quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Tentando a sorte no Velho Continente

Após ter participado do Brasileiro de Formula Ford, em 1971 e do Brasileiro de Turismo, onde foi campeão com um Fusca em 1972, Leonel Friedrich decidiu tentar a sorte no automobilismo europeu. Foi para a Inglaterra, onde participou de três torneios de Formula 3 durante todo o ano de 1973.

Leonel correu com um chassi March 733 e travou disputas com pilotos como Alan Jones, Jacques Laffite, Mike Wilds, Tony Brise, Larry Perkins, Brian Henton, Lella Lombardi entre outros. Muitos chegaram à Fórmula 1 anos depois. Largou muitas vezes entre os primeiros em grids que passavam dos 40 carros. Cravou melhores voltas em Silverstone, Snetterton e Oulton Park, onde venceu uma prova. Acabou sendo vice-campeão de um dos torneios. Problemas particulares fizeram com que deixasse o automobilismo, ficando fora das pistas até 1982, quando retornaria para competir na Formula 2 Brasil.

A seqüência de imagens abaixo mostra Leonel, sempre em primeiro plano, em atividade nas pistas de Truxton, Brands Hatch e Oulton Park, onde venceu. Mais informações sobre as provas de 1973 em que Leonel participou podem ser obtidas em um site muito bom que conta a historia da Formula 3. Vale a pena conferir.



Em 1981, o Bocão também teve uma rápida participação no campeonato inglês de Formula 3, correndo em duas provas em Truxton, com um Ralt, porem não tenho nenhuma imagem para divulgar aqui. Se alguém tiver e quiser dividir...

Para não passar o dia em branco sem imagens do Bocão, aí vão algumas. Na seqüência: fazendo dupla com Renato Conill no Uno #48, carro preparado pelo Mario Rambo e o Clovis de Moraes no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos de 1985, em Tarumã; no Torneio Carro do Povo, com o Passat #42, preparado pelo Romeu Franzoi em 1981 em Tarumã e na Formula 2 Sul-americana também em Tarumã, 1985.

Lembrando outros pilotos que participaram do Torneio Carro do Povo, cito o Anor Friedrich da mesma equipe do Bocão, Sergio Pegoraro e o Paulo Hoerlle da equipe Ipiranga/Cautol, Delcio Dornelles, Lauro Dornelles, Flavio Pilau, Antonio Sartori, Alilio de Freitas, Tadeu Matuzalem, Luis Ernani Mello, Fernando Soares, entre outros.

Um comentário:

Carlos de Paula disse...

Acho que Leonel poderia ter feito uma carreira brilhante no automobilismo europeu. A classe de 1973 da Formula 3 era bem forte, e se Leonel tivesse ficado na Europa em 1974, poderia ter sido campeao, principalmente se tivesse entrado na equipe oficial da March. Mas nao foi assim, que fazer.