sábado, 11 de abril de 2009

Anor Friedrich

São muitos os pilotos que merecem um espaço aqui neste bloguesinho xinfrin. São muitos os que propiciaram momentos de alegria aos amantes da velocidade desta terrinha. Alguns tantos já foram retratados aqui. Outros tantos ainda virão. Estejam certos disso.

Faz tempo que estava querendo falar do Anor de Alencastro Friedrich, grande bota, assim como o irmão mais velho, Leonel. Faltava tempo para compilar algumas informações e imagens. Seria ótimo poder falar com o próprio, mas diante dessa impossibilidade (não consegui um contato) vamos ver o que consegui por conta.

Anor, que era a resposta do último Desafio, começou no automobilismo em 1980, no Torneio Passat aqui no Rio Grande do Sul, para carros Divisão 1. De cara um enorme desafio, fazer parte de uma equipe que tinha ainda o irmão Leonel e outro bota, Cezar Pegoraro. O trio representava a revenda Carro do Povo, da família Friedrich.

A Carro do Povo corria também no Torneio Nacional Passat. Tenho dúvidas da participação de Anor nesse campeonato já em 1980. Acho que ele correu apenas no regional. Em uma clássica imagem da revista Quatro Rodas daquele ano, em uma etapa de Guaporé, aparece um dos carros, mas que devia ser o do Leonel.


A estreia de Anor foi em Tarumã e ele teve uma brilhante atuação, disputando de igual para igual com pilotos mais experientes como Aroldo Bauermann, Antônio Sartori, Paulo Hoerlle, entre outros. Acabou se envolvendo em alguns enroscos, mas já despertava a atenção da concorrência e do público por sua habilidade ao volante.

Em 1981, além dos Passats, onde conquistou sua primeira vitória, Anor despontou no kartismo, perturbando os adversários, naquele que foi um dos melhores anos do kart em nosso estado.



Com o encerramento da categoria Passat, boa parte dos pilotos passaram a competir na Hot Car em 1982. Não foi diferente com Anor que defendeu sozinho as corres da Carro do Povo naquela temporada. As disputas com os irmãos Pegoraro, Flávio Pilau, Aroldo Bauermann, entre outros era sempre eletrizantes. Ele chegou a disputar o vice campeonato, mas não tenho o resultado final.


A partir de 1983 Anor passou a correr na Fórmula 2 Brasil novamente ao lado do irmão Leonel e no ano seguinte conseguiu sua primeira vitória na categoria, em Goiânia. Além da Fórmula 2, o ano de 1984 trouxe outros grandes resultados para os irmãos Friedrich. Correndo com um Voyage no Campeonato Brasileiro de Marcas, conquistaram um segundo lugar nas 12 Horas de Guaporé e uma vitória nas 12 Horas de Interlagos, onde correram contra quase 70 outras duplas.






Em 1985, além de disputar a Fórmula 2, participou da temporada de estreia do Campeonato Regional de Turismo, na prova 6 Horas de Guaporé. Anor formou um trio com os pilotos Marcelo Aiquel e Luiz Alberto Andrade no Fiat 147 #2. Largando da segunda posição, Anor assumiu a ponta e proporcionou um show de pilotagem, brigando pela liderança com vários carros. Infelizmente o Fiat não resistiu e o piloto teve que abandonar a prova. Ao chegar aos boxes, Anor foi aplaudido por todos na equipe e também por seus concorrentes.




Assim que possível, continuaremos com essa retrospectiva. Fiquem ligados.

Fonte das imagens: Pódium Graphic, revista Quatro Rodas, jornal Esporte Motor, arquivo Roberto Lacombe, livro Tarumã - Uma história de velocidade e revista Motor 3.

4 comentários:

Niltão Amaral disse...

Lindo Passat! Ainda mais modelo 79! hehehe!

Aqui também tem http://blogdopassatao.blogspot.com

;)

luiz borgmann disse...

Nesta foto dos Passat em Guaporé, aparece lá atrás um carro com a inscrição Cristalcar. Ignorado pelo pessoal da nova geração, essa foi uma revenda VW situada no bairro Cristal, em Porto Alegre, de curta existência, e na época a equipe tinha dois carros. Quem lembra quais foram os pilotos? Essa é pro Schütz...
luiz borgmann

luiz borgmann disse...

Quando da entrada do Anor no torneio regional Passat, o preparador de kart Claudio Ely passou para os carros, cuidando do carro do Anor. Creio que no campeonato brasileiro os carros da Carro do Povo tiveram a responsabilidade do Dino.
luiz borgmann

Leandro Sanco disse...

Borg, um dos carros da Cristalcar era do Antônio Sartori, se não estou enganado.