Estamos falando de 32 anos atrás e alguns nomes acima citados ainda estão na ativa. Pela primeira vez vi um registro do Ervino Einsfeld correndo de Brasília. Alguém sabe a origem desse carro? Pelo que sei, a Brasília que era do "Janjão" Freire fora vendida ao "Beto Pareci".
Notei também o nome do Paulo de Tarso, correndo com o Dodge 1800. Um outro nome que há muito não via era do Ozenaide Pacheco, piloto de Canoas. Acho que foi lá por 1993 -94 ele voltou a correr com seu filho Márcio, no Gaúcho de Marcas com um Voyage vermelho #31, mesmo número que levava seu Corcel na Divisão 3.
Com essa lista consegui agora identificar todos os carros da imagem abaixo, extraída de uma Auto Esporte, do material do "Beto Pareci", que esteve comigo há algum tempo.
Liderando o grupo vai o Passat #75 do César Ramos, seguido do Chevette #23 do Vandernei Simões, o Dodge #33 do Olavo Vagner, o Passat #20 do Aiser Hehn e atravessando está o Passat #1 do Reni Machado.
Pra não passar em branco, já que o post está intitulado com o nome da equipe, seguem duas imagens do Opala do Antônio Alceu Ribeiro.
Valeu, Borg!
Fonte das imagens: arquivo Luiz Borgmann, Roberto Schimitz, Antônio Miguel Fornari e Joel Echel.
24 comentários:
Sabem quem é K.O. Durban?
Desafio para os antigos.
Ervino teve, creio, 3 brasílias, uma dele, marron, depois a que foi da carro do povo, e, acho ainda, que, no final, tinha a do Janjão também, não tenho certeza sobre essa.
K.O. Durban? Nem idéia...
Seria um pseudônimo?
grandes feras do automobilismo nacional. cumpre analisar os tempos de volta. o chevette nº 71, de nova prata, virando 19,6. temporal da classe turismo até nos dias atuais.
A sonoridade desses nomes é algo incrível. Olha o Ferri puxando a classificação com o velho #13. Na Divisão 3, o K.O.Durban chama mais atenção que o temporal do Ronaldo Ely. Li muitos dos livros de bolso desse personagem, com capas ilustradas pelo gaúcho Banício.
Quem diria que ele iria acabar em Tarumã?
Sim, é pseudônimo. Uma dica, é da fronteira, era fã, claro, do personagem dos livrinhos de bolso (K.O.= Knock Out, ou nocaute). Foi personagem de um desafio e enviou e-mail ao Leandro...
O Leandro chamou a atenção ao Paulo de Tarso, que correu por aqui com Dodge 1800, em 75 e 76, se não me engano, época em que estudava na Unisinos.
Caramba, grandes nomes, Aroldo Bauermann de Brasília....etc...
Parabéns Sanco, só faltam as fotos de todos....he, he
Bah, se tivesse as fotos de todos, seria ótimo.
Aha, acho que vou matar a charada, Paulo: seria o Luiz Mário Belezza?
O Chevette 71 era D 3 e deveria usar cambio de 5 marchas Saenz e Pneus Slick,
Foi o precursor dos Inoxidáveis..
Bingo, Leandro.
Correta a configuração do Chevette 71, pneus slick importados, Goodyear Blue Streak.
Devemos mencionar que naquele ano ainda não havia motor nacional 1600 para o Chevette,o desenvolvimento de virabrequim na época foi do renomado Dino di Leoni, que depois foi acompanhar o Ronaldo Ely na F-VW 1600. O Chevette era uma usina, na mão do Ronaldo Ely a concorrência olhava pelo binóculo, mas o carro quebrou muito, no limite do desenvolvimento.
luiz borgmann
Aí Paulo Schütz, essa do KO foi ótima, eu nem desconfiava. É mais ou menos como o "Volante 13" de SP, que usava o pseudônimo para que a familia não soubesse de suas participações nas corridas.
luiz borgmann
Já entrei em contato com o K.O.Durban. Vamos ver se ele se pronuncia.
Grande lembrança essa semelhança com o Volante 13. Por sinal, alguém sabe o nome do piloto?
Flodoardo Arouca (da familia das fechaduras Arouca, em SP) era conhecido por pilotar um DKW #13 sob o pseudônimo "Volante 13". O DKW que ele competia era conhecido por carretera Mickey Mouse, carroceria encurtada, falam que o tricilindrico tinha cerca de 100hp no dinamômetro a 9000, câmbio especial alemão ZF, pneus importados, era um terror na época (estamos falando final dos anos 60). O carro tinha preparação da DKBRAS, oficina paulista especializada em DKWs e que muitos pilotos gauchos que corriam com essa marca conheceram na época.
luiz borgmann
Sabe muito esse Luiz Borgmann. O dia em que ele, o Paulo Schutz, o Caranguejo entre outros, decidirem fazer um blog sobre automobilismo da antiga, estou perdido...
Valeu, Luiz!
Bondade tua, amigo Sanco. Pela parte que me toca, fica tranquilo. Mas bem que gostaria de ver um site do Mestre Schütz ou do Borgmann, pelo tanto que sabem.
Abç
Caranguejo
P.S. Então o K.O. Durban é meu conterrâneo?
É isso aí, Caranguejo. Era o Luiz Mário Belezza que já passou por aqui algumas vezes.
Estou aguardando um retorno dele.
Abs,
Leandro Sanco
Acho que de blog estamos muito bem servidos, eu por mim fico feliz com as lembranças e dando um ou outro palpite, mas acho que, neste ano, precisamos pensar em um encontro, penso que temos muita coisa boa para lembrar juntos.
Abraço a todos.
É isso aí, Paulo! Boa idéia. Quem sabe juntamos todo mundo no Tarumã um dia, para andar de kart ou mesmo para assistir alguma prova.
Vamos pensando na idéia.
Olá Roberto Albino Schmitz, o popular Pareci. Pois nos anos 90 andei participando dos campeonbatos curitibanos de kart, e por lá copnheci o Carlos Padula, o argentino da ArgenBras. Esse argentino, muito boa gente, era preparador de motores, representava a kart Moro, e deu grandes referencias e elogios do Pareci aos curitibanos. Quando saí de lá ele recém habia comprado o monoposto do Rubens Barrichello na FF, que estava na garagem e a turma apreciava a barata.
luiz borgmann
cara eu sou neto do alceu ribeiro, e concerteza a hora q eu tiver um tempo eu vou mostrar o blog para ele...
Gosto de passear pelo blog.
É muito interessante.
Vendo a lista de inscritos aqui
vi o nome de Renato Roberto Menzel Junior, já falecido.
Era outro que morava na Vila Assunção tendo a sua adolescência nos anos "70".
Andava com seu Passat 27 de cor amarela no dia-a-dia e nos dias de corrida "incorporava" o personagem de piloto!... Foi uma grande pessoa!
Postar um comentário