sábado, 31 de janeiro de 2009

Regional de Turismo - 1989 - 9ª e 10ª Etapas

No início desta retrospectiva, informei que possuia poucas informações sobre as duas últimas etapas do Regional daquele ano, as 6 Horas de Guaporé e as 12 Horas de Tarumã. Acontece que, atendendo aos meus pedidos, o Renato Dornelles, filho do Délcio - Personagem da Semana - , providenciou algumas preciosas informações sobre essas duas provas e graças a ele poderemos ter registrada aqui no Blog a retrospectiva na íntegra.

Sei que talvez isso nunca seja consultado, ninguém se lembre daqui a algum tempo, mas gosto de fazer as coisas bem feitas, pelo menos tento. Meu desejo era poder fazer isso com todos os campeonatos de todos os anos, especialmente aqueles que presenciei, mas isso já é meio utópico.
Enquanto isso, vamos fazendo o que está ao nosso alcance.

Buenas, mesmo após a colaboração do Renato, os registros são ainda poucos, mas suficientes para informar o pole position, o vencedor e os primeiros classificados em cada prova. Como também tenho poucas imagens, vou reunir as duas provas em apenas um post e encerrar o campeonato hoje.

Vamos a 9ª Etapa - 6 Horas de Guaporé, disputadas no dia 24 de Novembro. A pole position foi da turma de Encantado, Adriano Baldo e Luciano Mottin, com o Chevette #56.

Os vencedores foram Maria Cristina Rosito, que após correr as demais etapas do campeonato com Paulo Hoher, Paulo Júdice e Fábio Sotto Mayor e "Neco" Torres, agora fazia dupla com Gianfranco Ventre, no Voyage #1.

Resultado final:
1º #1 Voyage- Maria Cristina Rosito/Gianfranco Ventre - Coca Cola/Kaizer
2º #25 Chevette- Rogério e Rommel Pretto - Zequinha/Suculotti
3º #62 Voyage- Luiz Carlos Ribas/Jorge Fleck - Rioseg/Imdepa/Pierre Alexander/Valvoline
4º #5 Chevette- João Carlos Andrade/João Alfredo Ferreira - Toki/Fras-le
5º #27 Passat- José Roque Bresolin/Victor Steyer - Ritter
6º #60 Passat- Edson Gohr/Pericles Bernardi/Sérgio Fleck - Cipla
7º #99 Escort- José Francisco Bammann/Paulo Hoerlle - Melitta/Selenium/Bepo
8º #23 Passat- Sérgio Cardoso/Jorge Rodrigues - Sonolar/Pirasono/Rayban
9º #18 Uno- Celso Ferlauto/Paulo Arias/Radamir Gracioli - Musisom/Mitasul
10º #57 Chevette- Itamar Bianchesi/Elemar Cíceri Jr/Artur Casara - Brozauto/Fachini

Abaixo a única imagem desta prova, enviada pelo Renato, mostrando o Passat #3 com o qual seu pai competiu ao lado de Vilsom Barbosa, ele mesmo, o Lambe-Lambe (em breve vou contar mais sobre essa e outras histórias do escriba-retratista-piloto). A dupla chegou na 13ª posição. Ao lado do Passat está o Chevette #66 que era do Paulo Bergamaschi, mas não sei quem era o seu companheiro nesta prova. Mais atrás é possível ver o Voyage #10 de "Castrinho"/Soldan, o Passat #45, o Chevette #57, o Passat #72, o Chevette #38, o Uno #18 entre outros.


A 10ª e última etapa do campeonato, que já tinha seus campeões e vice definidos, foi disputada junto das 12 Horas de Tarumã no dia 10 de Dezembro. A pole position ficou com o Voyage #1 do trio Maria Cristina Rosito/Gianfranco Ventre/Vicente Daudt.

Resultado final:
1º #10 Voyage - Luis Alberto R. de Castro/Vitor Hugo R. de Castro/Walter Soldan - Turiscar/Antarctica
2º #62 Voyage- Luiz Carlos Ribas/Jorge Fleck - Rioseg/Imdepa/Pierre Alexander/Valvoline
3º #5 Chevette- João Carlos Andrade/João Alfredo Ferreira - Toki/Fras-le
4º #54 Voyage- Amadeo Moller/Fábio Bertolucci/Ronaldo Ely - Rinaldi
5º #18 Uno- Celso Ferlauto/Paulo Arias/Radamir Gracioli - Musisom/Mitasul
6º #27 Passat- José Roque Bresolin/Victor Steyer - Ritter
7º #50 Uno- João Sant'Anna/Eduardo Fagundes/Délcio Dornelles - Frioequavel/Irfa

Abaixo a única imagem desta prova, também enviada pelo Renato, mostrando o Uno #50 com o qual Délcio correu ao lado de Eduardo Fagundes e João Sant'Anna, estando este último ao volante.


Termina aqui o campeonato de 1989. Ainda vou publicar mais um post com a classificação final do campeonato, uma lista com os pilotos participantes (boa parte, pelo menos) e mais algumas imagens que ficaram perdidas por aí.
Fonte das imagens: arquivo Délcio Dornelles - fotos Vilsom Barbosa.

Nenhum comentário: