Entre as atividades aqui do Blog, a que eu acho mais legal - e a que dá mais trabalho - é a retrospectiva da trajetória de um piloto. Normalmente ela inicia com o Desafio, uma semana antes. Seria como o aperitivo. O prato principal vem sempre na semana seguinte. As vezes vem bem recheado, outras com o suficiente para não deixar ninguém com fome. Para prepará-lo é preciso tempo, dedicação e paciência. As vezes o resultado final é bom, outras nem tanto, mas ao poucos a gente vai "pegando a mão" do negócio.
Por essas e outras, pela falta de tempo, dedicação e paciência, é que estou longe de poder prestar - no curto prazo - uma homenagem a todos os nossos grandes pilotos. Já consegui escrever sobre vários, mas felizmente, temos muitos "volantes", do mais alto gabarito, que ainda vão passar por aqui.
Um deles, estava na minha pauta há tempos, e hoje poderei contar um pouco sobre a trajetória dele nas pistas. Falo de João Clênio de Campos, piloto da cidade de Farroupilha, detentor de vários títulos no automobilismo gaúcho e brasileiro. A imagem do Opala #11, publicada na última semana era realmente de 1981, ano de estréia dele nas pistas, no Campeonato Gaúcho de Stock Cars, do qual saiu vencedor, após grandes duelos com Darci Benini, Antônio Jorge Schilling, Hélio Figueiredo Neves, David Friedrich, Sílvio Bezerra Neto, Henrique João Damo, Paulo Bertuol, Jorge Litwinczuk, entre outros.
Entretanto, fiquei sabendo pelo mestre Renato Pastro que em 1979 o Joãozinho havia participado de algumas provas de Rallye com o Clédio de Campos (provavelmente da família) com um Fiat 147 da Equipe Piemonte de Caxias do Sul. Essa seria então a estréia dele em competições.
Em 1982, a categoria dos Opalas não foi disputada, assim, o piloto passou a competir na Copa Fiat 147, com o Fiat #22. Pelo que consta ele obteve a terceira colocação ao final daquele campeonato. Mesma colocação foi obtida no ano seguinte, no último ano da categoria dos 147.
Em 1984, João Campos, também conhecido como "Pequeno Polegar", por sua estatura, passou a disputar a Copa Itali de Turismo ainda com um 147. Para o ano seguinte, estréia do saudoso Campeonato Regional de Turismo, o piloto faria dupla com Evaldo Quadrado a bordo de um Fiat Uno. No ano seguinte, guiando o mesmo carro, mas fazendo dupla com outros pilotos (Luiz Carlos Ribas foi o primeiro), foi o vice-campeão.
A partir de 1987 passou a guiar um Escort neste mesmo campeonato. Fazendo dupla com Ronaldo Ely foi o terceiro colocado naquele ano. Para 88, João faria dupla com Ely e depois com outro "bota", Egon Herzfeldt. Não estou certo se ele foi o vice-campeão ou o terceiro colocado. Ainda em 88 conquistou uma de suas maiores vitórias, nas 12 Horas de Tarumã, dividindo a pilotagem com Egon e Walter Soldan.
Embalados pelos bons resultados de 88, a dupla João Campos/Egon Herzfeldt foi com tudo para o Regional de Turismo de 89, não dando chance para os adversários e faturando o título daquele ano.
Com a conquista do título, João decidiu que era a hora de tentar um vôo mais alto, participando de um campeonato nacional. Vou contar mais sobre isso em breve. Vem muito mais vitórias por aí.
Abaixo algumas imagens do piloto entre 1981 e 89.
Na sequência: em 81 nos Opalas, seguido pelo Antônio Schilling, depois em 82, no Fiat claro, logo atrás de Renato Conill. Mais abaixo em 84, na Copa Itali, no Fiat escuro na direita. Depois todas são do Regional de Turismo, de 86 a 89.
Fonte das imagens: arquivo Ricardo Trein, jornal Esporte Motor, arquivo pessoal e arquivo Família Tróglio.
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