terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ainda sobre o Swift

O blogueiro Jonny'O enviou algumas imagens mostrando o chassi Swift - sobre o qual falamos na última semana - "com e sem roupa", assim fica fácil de ver onde o projetista colocou o radiador. Gostei.


Valeu, Jonny'O!

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse chassis é muito mais belo que os Van Diemen.

Anônimo disse...

Obrigado Sanco.

O projeto do Swift é bem mais sofisticado que o do Reynard da época .

A suspensão dianteira é bem interessante ,um sistema de balança articula um outro sistema tipo push-rod (clicando na imagem dá pra ver os detalhes).

O radiador atrás do piloto talvez seja o unico carro de corrida já feito com essa caracteristica, uma preocupação com a aerodinamica .

Mas essa disposição deve ter dado muito trabalho para arrumar um lugar confortavel para o piloto.

Um belo F-Ford!

Quem será que assina o projeto?

Jonny'O

Anônimo disse...

Com relação ao projeto tenho a declarar que em sua estréia em Tarumã largou em 3º após muitos protestos e com apenas duas voltas de classificação, os protestos iniciaram na sexta-feira após o treino quando foi o mais rápido com 0,8 s a fretne do Reinard.

A suspensão é mais eficiente, deixando o carro grudado, muitas vezes foi solicitado pelos comissários a elevação do eixo traseiro por suspeita de diferencial auto-blocante, em outras arguiram motor fora do regulamento.

Outro fator a lembrar é que a suspensão funciona com o mínimo consumo de pneus.

O Radiador atrás do piloto, e os dutos tipo NACA propiciam uma super refrigeração.

Em Guaporé (o carro com o qual correram o Grando, Cruz, Paulo F., Neco e Joel)no final da reta o motor CHT embrulhava devido a baixa temperatura.

Solução Válvula termostática.


A questão aerodinâmica dava ganho de velocidade final (perguntem ao Abramo Mazochi)que mesmo com melhor motor (MOTORTEC JM) não conseguia ultrapassar no retão de Guaporé.

Realmente a posição do piloto não é das mais confortáveis (mais de 1,80m e acima de 80 kg nem pensar.

Este carro esta montado e pronto para ir para a pista...

Anônimo disse...

coisa linda. devia ser um barato guiar este carro.

Anônimo disse...

Olá eng.da madrugada, esse chassi Swift merece um comentário mais apurado, a estrutura antitorção já se encontra no castelo, quando nos mais antigos, a estrutura ficava abaixo, na linha de cintura do carro. Seus comentários técnicos serão importantes no que se refere à rigidez estrutural. O acerto e regulagem de suspensão, como se sabe, é diretamente proporcional à rigidez do conjunto. Também com a palavra para revelar os segredos, o projetista-piloto LFC.
luiz borgmann