quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Automobilismo na veia

Estou devendo a finalização da retrospectiva do Luiz Fernando Tróglio Jr, iniciada há alguns dias, mas que, em virtude da simples falta de tempo, ainda não consegui publicar.

Júnior competiu em uma época que revelou muitos talentos do kartismo gaúcho. Alguns deles chegaram a participar na Fórmula Ford ou mesmo em carros de turismo, como foi o caso de Jaques Klein, Vadis Grando, Ênio Wermuth Jr, Rodrigo Simões, entre outros.

Até 1989 Júnior participou na categoria Júnior e em 1990 e 91 na Fórmula Kart, o que hoje seria a Graduados. Nesta categoria chegou a ser campeão do Citadino de Kart de Caxias do Sul, vice do Regional Serra/Vale, vice do Citadino de Novo Hamburgo, além de outros resultados expressivos nos demais campeonatos que naquela época eram disputados por cidades e regiões, além, é claro, do Gaúcho.

Depois de um tempo afastado das pistas, Júnior retornou às competições na categoria Pró-400, onde disputou algumas provas em parceria com o ator gaúcho Marcos Breda.

Abaixo uma sequência de imagens do piloto.





A primeira acho que ainda é na Júnior, as demais na Fórmula Kart, em 1990, nas pistas de Bento Gonçalves e Passo Fundo.

Essas três mostram algumas das feras da época. No primeiro pódio, em Passo Fundo, temos sempre da esquerda para a direita: Alessandro Monteiro, Paulo Viegas, Rodrigo Simões, Jaques Klein e Júnior. Depois - não identifiquei a pista - Rodrigo Bortoli, o baixinho Marcel Românio, Paulo Viegas, Júnior e Alessandro Monteiro. Na última, em Caxias do Sul, Júnior, Viegas, Monteiro, Leonardo Gabriel e Ênio Wermuth Jr.


Por fim, duas de 2003, na Pró-400 em Tarumã, primeiro com o pai e grande incentivador, Luiz Fernando e depois com o parceiro Marcos Breda.

Termina aqui a retrospectiva da família Tróglio nas pistas. Durante alguns dias falei dos inesquecíveis Irmãos Edison e Luiz Fernando Tróglio, desde o tempo das provas de rua no interior do estado, no final dos anos 60, quando eles corriam de DKW até chegar aos Mavericks da saudosa Turismo 5000 do início dos anos 80, mesma época em que o Júnior iniciava no kartismo, modalidade na qual competiu por quase 20 anos.

Tudo isso não seria possível se não fosse pela gentileza do Júnior em me mostrar e emprestar todo esse material. Aproveito para dizer a ele não se preocupar que assim que possível volto em Esteio para devolver tudo da mesma maneira que encontrei.

Valeu, Júnior!

Fonte das imagens: arquivo Família Tróglio.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo Blog !! muito bom !!

vc esta devendo uma com o Amedeo ferri o cara era um Leão na Formula Ford !! Abs.

Karlão

Anônimo disse...

Vou aproveitar a deixa do Karlão aí em cima, e também peço para colocar o Amedeo Ferri no blog, lembrando que o Amedeo era o self-made-man, fazia tudo desde a mecânica do FF até a pilotagem. Poucos pilotos tiveram esta amplitude. Afinal estão fazendo agora 30 anos da conquista do Campeonato Brasileiro de F-Ford pelo Amedeo, em 1978. Aí Amedeo, se vc estiver lendo estas linhas, manda material pro blog. Também sabemos que sua esposa Elza está muito doente, estimamos melhores dias. Sou seu vizinho do Ipanema, acompanho sua trajetória desde o saudoso bonde...
luiz borgmann