No fim das contas até que ficou legal. O que eu não esperava é que eu fosse questionado sobre a retrospectiva de 1989, que agora faz 20 anos. Pois bem, revirei o baú e encontrei boa parte dos registros daquele campeonato. Boa parte, pois o campeonato de 1989 teve 10 etapas e encontrei apenas oito. A 9ª (6 Horas de Guaporé) e 10ª (12 Horas de Tarumã) ficarei devendo, mas quem sabe alguém consegue essas informações e conseguimos completar a retrospectiva.
Esse foi o tema do último Desafio. Aquela imagem era mesmo do campeonato de 89 e mostrava o Voyage #6 da dupla Waldir Buneder e Antônio Sartori. Um pouco mais atrás aparecia um pedaço do Passat #23 do Sérgio Cardoso e Jorge Rodrigues e ainda o Chevette #56 do Adriano Baldo e do Luciano Mottin.
A idéia então e fazermos uma prova por dia (vou tentar não falhar nenhum), informando quantos carros competiram, quem fez a pole, quem venceu, além de muitas imagens para ajudar a lembrar daqueles bons pegas que marcaram aquele ano.
Apertem o cinto e pé na tábua...
1989 começou como terminou 1988, ou seja, sem um campeão oficial da competição. A dupla campeã somente seria definida após julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva com resultado em favor de Maria Cristina Rosito e Paulo Hoher, mas isso aconteceu quase na metade daquele ano.
1ª Etapa: o campeonato de 1989 teve 10 provas no seu calendário. Começou com os 1000 km de Tarumã, no dia 19 de Março. 36 carros estavam alinhados para aquela etapa de abertura. O início da prova foi dominado por dois Chevettes, os de Evaldo Quadrado/Serge Buchrieser e Luiz Carlos Kuenzer/João Sant'Anna. Enquanto isso o Escort #11 de João Campos/Egon Herzfeldt mantinha-se no pelotão intermediário, não forçando o equipamento, afinal seriam quase oito horas de prova em 332 voltas pelo circuito de Viamão.
Os problemas mecânicos com os Chevettes líderes, aliados à chuva que caiu durante a prova acabou levando à ponta o Escort #11 para não mais perder e inclusive colocar quatro voltas de vantagem sobre o segundo colocado, o Voyage #6 de Waldir Buneder/Antônio Sartori. Cumpridas as 332 voltas, apenas 19 dos 36 carros que alinharam completaram a prova.
Resultado final:
1º #11 Escort- João Clênio de Campos/Egon Herzfeldt - Meridional/De Boni/Babycast/Ostra
2º #6 Voyage- Waldir Buneder/Antônio Sartori - Sur/Stemac
3º #35 Escort- Carlos Alberto Fornari/Augusto Mocellin - Dipneus
4º #71 Uno- Ícaro Schons/Carlos Tavares - Laçador/Tavares/Ritmo
5º #1 Passat- Maria Cristina Rosito/Paulo Hoher - Coca Cola/Kaizer
6º #27 Passat- José Roque Bresolin/Victor Steyer - Ritter
7º #44 Chevette- Sérgio Fleck/Fernando Justo - Steffen/Planauto
8º #3 Passat- André Steffler/Délcio Dornelles - Rodac
9º #12 Voyage- Luis Alberto R. Castro/Vitor Hugo R. Castro - Agro Peças Diesel
10º #7 Escort- Rogério Lammel/Ronaldo Bertolucci/Walter Soldan - Rioseg/De Boni
Vamos a algumas imagens:
Na sequência: a volta de apresentação, depois o Uno #18 do trio Radamir Gracioli/Paulo Arias/Celso Ferlauto, o Chevette #44 de Fernando Justo/Sérgio Fleck, o Uno #71 do Ícaro Schons/Carlos Tavares, o Voyage #6 de Waldir Buneder/Antônio Sartori e por fim o Escort vencedor da dupla Campos/Herzfeldt.
Fonte das imagens: jornal Zero Hora e jornal Esporte Motor.
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