Para encerrar a semana, encontrei alguns registros da prova de abertura do Brasileiro de Fórmula 2 de 1983, em Tarumã, prova disputada no dia 20 de Março.
Eram 14 os carros inscritos. O grid de largada tinha na pole position o paulista Adu Celso Santos, com Francisco Feoli ao seu lado. Na segunda fila estavam Victor Marrese e Pedro Muffato. Na terceira Ronaldo Ely e Leonel Friedrich.
Adu Celso, que tinha seu motor bem mais competitivo que os demais, preparado por Orestes Berta, disparou na ponta na largada e só foi ameaçado por Feoli nas três primeiras voltas de 33 programadas. A razão de tal supremacia, era o novo comando de válvulas e os pistões maiores, desenvolvido por Berta, mas que para a etapa seguinte já estariam disponíveis para os demais carros. Já na décima volta a vantagem de Adu para Feoli era de seis segundos. Aquela altura da prova, "Bocão" Pegoraro, que largara na oitava posição já era o terceiro, mas na logo depois teve de abandonar com o câmbio quebrado.
Nas demais colocações algumas disputas interessantes, principalmente as ultrapassagens de Aroldo Bauermann, que acabou sendo escolhido pela imprensa como o piloto mais combativo.
Ao final da prova, vitória incontestável de Adu Celso, com Feoli na segunda posição, Leonel, Aroldo, Ely e Muffato nas posições seguintes.
Abaixo, imagens do Adu e de Feoli, primeiro e segundo lugar em Tarumã.
Fonte das imagens: jornal Zero Hora, www.
3 comentários:
Dá para ver alguns "heve" mais para trás. Dá para dar os 14 pilotos que largaram?
Tohmé, infelizmente não tenho a lista dos inscritos. Além dos que já citei (Adu, Feoli, Marrese, Muffato, Ely, Leonel, Bocão e Aroldo)encontrei os registros do Anor Friedrich, Marcos Troncon, assim, ficam faltando quatro, se bem que na imagem estão apenas 13 e não 14, como citado. Acho que um deles é teu tio, o Álvaro Buzaid. Os outros não sei.
Não encontrei em nenhum lugar a informação de quem foi o Campeão Brasileiro da Formula 2 de 1983? Por que? Não foi o mesmo piloto, Vice-campeão de 1984?
Postar um comentário