terça-feira, 23 de setembro de 2008

Saudades do autorama

Nunca tive um autorama. Na minha época de guri, o brinquedo não era muito barato e minha vontade de acelerar os carrinhos era saciada quando alguns amigos do meu bairro se reuniam lá em casa, lá por volta dos meus 12 -13 anos. Eles tinham as pistas e os carros (todos da Estrela, com os F1 da época do Piquet. Havia também um Fiat 147 dos mais antigos), eu tinha um bom espaço nos fundos da casa e muitas idéias. Juntávamos todas as pistas e fazíamos uma enorme, com curvas inclinadas, túneis, placas publicitárias, tinha tudo. Boa parte das corridas era de longa duração, para que todos pudessem participar, se revezando no controle do carrinho. A brincadeira acabava quando o transformador começava a dar aquele cheiro característico de fio queimado. Aí todo mundo ia fazer outra coisa, enquanto ele esfriava.

Lembro também de quando íamos na Hobby Brinquedos, que ficava na Avenida Azenha. Lá havia uma pista enorme, com umas quatro fendas e corriam desde os "estrelinhas" até os envenenados, que agora não me recordo o nome. Era outro mundo, muito mais veloz do que a nossa realidade permitia, mas era um barato.

Pois o Ricardo Bifulco me fez lembrar daquele tempo bom, em que não se tinha muito compromisso com nada, além das notas da escola. Ele me enviou algumas fotos das carreteras do Catarino Andreatta/Breno Fornari (Mil Milhas 1956) e do Orlando Menegaz/Italo Bertão (Mil Milhas 1961) feitas para autorama. Vejam abaixo.


Os carros são da escala 1/32, construídos por ele mesmo para homenagear estes ídolos do automobilismo brasileiro. O Ricardo me contou que a carretera Galgo Branco teve a honra de ter sido autografada pelo Sr. Breno Fornari e pelo Sr. Luis Fernando Andreatta, quando ele esteve em Porto Alegre no ano de 2005. Eu acredito que ele deva morar em São Paulo ou no Rio. Por favor, confirme, Ricardo.

Aí está mais um excelente exemplo de preservação da memória do automobilismo gaúcho e brasileiro.

Descobri também que o Ricardo não fez só essas carreteras. Dêem uma olhada no Blog do Rodrigo Mattar e descubram outra relíquia produzida por ele.

Valeu, Ricardo! E parabéns por esse belíssimo trabalho.

17 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional o trabalho!
E eram mesmo bons tempos...putz...
Ah! Os outros carros eram os mabuschi (??) e os muras.
Um abraço.
Giancarlo.

Anônimo disse...

Me lembro muito bem destes momentos!!! Eu era um toco... mas lembro.
Inesquecível aquele 147... com uma LUZ dentro... que puxava TODA a energia e tornava o carro uma LESMA!!! HEEHEHEHEH
GRANDE ABRAÇO MANO!

roger disse...

Os motores de autorama eram os Mabushi (verdinhos), Mura (caros!!!).
Tinha a Hobby Brinquedos da Andradas (subida) com o Renato no preparo dos motores e colocando ordem na casa, e o 'Seo' Nunes que fazia uns chassizinhos aliás creio que tudo teve ínicio por ali, depois Rodal do Gilson (Ratinho) e Rogério (professores do Rosário). A Hobby do Azenha veio depois, e não deixava de ser legal também.
Bons tempos !
Na Hobby tinha um poster no lançamento da série Mclaren Fittipaldi cromada autografado para os coroas da loja!!!
Era o máximo!

Anônimo disse...

na minha epoca de autorama, não tinha nada de hobby brinquedos ou qualquer outra loja especializada. a diversão era um autorama na casa do mosca (luciano mottin), em encantado. o problema é que tínhamos que esperar eles encherem o saco de correr para poder deixar os menores andar. a pista era espetacular, de madeira, com curvas inclinadas.

Anônimo disse...

na minha epoca de autorama, não tinha nada de hobby brinquedos ou qualquer outra loja especializada. a diversão era um autorama na casa do mosca (luciano mottin), em encantado. o problema é que tínhamos que esperar eles encherem o saco de correr para poder deixar os menores andar. a pista era espetacular, de madeira, com curvas inclinadas.

Anônimo disse...

Saudações Sanco!

Fiquei super feliz que você publicou as fotos dos meus carros!

Durante os últimos 10 anos tenho me dedicado a construir carros de autorama, focado no nosso automobilismo. Esta é a maneira que encontrei para homenagear nossos ídolos, através do meu hobby.

Faço questão de frisar que não tenho interesse comercial nisto. Não comercializo estes carros por dinheiro algum.

Todo carro quando concluído, procuro localizar o piloto e ter a honra de seu autógrafo na base da caixa do carro.

Dentro do possível, os carros respeitam componentes de autorama originais da época. Por exemplo, a Carretera Galgo Branco, foi construída a partir de um kit estatico da marca Pyro da década de 60. O motor, rodas, transmissão, tb sao todos da época, e por aí afora. Olha, as carreteras andam uma barbaridade!!!!

A tarde que passei com o Sr Breno, e tb depois com o Luis Fernando Andreatta, não tem preço.

O Gilberto Menegaz e o Paulo Trevisan moram no meu coração.

Até hoje não esqueço o Paulo Trevisan abrindo o Museu para mim, minha esposa, e logo depois para o Jan Balder.

Mostrei para ele a Carretera do Camilo quando ele esteve no Classicos de Competição e ele ficou doido com a "18". :)

Estou em São Paulo

Se voces quiserem vou mandando mais fotos, ok?

Um grande abraço

Ricardo Bifulco

Anônimo disse...

Quem quiser ver automodelismo gaúcho entra aqui:
http://inema.com.br/mat/idmat028013.htm

Tem as miniaturas do Sérgio Aguinsky, bem legais.
-----------------------------
Lacombe

Anônimo disse...

Preservei três autoramas Estrela,hoje tenho montada uma pista aqui na minha casa.faço belos pegas com meu filho de 8 anos. Abraços

Marcelo Cé

Anônimo disse...

Grande trabalho do Ricardo.

Tive a felicidade de conhece-lo pessoalmente em um dos farneis do 96 em interlagos.

Guardo com o maior cuidado uma Ferrari antiga pra ver se ele transforma ela em alguma coisa .

Jonny'O

Anônimo disse...

Aí Sanco
Também acelerei lá na Hobby, na rua da Praia. Meu primeiro carrinho foi um F1 daqueles antigos, charutinho. Nessa época (73-74) houve um campeonato brasileiro - no Centro Comercial da João Pessoa - com eliminatórias em várias capitais, onde corriam sómente os F1 da Estrela - Lotus (Emerson, preta ou vermelha), Brabhan(Wilsinho), Tyrrel(Stewart)...
Abs
Júlio

Leandro Sanco disse...

Bah, deu pra ver que dos 8 aos 80 todo mundo curte autorama!Que legal. Ricardo, o Blog está sempre de portas abertas.

Sugiro também que vocês visitem o blog do Tohmé www.minisnomundo.blogspot.com

Vão babar com as miniaturas que aparecem por lá. Acho que tem alguma coisa de autorama também.

Gustavo disse...

Belissimo trabalho. Tenho a sorte de ter várias lojas aqui em SP desde os tempos de molque ia na Sebring, Parolu, Casa Paraiso.
Até hoje tenho praticado, só que ensinando meu filho menor.
Tem algumas fotos no meu blog se interessar.
A proposito tenho acompanhado estas páginas que estão muito boas!
Parabéns!

Anônimo disse...

Alguém se lembra do autorama da Loja Catraca, no último andar do prédio da Azenha?
Giancarlo

Coruja do Box disse...

O 147 com a luz dentro era impagável.

Perdi as contas de quantos transformadores foram queimados naquela época.

Bons tempos.

Leandro Sanco disse...

Bah, é verdade!
Tinha o 147 que um maluco colocou uma pequena lâmpada dentro, para as corridas que fazíamos à noite. Como lembrou o Mano, é óbvio que boa parte da energia era consumida com a lâmpada e a traquitana não andava muito, mas a idéia era garantir a diversão...

Gian, nunca fui na Casa Catraca, mas na época da Hobby, a gurizada foi até lá para saber se a pista ainda existia. Era no último andar e só encontramos um depósito cheio de biclicletas.

Mais tarde fomos numa, se não me engano na Gonçalves Ledo, perto da Ipiranga. Se alguém lembrar o nome...

Abraço a todos.

Mauricio Morais disse...

Ricardo, seu trabalho é sensacional. Parabéns. Explique para nós, pobres mortais como você chegou a estas carreteras, que kits usava, ou se fazia vc mesmo, ok? Abs.

Unknown disse...

tenho uma autoram rally fittipaldi decada 70 super curva completo quanto oferecem?