quarta-feira, 9 de abril de 2008

O fim do mistério

Recebi hoje do amigo Luiz Borgmann, que andava meio sumido, uma preciosidade que vem para esclarecer algumas coisas a respeito da prova principal da inauguração do Tarumã no dia 8 de Novembro de 1970. Nada mais, nada menos do que a lista de inscritos daquela prova. Cliquem na imagem para ampliar.


Como pode-se ver, o carro #38 que em um Desafio recente deixou tantas dúvidas quanto ao piloto que o conduzia, nesta lista aparece como sendo o piloto P. M. Gonçalves (alguém sabe o que significa o P. M.?). Notem na imagem abaixo que na parte dianteira do carro há a inscrição "Caxias do Sul". Na lista de inscritos, tal piloto é procedente da mesma cidade, o que não deixa mais dúvidas.
Notem também como a lista de inscritos era apresentada. Indicava a cilindrada do motor, os pneus utilizados e até mesmo o óleo lubrificante. Vejam também que alguns carros corriam com mais de uma marca de pneu. Que interessante.

Bom, mudando o assunto, aproveito para publicar (desta vez com mais destaque) uma imagem na qual aparece o Gol #10 do Cláudio Ely, também conhecido como "Capitão Caverna" (quem me contou essa foi o Paulo Sabiá). O Luiz Borgmann lembrou desse carro em seu e-mail e esse é o motivo dessa pequena lembrança. A imagem é de 1984, em Guaporé na penúltima prova do Gaúcho de Hot Car. O #4 com um Passat era o Hélio Figueiredo Neves e mais atrás com o Voyage #12 aparece o Vitor Hugo Ribeiro de Castro. Não é a melhor imagem, mas acredito que já dá para matar a saudade.

Muito obrigado, Luiz!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástica a lista de inscritos!
Note-se o Dino di Leone, inscrito com um DKW 2000 cc! Era o protótipo Aragano, com dois motores DKW, de 1000 cc, acoplados, soldando um virabrequim no outro, fazendo um motor 2 tempos de 6 cilindros!
Paulo Schütz