sexta-feira, 17 de abril de 2009

Enquete chegando

Bom pessoal, depois de muito pensar a respeito, decidi que é hora de encarar um assunto que sem dúvidas será muito polêmico entre a comunidade automobilística e também entre os seis ou sete que acessam o blog. Ah, são oito, me avisaram aqui.

Vocês certamente já viram inúmeras pesquisas, artigos e discussões em fóruns sobre quem foi o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, estou certo? Eu mesmo já vi várias. A última foi do jornal britânico Times que fez a lista dos 50 maiores pilotos de todos os tempos. Vocês sabem quem foi o número 1? Senna? Prost? Schumacher? Não, foi Clark.

Tudo bem, o jornal é britânico, assim como o piloto. Certamente se fizerem a mesma pesquisa com os mesmo critérios aqui no Brasil, é provável que o resultado seja diferente, levando Senna para a primeira posição. Perguntem a um argentino: Pelé ou Maradona? Por aí se tem uma ideia de como é difícil definir o número 1.

Voltando ao Times, a explicação não passa apenas pelas estatísticas. Se assim fosse, obviamente o #1 seria Schumacher. O que faltou ao alemão? De acordo com a pesquisa, o que faltou foi um adversário, um rival à altura.

Por vezes, durante esses quase dois anos de blog, pensei em fazer uma pesquisa para que fosse indicado o melhor piloto gaúcho de todos os tempos. Titubiei em todas. Preferi que escolhessem a categoria mais admirada, depois o patrocinador mais lembrado. Lembram? Pois é, o comichão para saber a opinião sobre os melhores pilotos sempre alí, incomodando.

O Maurano, mestre das artes, dias atrás me cutucou com um poster que faria uma homenagem a alguns dos melhores de todos os tempos. Achei o trabalho muito bom, pelo simples fato de que qualquer iniciativa nesse sentido deve ser considerada, afinal os ídolos do automobilismo estão entrando em extinção. Isso não é novidade.

Decidi que deveria mesmo publicá-lo. Vamos ver no que vai dar. Será que haverá reação? Sim, houve! E das boas, de sair faísca. Era o que eu precisava para tocar em frente a ideia da pesquisa.

Bom, algumas coisas eu tenho de definir, afinal alguém tem de botar ordem na casa. Como será feita? Quais os critérios? Quem serão os pilotos?

Não tenho todas as respostas ainda, mas o primeiro passo nesse projeto é definir quais os critérios que vamos utilizar. Nos últimos dias fiz uma lista que apresento agora para vocês. A ideia é a seguinte: fazer uma enquete com todos os critérios abaixo. Cada um poderá votar em um deles. Pensem na característica mais importante que o melhor piloto deve ter e marquem. As opiniões serão distintas, por isso temos opções. Com o tempo veremos uma tendência nas opiniões e isso vai balizar uma classificação dos critérios mais importantes aos menos importantes. Cada um desses critérios - não sei ainda se na pesquisa vou considerar todos - receberá um peso que será multiplicado por cada nota dada a cada piloto.

Missão complicada? Não é tão difícil quanto parece. Precisamos apenas de tempo e da colaboração de vocês, dos amigos de vocês e de todos que queiram contribuir para escolher os melhores pilotos gaúchos de todos os tempos.

OK, o primeiro passo começa agora. Vejam abaixo os 10 critérios - com uma breve explicação -que farão parte da pesquisa.

1. Arrojo: grande habilidade na condução do veículo demonstrada na pista. O chamado "homem show";
2. Carisma: empatia e identificação do público com o piloto;
3. Técnica: grande habilidade para preparar (acertar) um veículo;
4. Coragem: capacidade de guiar acima do limite do veículo (ou da pista) e realizar ultrapassagens com alto grau de dificuldade;
5. Combatividade: adversário competitivo que normalmente apresenta grande resistência em disputas na pista;
6. Esportividade: adversário honesto que sabe reconhecer suas limitações;
7. Resultados: vitórias, pódios, etc;
8. Títulos: campeonatos conquistados durante a trajetória automobilística;
9. Adaptabilidade: capacidade de competir em diferentes modalidades mantendo o mesmo desempenho. Ex: monopostos, rallye, turismo, etc.
10. Representatividade: participação em competições nacionais e internacionais defendendo as cores do RS.

Talvez um ou outro termo sofra uma adaptação, mas vamos tentar manter esses 10 como uma referência. Acho que temos um bom embasamento para partirmos para a etapa seguinte, a de classificá-los. Colocarei a enquete no ar daqui a alguns dias, enquanto isso vão pensando aí.

Outro ponto que eu estou definindo está baseado naquela pergunta clássica: quem foi melhor: Fangio ou Senna? Clark ou Schumacher? A comparação entre épocas, mesmo na Fórmula 1, onde há estatísticas para tudo e todos, é muito complicada. Épocas diferentes, técnicas e máquinas diferentes. Ainda assim há várias pesquisas com todas as épocas em um só barco.

Essa ideia de avaliar todos igualmente eu acho que pode passar uma visão injusta. Eu já tinha comentado isso com vocês. Quantos aqui viram os Andreatta correr? E o Alemão Egon? Como comparar uma prova Porto Alegre - Capão da Canoa com uma prova em autódromo, disputada em duplas? Por esse motivo eu acho que devemos dividir a pesquisa em duas partes. A primeira até a inauguração do Autódromo de Tarumã e a segunda após, para termos um referencial bem claro.

Isso ainda vai dar pano para manga, eu sei, mas vamos em frente. Temos uma boa tarefa a fazer. A enquete deve ir ao ar logo, portanto fiquem ligados.

14 comentários:

Anônimo disse...

Graaande Leandro !!!

Eu já tenho meus ícones...mas independente disso, e ao final da pesquisa eu me proponho à ilustração do vencedor...

Abraço,

Maurano

Marco Queiroz disse...

Estava olhando os resultados da enquete e cheguei a conclusão que não estão escolhendo um piloto e sim um relações publicas.

Do jeito que esta, ganha o Berger...

Anônimo disse...

egondisparadoemtodosospilotos

Anônimo disse...

Paulo Hoerlle sem dúvida. O maior vencedor de corridas da história do Rio Grande do Sul comprovadamente. A estatística mostra isso. Na ativa desde 1972, sem falhar nenhum ano e mantendo a mesma competitividade de sempre.

Abraço,
Guilherme.

Jao disse...

Fala meu querido.

Muito boa a enquete sobre os maiores pilotos dos anos 90.

Meu voto foi pra um cara que admiro muito e que representou nosso estado por todo Brasil e inclusive correu fora do pais com grandes resultados.

CEZAR GAUTERIO.

Abração
Jao

Anônimo disse...

O líder da votação, como piloto é um excelente advogado!

Anônimo disse...

Que coincidência, os 4 primeiros colocados são farinha do mesmo saco. Devem ir para o BBB, pois são bons de voto. Hehheheh

Unknown disse...

Iserhard e Ricci, agressivos, rapidos e absolutamente competitivos!
abraco e pé no bucho!
AngeloSchwengber

Alberto disse...

RAFAEL ISERHARD sem dúvidas!
Ingressou no ínicio da década, ganhou ´Campeonatos Gaúchos, Brasileiros de Marcas e Pilotos, está na Pick Up Racing muito competitivo e obtendo excelentes resultados. Não vejo nesta década, piloto gaúcho que obteve tais resultados.Abraço

Anônimo disse...

NESTA DÉCADA?
ISEHARD
GAUTÉRIO
RICCI

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Onde o Sr se meteu? Dificilimo, deixo meu voto p/ o Caranguejo outra vez, mas um palpitinho não custa nada, D.T. Leonel.
DT depois de Tarumã, A.T.antes de Tarumã. A.T. macaco velho não põe a mão em combuca.

Abs

Rui

Anônimo disse...

Faltaram alguns nomes nessa lista, entre eles André Wink e Wagner Balestro!

Ambos fizeram muito sucesso no kartismo gaúcho no começo desse seculo!!

Anônimo disse...

faltou o nome de Ramon Matias nessa lista! bi-campeão de F-1.6 nos dois anos em que disputou, correu de F- Renault e fez ótimas participações de GT3, conquistando pole positions e vitória!

roger disse...

-Manda! Vai ser divertido ver esta cambada de maluco 'votando'!!! ehehe bom fim de semana a todos!