quarta-feira, 8 de abril de 2009

Décadas de velocidade


A imagem acima foi criação do amigo, e mestre no design, Maurano. Ele teve o trabalho de pesquisar nas mais diversas fontes, aliadas é claro, às suas preferências, e nos brinda com um belo resumo de aproximadamente 70 anos de velocidade no Rio Grande do Sul.

Tarefa difícil essa, pois o número de "volantes" dignos de uma homenagem assim é muito grande.

E vocês: o que acharam dos nomes? Concordam ou não? Qual seria a lista de cada um?

Parabéns pela inciativa, Maurano! Ficou muito bom.

23 comentários:

Marco Queiroz disse...

Uma parte da história, só conheço através de relatos de época, então não posso julgar.

Do periodo mais novo, sem dúvida, o Leonel é inquestionavel pelo grande piloto que foi e pelos resultados conquistados.

Eu lamento a ausencia do Egon Herzfeldt nesta lista. Quem viu ele correndo e - principalmente - acertando um carro - sabe do que estou falando.

De qualquer forma, dois capacetes desta lista, pintei e influi no Lay - out.

Abraço

Marco Queiroz disse...

Na verdade, lembrei que pintei o do Bocão também...

A memória sacaneia a gente!

paulo rotta disse...

existiram pilotos gauchos tão bons quanto estes que, talvez por falta de grana e oportunidade, não tiveram experiências nacionais.
cito eduardo fagundes, chico bala, adriano baldo, rogério e romel pretto, luciano mottim e dunho cíceri.
a maioria deles, por coincidência, da região de encantado, que barbarizaram no regional de turismo da década de 90.

Paulo Schütz disse...

Acho que todo mundo vai lembrar nomes que não fizeram parte desta lista, sem pensar eu lembraria Claudio Mueller. Tudo isso só evidencia que sempre tivemos muitos pilotos de alto nível por aqui, uma lista dos bons pareceria um jornal.

Ingo Hofmann disse...

Meu voto vai para o Catharino Andreatta.
A meu entender foi o piloto que mais divulgou o automobilismo gaucho.
Suas tres vitórias nas Mil Milhas Brasileiras atestam muito bem isto.

Anônimo disse...

concordo com o marquinhos...
ta faltando ai o Alemão Egon.
baita piloto.
Dirk Werk

roger disse...

Olha...é polemica minha opinião, colocar mais nomes é bem mais fácil do que entender o Moro na lista...
Egon faz falta, Soldan, Janjão, Neni Fornari, e vai longe...

Luiz Fernando Costa disse...

Nada como uma féra identificar outra. Concordo com o Ingo.Catharino Andreatta está para os gauchos assim como Emersom Fittipaldi para os Brasileiros. O primeiro sempre fará parte da história.Nenhum outro grande piloto gaucho era tão conhecido em qualquer meio como ele. Uma lenda!

Marco Queiroz disse...

Concordo com o Costa. E, a percepção do Ingo é de alguém de fora do estado, de uma imagem que ultrapassou nossas fronteiras e nosso imaginário.

Por isso, talvez mais correta que a nossa. Nós temos aqui nossas preferencias pessoais e nos identificamos mais com um ou outro.

Uma coisa é fato: não é dificil encontrar gente boa por aqui.

marcelo vieira disse...

Acho q faltou o alemao egon!!!!no mais tudo certo!!!!abraço a todos

LARRI disse...

Acrescentaria á esta lista os nomes de Orlando Menegaz, vencedor das Mil Milhas de 1957 e 1961, Chico Feoli, o alemão Egon Herzfeldt, Cláudio Mueller, Walter Soldan, Janjão Freire, Waldir Buneder e João Campos.

Giancarlo disse...

A Maria Cristina Rosito fez demais pelo RS e ganhou tudo por onde correu.
Não pode ficar de fora.
Muito menos o Egon.
Um abraço.
Giancarlo

Anônimo disse...

Na minha opinião essa seleção tem que ser retirada imediatamente do blog, porque está sendo muito injusta com vários pilotos. Até poderia ser feita uma enquete mas é delicada. A comparação entre pilotos tem que ocorrer por épocas e com que equipamento e condições vinham andando. Os próprios critérios são variáveis: escolheríamos aqueles com mais vitórias e resultados? Os mais rápidos? Os que melhor representaram o RS? Existe um aspecto fundamental para mim que é o sujeito ser um grande piloto, técnico, e um acertador de primeira, que consegue extrair o máximo do conjunto. E aí claro que um Egon Herzfeldt tem que estar na lista. Outra coisa é o que saía e sai na mídia, e outra é o respeito de bastidor. Existiram aqueles pilotos rapidíssimos e porra louca e aqueles "cabeça" que buscavam resultados com estratégia. Cada um de nós teria uma lista de preferências mas é melhor guardarmos ou estabelecer critérios para essa escolha. Alguns nomes cujos capacetes aparecem estão longe de serem incluídos. A bomba tá contigo Sanco, e se você decidir por uma enquete toque em frente mas aí se corre o risco de ter muitas opiniões não abalizadas.PAULO TREVISAN

Leandro Sanco disse...

Bom pessoal, não é surpresa a reação dos amigos. Ao publicar esse post sabia que a polêmica estava instalada.

Não por acaso evitei - ao longo desses quase dois anos - realizar uma enquete sobre os melhores pilotos do RS. Fiz duas, uma sobre a categoria preferida e outra sobre o patrocinador mais lembrado, mas escolher o melhor piloto? Essa bronca seria difícil...

Quais os critérios? De todos os tempos? Quantos aqui viram Jung correr? Nenhum, eu garanto. E o Catharino? Alguns, talvez. Ao ouvir do próprio Asmuz, suas aventuras a 250 km/h a bordo de uma Carretera, seria impossível não reverenciá-lo como um às do volante. Mas foi por acaso que fiquei sabendo dessa.

O Maurano, um apaixonado pelo assunto, tomou coragem e resolveu cutucar a cobra e expressar sua opinião. Cada um aqui tem uma. Esse assunto não tem fim.

A idéia era essa. POLÊMICA. Esse bloguesinho anda muito sem sal. Estou pensando em algo para resolvermos esse assunto.

Aguardem...

Anônimo disse...

Caso haja uma nova lista, por favor avise o Maurano para ficar de prontidão para fazer uma nova arte.
Sinceramente, ficou muito legal, prncipalmente porque nos mostra, por tabela, a evolução dos "capacetes".
Parabens Maurano.

faria

Anônimo disse...

Olá Pessoal !!!

Ao FARIA : Obrigado pelo elogio...farei sim, a ilustração do "novo" Hall Stars dos pilotos !

Ao TREVISAN :
A) A relação está por época...

B) O que fica na história é o curriculum, os resultados, TU SABES !!!

C) O Egon está na relação nova, só não tinha colocado porque não sabia como era seu capacete...

Finalmente : ... esta relação não foi feita "à la loca" foi pesquisa...por época ( 2 somente)

MAURANO disse...

..O post Acima é meu...MAURANO !!!

Maurano disse...

Para não "complicar" pro meu amigo LEANDRO :

O novo "Hall Da Fama" está no meu BLOG :

http://mauranodesign.zip.net

Abraço,

MAURANO

Anônimo disse...

Bem Maurano, cada um faz a lista dos melhores pilotos gaúchos que quiser. A arte dos capacetes que é a tua especialidade está muito bacana. Quando alguém afirma que "o que fica na história é o curriculum, os resultados, TU SABES!" eu não concordo. Se você tem convicção dessa expressão teria que automaticamente colocar um Paulo Hoerlle que tem meia centena de vitórias. Não poderia esquecer um fantástico Walter Soldan, Delegado Ribas, Castrinho, Carlinhos Andrade neste quesito. Outra coisa, você acha que uma vitória numa 12 Horas de Tarumã tem o mesmo peso que uma vitória numa prova curta? Acho que não. Os automobilistas respeitam muito os pé pesados, e aí poderíamos destacar: Vitório Andreatta, Chico Bala, Cláudio Mueller (respeitadíssimo pelos paulistas), Maurício Rosemberg, Luciano Marx, e por aí vai. Nos anos 30/40 não houve piloto igual Norberto Jung (Oscar Bins estava num estágio muito distante). Catharino Andreatta é um hours concours e fantástico (corrija as cores do capacete dele que era amarelo com uma faixa verde, cores da bandeira brasileira). Teve pilotos como Orlando Menegaz que no período de 4 anos que andou com Chevrolet Corvette andou sempre na frente e com várias vitórias, isso só para registrar. Automobilismo também é trabalho de equipe, e como esquecer esses pilotos multicampeões do MCR nº46?
Paro por aqui porque teria muito mais nomes para incluir, e insisto, a escolha teria que ser por quesito. PAULO TREVISAN

Heitor disse...

Do tempo das carreteras eu fico com o Catharino Andreatta e o Breno Fornari e da era moderna, sem dúvida o Leonel Friederich.

Maurano disse...

Olá Pessoal !!!

Ao TREVISAN :

Não esqueça o que expliquei....são só 2 por década.....não daria para fazer todos à quem gostaria de homenagear no Hall da fama !

Abraço,

Maurano

OBS: O que você fez com a ilustração do MCR 46 ? Lembra ? ...Não vi no site do Museu.

Anônimo disse...

FALTOU O CAPACETE DO AROLDO BAUERMANN QUE TANTO FEZ PELO AUTOMOBILISMO GAUCHO / BRASILEIRO E SUL AMERICANO

Anônimo disse...

Gosto muito do assunto pilotos do Rio Grande,vou nomear alguns,Catarino,Argemiro Pretto,Nestor Zen,Romel Pretto,Vitorio,vitoria,Walter Soldan Ribas,Rafaeli Rositto Jose Asmus,e outros que nao conseguiram patrocinio,me incluo entre esses