sábado, 24 de janeiro de 2009

Rejany Franzen

Há alguns dias recebi um e-mail do Roger Franzen, aqui de Porto Alegre, falando que tinha conhecido o Blog e que poderia colaborar com o material que recentemente resgatara sobre seu pai. Mas para ter acesso ao precioso material tive que me registrar no Orkut. Acreditem ou não, eu nunca tinha acessado o tal site. Não sou muito ligado em Orkut, MSN e outros bichos. Pois bem, fiz meu registro e fui atrás das dicas para encontrar o tal material.

De cara, a alegria em poder ver tantos registros da carreira do Rejany Franzen, pai do Roger, naqueles loucos anos 70. Rejany era a resposta do último Desafio. Ele já havia aparecido discretamente por aqui, quando o Rogério Monteiro me enviou algumas fotos de sua carreira. Em uma delas aparecia o Fusca #62. Confesso que pouco sei sobre o Rejany, pois ele parou de correr lá por 1973, mas o Roger, que coincidentemente nasceu em 62, tratou de me enviar algumas boas informações que, juntamente com as várias imagens que recebi, serão suficientes para deixar registrado um pouco sobre a trajetória dele nas pistas. Me disse o Roger que pouco sabe ou lembra sobre os resultados e histórias de seu pai nas pistas. No início dos anos 80 seus pais se separaram e Rejany acabou indo morar em Lages, Santa Catarina, onde infelizmente veio a falecer em um acidente automobilístico em 1986. As imagens foram recentemente passadas a Roger por um de seus irmãos.

Bom, começando pela imagem do Desafio, apenas para esclarecer, era da prova 500 km de Tarumã, que fora disputada no dia 17 de Outubro de 1971. Naquela ocasião, Rejany, que aparece ao lado do seu Fusca #62, teve a companhia de Emílio Boeckel na condução do carro e eles acabaram vencendo na sua categoria, ficando na quarta colocação na geral, fazendo 156 voltas contra 165 do Opala #84 de Pedro Victor De Lamare e Carlos Quartin de Moraes.

O interesse pelos automóveis e corridas surgiu cedo na vida de Rejany. Seu pai tinha uma oficina mecânica e vez ou outra algum carro que por lá estivesse era "furtado" para participar de corridas de rua na Zona Sul de Porto Alegre. Os números eram pintados com tinta têmpera para fácil remoção e a diversão era garantida, pois naquela época não havia a necessidade de instalação de itens de segurança, ou mesmo de muita preparação.

Sua estreia é incerta, mas dentre as provas de maior expressão estão as 12 Horas de Porto Alegre na década de 60, quando correu em parceria com Edgar O. Silveira em um Dolphine com cabeçote do 1093 e transmissão de Gordini 4 marchas (supostamente fora do regulamento). Em uma das provas, chegaram na quinta colocação na categoria. Abaixo uma imagem das 12 Horas, mostrando Rejany de capacete branco e calças claras.


Ainda na década de 60 participou de algumas provas de kart nas cidades de Gravataí e Cachoeirinha. As provas eram disputadas nas ruas com traçados feitos com sacos de areia e pneus. O Roger me disse que isso foi lá por 1966 ou 67.

Nos anos 70 Rejany competiu regularmente em provas disputadas em Tarumã, desde sua inauguração (no carro #49 nas duas imagens abaixo) até o final de 1972, sempre com seu Fusca #62 preparado pelo mecânico Vilmar que também fazia os carros de Emílio Boeckel, Maurício Rosemberg, Fernando Esbróglio, Vitório Andreatta, entre outros. Nesse período competiu também em provas de rallye e arrancada, afastando-se das pistas em 1974.



Ao longo dos próximos dias, começando hoje, é claro, publicarei algumas imagens que me foram gentilmente disponibilizadas pelo Roger. Hoje começamos pelo começo ou quase, pois como disse, sua estreia é incerta. Temos material para uns quatro ou cinco dias. Vamos ver no que dá.

OK, vamos lá!



As duas acima são dos 500 km de Tarumã de 1971, prova vencida por Rejany e Emílio Boeckel.






Acima estão algumas do Campeonato Gaúcho de 71. É possível ver além do #62, o #70 do Vitor Mottin, o #73 do Mauricio Rosemberg, o #2 do Vitório Andreatta, o Corcel #68 do Breno Job Freire e o Corcel #10 que não me sei de quem era. Grandes imagens.

Desde já agradeço a participação do Roger. Espero que os mais "experientes" aqui do Blog, ajudem a lembrar de alguma informação sobre seu pai.

Assim que possível tem mais. Fiquem ligados.

16 comentários:

Paulo Schütz disse...

Pelo que lembro, o primeiro jogo de pneus slick foi trazido por ele.

Anônimo disse...

Rejany Franzen participou de Rallyes importantes na década de 70como por exemplo:

RALLYE DA III OLIMPIADA DO EXÉRCITO
em Abril de 1972 prova que fazia parte dos festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil. A prova tinha 1.950 Km de extensão entre Porto Alegre/Curitiba/Florianópolis/PortoAlegre.
Correu com o Volkswagen 1300 N°36
em dupla com o navegador Hugo A. F. Espindola representando o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul.

Em Dezembro de 1972 participou do I RALLYE PORTO ALEGRE/PIRIÁPOLIS/PUNTA DEL ESTE em um percurso de 1.300 Km.
Correu novamente com Hugo Espindola
no carro de N°16 um Volkswagen Variant 1600 representando o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul.

Abraços!

Renato Pastro

Leandro Sanco disse...

Grande, Pastro!
Não deixa passar uma. Em breve publicarei algumas do Rallye de 72.
Abraço

Paulo Schütz disse...

O de Punta del Este foi aquele que deu um apartamento ao vencedor?

Anônimo disse...

Exatamente prezado Paulo Schütz!

Christiano Nygaard / Neri Reolon tiveram como prêmio pela vitória um apartamento em Punta Del Este.

Após perdermos um Karmann Ghia e um Ford Corcel para os paulistas nos dois Rallyes Ipiranga (1968 E 1969) os gaúchos foram a desforra nesta prova em 1972.

Nygaard/Reolon em primeiro com 129 pontos perdidos seguidos dos também gaúchos Adriano Soares/Luiz Milano - VW, Equipe RallyeSul com 154 pp e em terceiro os paulistas Francisco Sampaio/José Ivo Leite-Belina, Equipe Greco-Ford com 205 pp.

Para esta prova Neri Reolon comprou especialmente um "Fuscão 1500" zero quilômetro que os levou a vitória.

Abraços
Renato Pastro

P.S- Schütz já tens o livro do VOLTA DA AMÉRICA?

Anônimo disse...

Acabei me esquecendo do detalhe que o Leandro Sanco me corrigiu.
Rejany Franzen correu com um Volkswagen 1600 (Saboneteira ou Zé do Caixão) e não com uma Variant (conforme consta nos meus "alfarrábios") na prova Porto Alegre/ Punta Del Este.
Obrigado pela correção Leandro!

Renato Pastro

Anônimo disse...

E alem do mais o Seu Rejany é o pai do TIO EIO (Regis Franzen da Bruno´s Car) grande figura.

Abraços
Gordo Cesar
Londrina -PR

Paulo Schütz disse...

Não, Pastro, ainda não tive contato com o livro.
Lembro a largada da prova de Punta del Esta, no parcão, eu tinha 16 anos e tinha um amigo, já falecido, que participou, o Justino "Tininho" Bastos Mércio.
Sim, "Gordo" Cesar, é o pai do Régis. Estás em Londrina, mas és daqui, não?

Anônimo disse...

Sim Paulo, só que aqui em Londrina não achei a pequeneninha.

Anônimo disse...

Olá.

Parabéns pelo blog, ainda mais que encontrei aqui dois de meus melhores amigos. O Dudu (Paulo Schütz) e o Gordo Cesar.
Também encontrei o Hugo Espíndola, navegador do Rejany Franzen, que vai enviar algumas fotos e narrar as aventuras que teve junto com ele.

Um abraço a todos

Morango

Leandro Sanco disse...

Olá, Morango!
Obrigado pela visita. Fico aguardando as fotos do Hugo.
Abraço,

Anônimo disse...

Fala Moranguinho, grande abraço.

Gordo Cesar
Londrina -PR

Clóvis Irigoyen disse...

Peço a permissão para um comentário de natureza meramente curiosa. É impressionante ver que nestas fotos as cercanias do autódromo não eram nada mais que puro campo, nada mais que campo aberto! Admito que me impressionou perceber o ontem em relação ao hoje! É como se o tempo tivesse passado num "enter" !...

Anônimo disse...

Preciso urgentemente do contato com Angelo magalhaes Medeiros, o Contra-Pino. Se alguém tiver este contato agradeço imensamente se puder disponibilizar.
Tania

Anônimo disse...

BAHHHHHH....

ESSA COISA DE URGÊNCIA NO COMENTÁRIO ACIMA.

PARECE COISA DE """ EX """""

KAH KAH KAH

(NÃO EXISTE "EX", SÃO MAIS ETERNAS QUE AS CASADAS)

Anônimo disse...

Olá, lamento profundamente por não ser a ex, até porque tenho idade para ser neta dele e não sei nada dele.
Talvez eu seja neta dele. Por favor, se alguém souber dele envie o contato ou peça a ele que faça o contato. É muito importante e urgente mesmo.
Obrigada.
Tania