O Desafio da semana passada não foi muito difícil. Mesmo assim o pessoal que por aqui passou não deixou por menos e deu uma aula sobre a máquina que o Ronaldo Nique estava pilotando. Muito legal.
Não encontrei muitas informações sobre esse grande piloto das duas e das quatro rodas, mas o que encontrei é suficiente para perceber que ele brilhou por onde passou.
Ronaldo começou nas motos e foi campeão gaúcho em 1975, 76, 79 e 84, tendo ainda um sétimo lugar em uma prova internacional em Interlagos. A imagem que publiquei na semana passada é de 84, na categoria Fórmula 400. A moto da equipe Flag Metagal era preparada pelo "Nenê" Lobato e o piloto travou disputas com outros pilotos como Pedro Guzinski, David Hilgert e Nelson Stefani.
Minha maior lembrança do Ronaldo Nique vem dos carros, mais precisamente no Gaúcho de Marcas em 1994, durante uma etapa em Tarumã. Chovia muito naquele Domingo. Havia cerca de uns 30 carros no grid. Entre eles o Chevette branco #19 da dupla Ladmir Fronza e Ronaldo Nique. A prova era dividida em duas baterias. Foi dada a largada e o com exceção do líder ninguém enxergava nada. Me lembro inclusive que um ou outro carro desistiram da prova pois tiveram problemas com os limpadores dos para brisas. No meio de toda essa confusão o Chevette branco começou a se destacar, subindo a reta quase sempre próximo ao muro, longe do tráfego e ganhando mais visibilidade. Num determinado momento da prova ele chegou a ultrapassar uns três carros de uma só vez e mesmo chegando muito forte na Curva 1, mostrava tranquilidade e pouco a pouco ganhava posições debaixo daquele aguaceiro. Não me lembro exatamente a posição ao final, mas isso não importa. Aquele show já havia valido o Domingo.
A experiência com o Chevette não era novidade para o piloto. Muito antes, em 1980, foi campeão com este mesmo modelo, da categoria Estreantes e Novatos. Em 82 conquistou o título gaúcho da Copa Chevette por antecipação. Um novo título viria na mesma categoria, agora em 83. Como resultado dessas excelentes atuações, Nique recebeu da Associação Brasileira dos Cronistas de Automotor (ABCA), o "Troféu Destaque".
Em 1985 ingressou no Regional de Turismo tendo João Carlos Garavello de Oliveira como dupla, piloto esse que o acompanhou em boa parte de sua carreira nas categorias turismo. O carro que tinha como patrocinadores a Trans-Aço e Pace Car, era zero quilômetro e contou com a preparação do "Manivela".
Ainda hoje é possível ver o piloto em provas como as 12 Horas de Tarumã. Na última edição ele andava pelos boxes com um braço enfaixado, mas depois descobrí que ele estava pilotando o Chevette #55 em parceria do mesmo Garavello e do Wagner dos Santos.
Abaixo algumas poucas imagens que encontrei.
Na sequência: em 84 na Fórmula 400. Depois em 85 ao lado de Garavello. Encerrando com uma de 2004 nos preparativos para a largada de mais uma 12 Horas de Tarumã.
O próprio Nique já passou aqui pelo Blog. Vou tentar falar com ele para publicar mais algumas imagens e contar mais algumas histórias que com certeza ele deve ter muitas.
Fonte das imagens: Jornal Esporte Motor e arquivo pessoal.
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2 comentários:
Ôi
O Nique, guardadas as devidas proporções, era o "Vale" da época. Eu o assisti correndo com uma Honda 125 - tinha um ronco muito forte -, amarela, da Motonda, uma loja q ficava no bairro Auxiliadora??
O cara sempre andava mais q a moto e geralmente batia os adversários com motos melhores. Era o show-men da motovelocidade.
Abs
Júlio
Boa noite, muito bacana essa história!
Eu cheguei aqui por causa da pesquisa feita sobre o Chevette Trans aço, pensei que poderia achar mais fotos dele, mas infelizmente não foi o caso.
Eu tenho mais duas fotos, se vc quiser, entre em contato com Leonardo Gerhard no Facebook!
Abraço!
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