sábado, 27 de setembro de 2008

Daytona do Sul

"Vejam só o improviso! Nada de macacão, isolamento do público... nada. E ninguém se machucava. Também... a velocidade na areia fofa devia ser... pouca! Nada tinha 80 HPs, talvez o Jaguar."


Com os comentários acima, recebi do assíduo Fernando Esbróglio uma série de inéditas imagens de uma prova disputada na Praia do Cassino em Rio Grande, 1965. Logo em seguida, o Luiz "Magrão" Figueira e o "Beto" Lacombe também me enviaram as mesmas imagens, enlouquecidos com o que tinham visto. Eu estava preparando um novo Desafio com uma delas, para o próximo Domingo, mas o sucesso dessas raridades na web foi tanto que na mesma hora o Saloma já havia divulgado no seu Blog, que, para nossa sorte, na última semana tem prestigiado bastante as histórias do automobilismo gaúcho.

Mesmo assim, gostaria de publicá-las aqui e contar alguns detalhes e curiosidades sobre aquela ocasião.

Bom, as imagens são do acervo do Eurico Estima, o piloto que aparece na quarta imagem. Me contou o Eurico: "fizemos na época talvez três corridas em anos diferentes. Duas "vai e vem" (a praia do Cassino é muito larga) e uma que seguia pela beira da praia para o norte (mar na direita), fazia um 180º, voltava, depois dobrava à direita passando entre os cômoros dobrando novamente à esquerda por trás dos cômoros e fazendo novamente um grande 180º retornando à beira da praia. As provas de "vai e vem" tinham talvez 1,5 km em cada perna e eram demarcadas em seus extremos por duas balizas. Como iam abrindo buracos no "harpin", passadas algumas voltas nós reduziamos a písta em alguns metros!!! Alem do Catharino Andreatta, Breno Fornari, José Madrid (participou talvez de todas, pois veraneava no Cassino), Henrique Iwers, participaram também o Valter DalZotto (de Simca), possivelmente o Karl Iwers e outros que vou lembrar."

Uma curiosidade sobre aquela prova, veio lá do "Papa Omelete", o Jan Balder. Ele escreveu: "eu fui com o meu DKW e o Sr. Iwers acompanhar o Henrique nesta corrida. Eu queria estrear com o meu DKW, mas o Sr. Iwers não deixou porque meu carro tinha freio a disco e ele disse que entraria areia nas pinças. Teria sido minha primeira corrida. Acabei gravando os sons numa fitinha de rolo e me lembro que depois fui na casa do Vitório no Cassino e ouvimos juntos."

Esse registro é maravilhoso. Não sabia da realização dessas provas. Há algum tempo, fiquei sabendo das provas em Imbé, lá por 1969, 70, inclusive tenho algumas poucas imagens. Vou publicá-las em breve.

Agradeço ao Eurico e ao Fernando pelo material precioso.

Fonte das imagens: arquivo Eurico Estima.

8 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhosa essas fotos. Vi esse mesmo Simca n°2 do Catarino Andreatta quando ele disputou também uma prova no circuito do Braço Morto no Imbé, final dos anos 60, pouco tempo antes de seu falecimento. Muita gente boa competiu no Braço Morto.
luiz borgmann

Anônimo disse...

Assiti uma destas provas no Cassino em que o Vitório Andreatta ganhou com a Carretera nº 4, acho que foi em 67, tenho foto vou procurar.
Sobre as provas no 'BRAÇO MORTO' no Imbé, tenho na lembrança um Voks branco com 4 rodas originais colocadas invertidas (duas a duas), uma contra outra, do Rafaelle Rosito! Não andava nada mas era interessante, na prova que ele participou, ganhou um Simca Esplanada GTX vermelho, não lembro quem pilotava!
---------------
Lacombe

Anônimo disse...

Essas fotos P&B são mérito do Eurico Estima de tê-las salvo,e já havia me enviado em 2006. Essa do Lacombe ter dito que o Vitório Andreatta teria ganho uma prov a com a carretera #4 me interessou muito.É uma prova ainda não cadastrada,e por isso tente achar a foto. Paulo A.Trevisan

Anônimo disse...

Ôi
Estive lá semana passada. É a maior praia do mundo.
Abs
Júlio

Anônimo disse...

Referente ao "Braço Morto" lembro que numas das últimas provas competiu o porto-alegrense Henrique Krug (popular "padeirinho" no Ipanema)com um Chrysler Esplanada, não GTX, porém. O trilho profundo formado nas curvas provocavam a falta de tração, já que os carros mais rebaixados ficavam presos pelo assoalho.
luiz borgmann

Leandro Sanco disse...

Se alguém tiver material sobre as provas no "Braço Morto", me enviem que em breve prepararei um post especial sobre o assunto.

Anônimo disse...

Lí no texto de apresentação deste post que o piloto do carro da quarta foto eh o meu caro amigo Eurico, mas de fato quem correu com o DKW n.25 foi seu irmão, o não menos auto-entusiasta, Sérgio da Costa Estima, primeiro presidente de nosso saudoso CAR-Clube Automobilístico Riograndino, que por sinal ainda tem arquivado entre seus alfarrábios as originais dessas photos. Atte LuizMelloSampayo

Clóvis Irigoyen disse...

Grande Luiz Borgmann.
Que arquivo ambulante, credo!..
Porém ao que me recordo o carro do saudoso Henrique era sim um "GTX" vermelho com faixas decorativas pretas, bancos separados, "câmbio no chão" de 4 marchas. E digo mais, andei nesse carro (de carona claro) e lembro que pelas minhas fantasias motorizadas de adolescente, tais detalhes não me escapariam. Não passa pelas minhas lembranças que o Henrique andaria com carro "transformer", não era seu estilo.....