro celeiro de grandes nomes do automobilismo mundial desde 1987.

Para acompanhar esse registro fui buscar algumas imagens da antiga. De 1982 não tenho nada, mas a partir de 83 começam a aparecer algumas coisas.

Na sequência: "Chico" Feoli em Tarumã, 83, depois uma prova da Fórmula 2 provavelmente em Mar del Plata na Argentina, em 84. Mais abaixo um dos pioneiros e criadores da categoria, Pedro Mufatto. Depois uma cena inesquecível: Guillermo Maldonado consolando Leonel Friedrich no pódio em Tarumã, 85, após o gaúcho perder a prova na última volta, quando foi atrapalhado por um retardatário. Encerrando com dois argentinos "casca grossas": Miguel Angel Guerra da equipe UFO e Guillermo Kissling da JPS, ambos em 86.

Fonte das informações: Cronospeed.com.br
Fonte das imagens: Revista Quatro Rodas, Revista Auto Esporte, Revista Corsa

2 comentários:

Anônimo disse...

A segunda foto é linda, com muitos carros dividindo a curva.
Essa para mim foi a melhor época, assim como a maior categoria que vi. Ainda tenho algumas fotos, inclusive do carro da winner's, que confesso, não me lebro se era o Gustavo Sommi que pilotava.

Anônimo disse...

Olá
Essas baratas inauguraram as corridas de rua aqui em Floripa. Foi muito legal. Usaram a mesma infra-estrutura do desfile das Escolas de Sanba do Carnaval, quando era nos fundos do mercado público - a passarela virou retão, e a parte de baixo das arquibancadas viraram boxes. O locutor avisava para os fumantes que estavam nas arquibancadas para não jogarem as bitucas de cigarro prá baixo das arquibancadas sob risco de incêndios.
Nos treinos, até o governador da época, o Amin, apelidado pelos gringos -argentinos e etc... - de pelado, devido a careca, acelerou uma barata pela pista, que passava pelos fundos do mercado público - retão e largada - pela frente da rodoviária, tinha vários granpos, chicanes e etc... Parou a cidade, provocando enormes engarrafamentos. Nessas corridas, eventualmente, participaram alguns ralizeiros locais como o multicampeão Édio Fuchter e o Osvaldo "Alemão" Scher.
Abs
Júlio