domingo, 4 de janeiro de 2009

Desafio da Semana

A resposta para o último Desafio é Jorge Freitas (#12) e Attila Sipos (#64), em Tarumã, 1979, durante etapa do Torneio Passat. Pelo que consta, Freitas foi o vencedor da etapa.

Agora acelerando um pouco no tempo, vamos ver se vocês lembram que chassi é esse que andou na Fórmula Ford regional por alguns anos. Se lembrarem do piloto, vai ajudar também, pois ele foi o responsável por trazê-lo para essas bandas.


Mãos à obra!

Fonte da imagem: jornal Esporte Motor.

15 comentários:

Anônimo disse...

Se não estou enganado, é o Neco Fornari, e o chassis é o que a Ford tentou implantar na Formula Ford em parceria com a Glasplac,não tenho certeza,que fazia chassis de buggi.

Anônimo disse...

O Neco Fornari andou sim neste carro, aliás deu show.
Na oficina dele existia um poster com este carro na cor amarela.
Existem dois carros prontos para competir.

Anônimo disse...

Outro que andou com este carro foi o Luis Fernando Cruz, que em um dia de treino em Tarumã parou a poderosa equipe Texaco após o piloto ter destruido 03 carros entre a curva 1 e 2 tentando acompanhar os 117 CV porém literalmente postos na pista.
Melhor tempo do dia (15) com pneus velhos 1.07,80. Vamos pensar pessoal o ano 1991

Anônimo disse...

O carro inclusive ficou conhecido como Buguinho.

Anônimo disse...

Rodrigo
Este carro nao e o bugginho
Pergunte ao LFC em que fabrica ele trabalhou no UK,

Paulo Francisco disse...

O carro é uma réplica do Swift americano de 1988, foi fabricado por mim em Porto Alegre .Foi restaurado e recebeu motor AP 1.6 para o regulamento do campeonato gaucho. Atualmente tenho dois iguais,um branco e o amarelo que está na foto.
Ambos estão a venda. A foto é de Guaporé,provavelmente em 1990 em prova do campeonato gaucho.E o piloto da foto sou eu.Um dos carros foi pilotado pelo José David (branco) e o outro pelo Neco Fornari,L.F.Cruz em provas do brasileiro de FF e Duda Grando no campeonato gaucho.Quanto ao "Buguinho" aínda tenho um todo desmontado.Junto com do Neco Fornari eram os dois mais rápidos do modêlo.
Paulo Francisco Ratkiewicz
pauloratki@hotmail.com
51 9158 4750

Paulo Francisco disse...

Tenho fotos, como publico?

Anônimo disse...

O Chassis é um Swift, trazido pelo Álvaro Buzaid, para ser copiado. Tudo isso, se não estou enganado.

Mestre Joca disse...

Paulo Francisco,

Se me permite uma pequena correção, a Swift sem dúvida foi fundada em 1983 nos EUA mas em 1986 o inglês Frank Bradley comprou os direitos e instalou a fábrica em Snetterton, próximo a Norfolk.
Daí começa realmente a Swift a ganhar nome na Europa e corridas, com grande sucesso nos anos 90.
Em 98, a companhia foi vendida para Alan Cooper, sendo transferida para Castle Combe, sob o nome de Swift Cooper, onde está e corre até hoje.
Portanto, se o teu chassi é uma réplica do modelo 88, então já é do modelo inglês e não americano. Mas isso são detalhes...

Grande abraço

Paulo Francisco disse...

Caro Mestre Joca , realmente vendeu os direitos mas não deixou de fabricar o carro . Os primeiros Swift fabricados na Inglaterra foram modificados e depois foram feitos modelos completamente diferentes inclusive para a F.Renault . O responsável pelos projetos novos e vencedores, foi Eng. e piloto LUIZ FERNANDO CRUZ
que trabalhou na Swift UK por mais de 3 anos.
Saudações.

Paulo Francisco disse...

Caro Mestre Joca , realmente vendeu os direitos mas não deixou de fabricar o carro . Os primeiros Swift fabricados na Inglaterra foram modificados e depois foram feitos modelos completamente diferentes inclusive para a F.Renault . O responsável pelos projetos novos e vencedores, foi Eng. e piloto LUIZ FERNANDO CRUZ
que trabalhou na Swift UK por mais de 3 anos.
Saudações.

Anônimo disse...

Entre os pequenos e baratos monopostos de competição este Swift foi um projeto muito interessante e foi competitivo frente seus rivais na epoca ,Reynard e Van Diemen.

Mas o chamava mais a atenção neste Swift era o cuidado com a aerodinamica ,a posição do radiador ficava atrás do piloto ,por isso estas enormes entradas de ar tipo naca .

Acho que o Brasileiro que mais andou com este projeto na F ford inglesa foi o Elio Seikel .

Mas é legal saber que foi feito copias aqui no Brasil ,taí um monoposto que gostaria de ver ao vivo e a cores.

Jonny'O

Anônimo disse...

Se não me falha a memoria ,sobre o comentario do Tohmé ,o Buzaid trouxe para o Brasil o chassi Rondeau de formula ford ,um dos ultimos projetos desse construtor que já venceu Le Mans .

Jonny'O

Paulo Francisco disse...

O Rondeau foi fabricado no Brasil pelo Minelli.

Anônimo disse...

O Buzaid pode ter fornecido os aros de rodas dianteiras em aluminio repuxado.
O Rondeau foi fabricado no Brasil pelo Minelli e teve dois modelos:
O primeiro tinha semelhança com o buguinho fabricado pela Gasplac;
O segundo possui um sistema de suspenção dianteria parecida com o do Swift porém com somente um amortecedor.

Um cmonoposto do segundo modelo correu na fórula 1.6 Gaucha com o patrocinio de uma distribuidora de combustíveis.