sábado, 17 de janeiro de 2009

Regional de Turismo - 1989 - 1ª Etapa

No início do ano passado relembrei o campeonato de 1988 do Regional de Turismo, que na oportunidade fazia 20 anos. Isso aconteceu meio por acaso. Não pretendia ir tão fundo em uma retrospectiva, mas me dei conta de que tinha em mãos toda a história daquele que foi um campeonato histórico, tudo isso graças aos preciosos registros do jornal Esporte Motor.

No fim das contas até que ficou legal. O que eu não esperava é que eu fosse questionado sobre a retrospectiva de 1989, que agora faz 20 anos. Pois bem, revirei o baú e encontrei boa parte dos registros daquele campeonato. Boa parte, pois o campeonato de 1989 teve 10 etapas e encontrei apenas oito. A 9ª (6 Horas de Guaporé) e 10ª (12 Horas de Tarumã) ficarei devendo, mas quem sabe alguém consegue essas informações e conseguimos completar a retrospectiva.

Esse foi o tema do último Desafio. Aquela imagem era mesmo do campeonato de 89 e mostrava o Voyage #6 da dupla Waldir Buneder e Antônio Sartori. Um pouco mais atrás aparecia um pedaço do Passat #23 do Sérgio Cardoso e Jorge Rodrigues e ainda o Chevette #56 do Adriano Baldo e do Luciano Mottin.

A idéia então e fazermos uma prova por dia (vou tentar não falhar nenhum), informando quantos carros competiram, quem fez a pole, quem venceu, além de muitas imagens para ajudar a lembrar daqueles bons pegas que marcaram aquele ano.

Apertem o cinto e pé na tábua...

1989 começou como terminou 1988, ou seja, sem um campeão oficial da competição. A dupla campeã somente seria definida após julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva com resultado em favor de Maria Cristina Rosito e Paulo Hoher, mas isso aconteceu quase na metade daquele ano.

1ª Etapa: o campeonato de 1989 teve 10 provas no seu calendário. Começou com os 1000 km de Tarumã, no dia 19 de Março. 36 carros estavam alinhados para aquela etapa de abertura. O início da prova foi dominado por dois Chevettes, os de Evaldo Quadrado/Serge Buchrieser e Luiz Carlos Kuenzer/João Sant'Anna. Enquanto isso o Escort #11 de João Campos/Egon Herzfeldt mantinha-se no pelotão intermediário, não forçando o equipamento, afinal seriam quase oito horas de prova em 332 voltas pelo circuito de Viamão.

Os problemas mecânicos com os Chevettes líderes, aliados à chuva que caiu durante a prova acabou levando à ponta o Escort #11 para não mais perder e inclusive colocar quatro voltas de vantagem sobre o segundo colocado, o Voyage #6 de Waldir Buneder/Antônio Sartori. Cumpridas as 332 voltas, apenas 19 dos 36 carros que alinharam completaram a prova.

Resultado final:
1º #11 Escort- João Clênio de Campos/Egon Herzfeldt - Meridional/De Boni/Babycast/Ostra
2º #6 Voyage- Waldir Buneder/Antônio Sartori - Sur/Stemac
3º #35 Escort- Carlos Alberto Fornari/Augusto Mocellin - Dipneus
4º #71 Uno- Ícaro Schons/Carlos Tavares - Laçador/Tavares/Ritmo
5º #1 Passat- Maria Cristina Rosito/Paulo Hoher - Coca Cola/Kaizer
6º #27 Passat- José Roque Bresolin/Victor Steyer - Ritter
7º #44 Chevette- Sérgio Fleck/Fernando Justo - Steffen/Planauto
8º #3 Passat- André Steffler/Délcio Dornelles - Rodac
9º #12 Voyage- Luis Alberto R. Castro/Vitor Hugo R. Castro - Agro Peças Diesel
10º #7 Escort- Rogério Lammel/Ronaldo Bertolucci/Walter Soldan - Rioseg/De Boni

Vamos a algumas imagens:

Na sequência: a volta de apresentação, depois o Uno #18 do trio Radamir Gracioli/Paulo Arias/Celso Ferlauto, o Chevette #44 de Fernando Justo/Sérgio Fleck, o Uno #71 do Ícaro Schons/Carlos Tavares, o Voyage #6 de Waldir Buneder/Antônio Sartori e por fim o Escort vencedor da dupla Campos/Herzfeldt.

Fonte das imagens: jornal Zero Hora e jornal Esporte Motor.

Nenhum comentário: