sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Campeonato Brasileiro de Fórmula 2 - 1ª Etapa, 1983

É sempre bom relembrar a Fórmula 2. As minhas maiores lembranças são das provas disputadas com os "hermanos", mas não se pode esquecer que também tinhamos um campeonato nacional, oriundo da Fórmula VW 1600, antiga Fórmula Super V, a sensação dos anos 70.

Para encerrar a semana, encontrei alguns registros da prova de abertura do Brasileiro de Fórmula 2 de 1983, em Tarumã, prova disputada no dia 20 de Março.

Eram 14 os carros inscritos. O grid de largada tinha na pole position o paulista Adu Celso Santos, com Francisco Feoli ao seu lado. Na segunda fila estavam Victor Marrese e Pedro Muffato. Na terceira Ronaldo Ely e Leonel Friedrich.


Adu Celso, que tinha seu motor bem mais competitivo que os demais, preparado por Orestes Berta, disparou na ponta na largada e só foi ameaçado por Feoli nas três primeiras voltas de 33 programadas. A razão de tal supremacia, era o novo comando de válvulas e os pistões maiores, desenvolvido por Berta, mas que para a etapa seguinte já estariam disponíveis para os demais carros. Já na décima volta a vantagem de Adu para Feoli era de seis segundos. Aquela altura da prova, "Bocão" Pegoraro, que largara na oitava posição já era o terceiro, mas na logo depois teve de abandonar com o câmbio quebrado.

Nas demais colocações algumas disputas interessantes, principalmente as ultrapassagens de Aroldo Bauermann, que acabou sendo escolhido pela imprensa como o piloto mais combativo.

Ao final da prova, vitória incontestável de Adu Celso, com Feoli na segunda posição, Leonel, Aroldo, Ely e Muffato nas posições seguintes.

Abaixo, imagens do Adu e de Feoli, primeiro e segundo lugar em Tarumã.

Fonte das imagens: jornal Zero Hora, www.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dá para ver alguns "heve" mais para trás. Dá para dar os 14 pilotos que largaram?

Leandro Sanco disse...

Tohmé, infelizmente não tenho a lista dos inscritos. Além dos que já citei (Adu, Feoli, Marrese, Muffato, Ely, Leonel, Bocão e Aroldo)encontrei os registros do Anor Friedrich, Marcos Troncon, assim, ficam faltando quatro, se bem que na imagem estão apenas 13 e não 14, como citado. Acho que um deles é teu tio, o Álvaro Buzaid. Os outros não sei.

Anônimo disse...

Não encontrei em nenhum lugar a informação de quem foi o Campeão Brasileiro da Formula 2 de 1983? Por que? Não foi o mesmo piloto, Vice-campeão de 1984?