35 carros se inscreveram para a oitava etapa do campeonato, denominada 500 km de Tarumã, disputada no início de Novembro.
O pole position foi o Voyage #10 de Luis Alberto Ribeiro de Castro e Walter Soldan. Ao seu lado na primeira fila, o líder do campeonato, o Escort #11 dos pilotos João Campos e Egon Herzfeldt, que dependendo dos resultados poderia sair de Tarumã com o título antecipado.
Mais uma vez ficava comprovada a competitividade da categoria. Os 11 primeiros carros dentro do mesmo segundo e do pole até o 31º diferença de três segundos.
Durante a primeira hora de prova um compacto pelotão travou fortes disputas e protagonizou constantes ultrapassagens. "Castrinho" puxava a fila, seguido de Jorge Fleck (Voyage #62), João Campos (Escort #11), Antônio Fornari (Escort #99), Waldir Buneder (Voyage #6), "Carlinhos" Andrade (Chevette #5) e Maria Cristina Rosito (Voyage #1).
O ritmo da prova era muito forte e logo os ponteiros chegaram nos retardatários. Vitor Hugo Castro, do Voyage #12, preocupado em não atrapalhar os ponteiros que vinham atrás de si, mudou o traçado na entrada da curva do Laço e retardou a freiada, batendo forte no guard rail ficando com as quatro rodas para cima. Seu irmão "Castrinho", que vinha atrás, parou de imediato para verificar se o irmão estava bem. Nada de errado com ele, prosseguiu na prova, porém caindo da 4ª para a 8ª posição.
A prova foi muito nervosa para as equipes do Escort #11 e do Voyage #6, pois se o Escort chegasse à frente conquistaria o título. O Escort procurava manter a regularidade enquanto que o Voyage arriscava tudo.
Os Escorts estavam bem acertados para aquela prova e a liderança com mais da metade da prova era do #99, tendo Paulo Hoerlle na condução do carro. Egon Herzfeldt vinha em segundo, mas com o desgaste dos pneus do #99, acabou fazendo a ultrapassagem na volta 138. Antônio Sartori tentava uma aproximação ao Chevette #5 de "Baguncinha" que caso fosse ultrapassado poderia ainda pensar em adiar a decisão, mas acabou mesmo na 3ª posição, ficando o título para a dupla do Escort #11.
Faltando ainda duas provas (6 Horas de Guaporé e 12 Horas de Tarumã) campeões e vices já estavam definidos em favor de Campos/Herzfeldt e Buneder/Sartori, respectivamente.
Campos e Herzfeldt venceram cinco provas em oito disputadas e ainda obtiveram um segundo lugar e em duas oportunidades chegaram na quarta colocação. Sem dúvida, título mais que merecido.
Resultado final:
1º #11 Escort- João Clênio de Campos/Egon Herzfeldt - Meridional/De Boni/Babycast/Ostra
2º #5 Chevette- João Carlos Andrade/João Alfredo Ferreira - Toki/Fras-le
3º #6 Voyage- Waldir Buneder/Antônio Sartori - Sur/Stemac
4º #62 Voyage- Luiz Carlos Ribas/Jorge Fleck - Rioseg/Imdepa/Pierre Alexander/Valvoline
5º #99 Escort- Antônio Fornari/Paulo Hoerlle - Melitta/Selenium/Bepo
6º #10 Voyage - Luis Alberto R. de Castro/Walter Soldan - Turiscar/Antarctica
7º #1 Voyage- Maria Cristina Rosito/Álvaro Torres Jr - Coca Cola/Kaizer
8º #47 Escort- Rogério Lammel/Paulo Scolari - Só Máquinas/De Boni/CCAA/Pneusul
9º #56 Chevette- Adriano Baldo/Luciano Mottin - Baldo/Brasfrio/Giovanella/Sangali/Zequinha
10º #27 Passat- José Roque Bresolin/Victor Steyer - Ritter
Vamos a algumas imagens:
Na sequencia: alguns enroscos na curva do Tala, o Voyage #12 antes da capotagem, o Escort #99 de Hoerlle/Fornari, a disputa pela ponta entre o #11 e o #62, encerrando com a dupla campeã por antecipação.
Fonte das imagens: jornal Esporte Motor e arquivo Antônio Fornari.
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