quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Regional de Turismo - 1989 - 5ª Etapa

O circo do Regional de Turismo voltou à serra gaúcha no dia 23 de Julho para a disputa da prova 500 km de Guaporé. 31 carros fizeram a tomada de tempos e o destaque ficou com o Chevette #34 de "Chico Bala" e "Neco" Fornari que registrou a melhor volta com o tempo de 1'29''235, média de 124,256 km/h. Os líderes do campeonato largaram da segunda posição. A surpresa dos treinos classificatórios ficou com a dupla do Chevette #56 da cidade de Encantado, Adriano Baldo e Luciano Mottin que mesmo fazendo sua segunda prova no circuito serrano obtiveram o terceiro tempo a frente dos vice líderes Buneder e Sartori.

Dada a largada, fortes foram as disputas pelas primeiras posições. Logo na segunda volta o Chevette #56 teve de entrar no boxes para trocar um pneu furado provavelmente em função de um toque. O outro Chevette, o #34, vinha na liderança mas começou a perder rendimento no motor, abandonando a prova na 27ª volta. Na seguinte foi a vez do #56 também abandonar por problemas no motor. Com isso o Escort #11 tinha pista limpa para acelerar em busca de mais uma vitória - a quarta no ano. Assim as disputas restringiram-se as posições seguintes. Campos e Egon cruzaram a linha de chegada após 163 voltas com o tempo de 4h08min32s a uma média de 121,194 km/h.

Resultado final:
1º #11 Escort- João Clênio de Campos/Egon Herzfeldt - Meridional/De Boni/Babycast/Ostra
2º #5 Chevette - João Carlos Andrade/João Alfredo Ferreira - Toki/Fras-le
3º #6 Voyage- Waldir Buneder/Antônio Sartori - Sur/Stemac
4º #62 Voyage- Luiz Carlos Ribas/Jorge Fleck - Rioseg/Imdepa/Pierre Alexander/Valvoline
5º #99 Escort- Antônio Fornari/Paulo Hoerlle - Melitta/Selenium/Bepo
6º #22 Chevette- Jair Bernardon/João Araújo - Compasso/Rótula 1/Fabesul
7º #18 Uno- Celso Ferlauto/Radamir Gracioli/Paulo Arias - Musisom/Mitasul
8º #1 Passat- Maria Cristina Rosito/Paulo Hoher - Coca Cola/Kaizer
9º #10 Voyage - Luis Alberto R. de Castro/Walter Soldan - Turiscar/Antarctica
10º #27 Passat- José Roque Bresolin/Gilberto Hoff - Ritter

Vamos a algumas imagens:


Na sequencia: o Chevette #56 de Baldo e Mottin, o Passat #60 dos catarinenses Edson Gohr e Péricles Bernardi, o Passat #66 do trio Lárcio da Silveira, Luis Carlos Paré Rodrigues e Januário Cavalheiro, o Uno #83 de Paulo Scolari e João Batista Rodrigues, o Chevette Hatch #20 de Gilberto Bandeira e Ari Rosário, a volta de apresentação e por fim o Escort vencedor da dupla Campos e Egon.

Fonte das imagens: jornal Esporte Motor e Zero Hora.

6 comentários:

Anônimo disse...

o terceiro tempo da dupla baldo/mottin foi o início de uma carreira vitoriosa. atualmente os dois são multicampeões, com títulos nas mais diversas categorias que passaram.
para a minha geração, eles abriram caminho para acesso ao automobilismo gaúcho.
são ídolos na cidade de encantado.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Olá Leandro, tudo certo?
Que show essas imagens!
O Edson Gohr correu muito tempo aqui em SC na terra, de Fusca e de Passat.
Inclusive ele foi um dos pilotos que participou da "1.600cc Turbo" que inventaram no final dos anos 80.
Imagina só o povo acelerando motores turbo na terra. Era um festival de acidentes e quebras, tanto é que nem durou uma temporada a categoria.
Grande abraço e mais uma vez parabéns pelo blog, com certeza um dos melhores do Brasil!

Leandro Sanco disse...

Valeu, Francis.

Os catarinenses eventualmente davam o ar da graça no grid do Regional de Turismo. Já citei o Clóvis Concatto (Chulé), que seguidamente é citado por ti. O Edson e o Péricles correram apenas em 89. Me lembro que em 91 veio um Voyage amarelo e preto #72 para correr as 6 Horas de Guaporé. Vou descobrir os nomes dos pilotos e publico aqui na sequencia.

Abração

Francis Henrique Trennepohl disse...

Opa, blz?
O Voyage 72 era do Edson Dalla Valle, de Chapecó.
Tinha o patrocínio da Lorenci Modas.
Abração

Leandro Sanco disse...

Ele mesmo, Francis. Seu companheiro naquela prova foi o Salomão. Não sei se era o Cláudio Salomão que corria por aqui naquela época. Posso estar enganado. Eles largaram na 21ª posição entre 22 carros.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Era o João Carlos Salomão, de Joinville. O cara tocava 'pacas'...
Abração