sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Turismo 5000

Hoje pela manhã recebi um presente. O Paulo Trevisan me enviou algumas imagens da categoria Turismo 5000, numa prova em Guaporé, 1983. Naquele momento eu pensei: se eu pudesse viver só escrevendo sobre isso... A T5000 é uma das categorias que passou por aqui que eu mais apreciava no início dos anos 80. Durou de 1981 até 1985 e acabou por falta de grid.

Me empolguei com as imagens e fui fazer uma visita à oficina do Paulo Schornardie, o Sábia, que correu naquela categoria, entre tantas outras. Em tempo, ele é um pilotos mais antigos ainda em atividade no estado. Eu tinha algumas dúvidas com relação às fotos e ele me ajudou a esclarecer. Mostrei as imagens e ele começou a falar sem parar, contando histórias e coisa e tal. Em pouco tempo eu já me deliciava com um generoso álbum de fotos na mão, relembrando muitos momentos do meu tempo de piá. Ví cada foto. Fusca das corridas em Rivera, Dodge, Mavericks, Passat da Hot-Car, Passat do Regional de Turismo.... tudo muito bem organizado. E aquilo era só um aperitivo, pois ele me disse que tem muito mais em casa e vai levar para a oficina na semana que vem. Podem ter certeza que alguma coisa vai aparecer no blog.

Vamos às imagens: 0 Maverick #14 do Edson Tróglio; o #15 do Luiz Fernando Tróglio, ambos os carros patrocinados pelo Expresso Industrial. Havia ainda o #13 da mesma equipe dos irmãos Tróglio, que aparece só um pedaço numa das fotos, e que segundo o Trevisan é hoje o Maverick Berta Hollywood!!!! Caramba!!! Quanto a quem andava em qual carro, não tenho certeza, vou confirmar ao longo desses dias; depois o Dodge #111 do Javer Faggion Castro, piloto de Erechim; encerrando duas fotos da largada daquela prova. Na primeira aparecem os Mavericks #22 do Heitor Jorge Elói, o #7 do José Renato de Léo, o #14 já citado aqui, o #5 do Paulo Sabiá e o resto. Como apareceu meio escondido, segue também uma foto do Sabiá em 1984 no mesmo carro, porém já com a numeração 25.

As fotos coloridas foram feitas pelo Gilberto Cogo e estavam com o Trevisan.





Que dia! Que fotos! Que carros! Obrigado ao Paulo Trevisan e ao Paulo Sabiá.

Aguardem que isso é só o começo do que está por vir.

2 comentários:

luiztroglio disse...

Aqui é LUIZ FERNANDO TROGLIO quero
enviar material e fazer correções sobre os textos,marcaremos um en-
contro para colocar os assunto em
dia

Abraços
LUIZ FERNNDO TRGLIO

Norton L. Grimes disse...

Eu comprei o Ddge 111 do falecido Javer e vendí a ele um maverick que posteriormente ele pintou de azul escuro para correr na T-5.000. Não lembro o numero do maverick. Este dodge quando veio para mim estava com as cores verde e branco e com o patrocínio da Brasíoptica.
O Javer chegou a participar de duas provas em Joaçaba, quando nós inauguramos aquele autódromo com o maverick que me referí.
nortonlgrimes@hotmail.com