sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Prezados blogueiros

No último Domingo recebi uma mensagem de um grande cara, que nessas últimas semanas presenteou a todos os amantes da velocidade com imagens tão belas quanto raras e também com histórias incríveis, as quais, tenho certeza, quem teve o prazer de lê-las, ou presenciá-las, não esquecerão jamais.

O conteúdo da mensagem foi, para mim, uma grande surpresa e só será publicado por solicitação do próprio autor, que assina no final.

"Prezados blogueiros do Sanco,

Soube do Blog do Sanco há menos de um mês. Conheci pessoalmente o Leandro uns dez dias depois. O Leandro nasceu em 1976. Eu parei de correr em 1984. Quer dizer: o Leandro não me viu correr! O surpreendente é que o Leandro sabe muito sobre mim, coisas que eu nem me lembrava. E eu vivi estas coisas, ele apenas leu ou ouviu falar. O mesmo acontece com outros pilotos, ele sabe tudo de suas vidas (um exemplo: eu estava no coquetel de lançamento do livro "Tarumã – Uma história de velocidade", do Gilberto Menegaz, Paulo Lava e Paulo Torino, que ninguém pode perder, quando encontrei o "Sapinho". O Leandro se aproximou e eu perguntei a ele, meio que testando: "sabes quem é este?" Ele, meio constrangido: "não". Eu: "é o Sapinho!". Ele: "O Luis Gustavo Tarragô de Oliveira?". Eu e o Gustavo:"??!?" Ele: "mas claro, do fuca laranja 14, corria contigo, não?". Importante: eu corri com o Gustavo lá pelos anos 75, 76, ele nasceu em 76...). Isto que é espantoso: ele sabe muito de todo mundo, mas não os conhece pessoalmente e nem os viu correr!

Isto, só, seria suficiente para admirá-lo, mas tem mais: desafio a alguém a procurar em seus textos alguma crítica ou palavra que não seja de elogio, de respeito pelo esforço do piloto ou pela sua história. E aí a admiração dobra, sabem porquê? Porque nós todos, não tenho medo de generalizar, os esportistas em geral, fazemos o que fazemos por uma motivação pessoal, egoísta mesmo. No fundo, no fundo, queremos o reconhecimento da comunidade, da família, dos pares. Queremos ser o melhor, construirmos uma obra, superarmos nossas limitações e dificuldades, pensando quase que exclusivamente em nós mesmos.

O que faz o Leandro de diferente em relação a nós? Humildemente, quase escondido, ele enche a bola de um monte de gente, coloca todo mundo lá em cima apenas pelo prazer de trazer de volta alguns acontecimentos que já começavam a ficar esquecidos até pelos seus próprios protagonistas!

Eu arrisco a dizer que se o seu blog não tivesse o sucesso que tem, ainda assim ele estaria escrevendo por puro amor ao automobilismo, especialmente a um período que foi grandioso para o esporte em nosso estado! Quem merece as palmas? Ok, nós merecemos pelo muito de alegria que demos a um monte de gente (mesmo que pensando quase que exclusivamente no nosso próprio umbigo!)! E ele, mais ele, que quase anônimo, sem buscar qualquer reconhecimento, escreve sobre alguém do passado ou do presente, colocando-o para cima em seu fantástico blog.

Quero agradecer aqui a ele, publicamente, pelo prazer que me proporcionou nestas últimas semanas, me "obrigando" a rever todo aquele período da minha vida que estava há anos adormecido em um cantinho da minha memória. Quero mandar, também, um abraço a todos que curtiram ao vivo ou agora pelo blog estes momentos que tive a felicidade de viver (e sobreviver).

Antonio Janjão Freire
31/08/08

P.S. 1: Estou colocando uma pilha no Leandro para que ele escreva um livro ou algo semelhante com o material que ele tem. Insisto nisto porque entendo que há um público muito grande que não está sendo atingido por esta mídia - blog, porque não a domina. Falo da geração que tem hoje mais de 50 anos, os pais, como o do Leandro, que levavam pela mão seus filhos aos autódromos gaúchos para curtirem as peripécias de seus volantes preferidos. São pouco os "velhinhos" que transitam bem por esta mídia eletrônica e eles estão perdendo de reviverem aquela época. O Leandro sabe o quanto é difícil concretizar um projeto destes e está meio reticente. Eu acho que ele deve tentar. Sugiro que vocês enviem sugestões sobre a abordagem que ele deve dar ao livro e, o mais importante, dicas de como ele poderá viabilizá-lo financeiramente.

P.S. 2: O P.S. acima é de minha inteira responsabilidade, o Leandro não me pediu nem me autorizou a falar em seu nome. Faço isto porque realmente acredito que ele pode e merece um público ainda maior.

P.S. 3: Na foto em anexo eu e meu ídolo."

Bom, em primeiro lugar, meus mais sinceros agradecimentos ao "Janjão". Jamais esperaria um retorno como esse, ainda mais de um nome tão expressivo quanto o dele. É inegável que ele também se empolgou com o Blog. Isso para mim é uma honra e uma injeção de motivação. Sim, motivação, pois esse "trabalho" toma um bom tempo, as vezes cansa e tenho certeza de que se eu fizesse isso pensando exclusivamente em retorno, já teria abandonado a idéia logo no começo. Aí vem uma mensagem assim... tipo "injeção de nitro"...

Pois é, o livro... confesso que se eu tivesse desistido desse sonho, teria "editado" o e-mail do "Janjão", tirando fora aquele comentário dele, mas não o fiz. Acho que eu tenho que tentar. Estou buscando informações - e ele já me mostrou alguns caminhos - sobre o investimento necessário, vendo como as coisas funcionam para poder analisar com um olho mais crítico e ver se vale a pena seguir em frente ou não. Sobre o tema, estou pensando a respeito. Já tenho algumas idéias. Acho que vou abrir uma enquete aqui no Blog para que o público opine.

Mais uma vez, valeu, "Janjão"!

Valeu mesmo.

16 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Sanco,
realmente o Janjão tem razão!!!

Sou de Goiás e já fui piloto, ou pelo menos tentei, mas lamento em meu estado não ter um historiador para relembrar as glórias do automobilismo goiano.

Minhas visitas em seu blog são quase que diárias e me delicio com os textos e as fotos das corridas de outrora.

Admiro muito o automobilismo do sul e em especial o do Rio Grande. Vários pilotos que são relembrados em seu blog eu os ví pilotar aqui em Goiânia (quando tínhamos autódromo e corridas).

Quero de coração agradecer e parabenizar pelo blog e torço para que o livro sugerido pelo Janjão seja acatado por você.

ROGÉRIO BORGES
GOIÂNIA-GO
ROGERRMB@YAHOO.COM.BR

Paulo Schütz disse...

Leandro,
Nada que surpreenda. O Janjão soube com muita propriedade colocar o que todos pensamos, do tanto de alegria que essas lembranças todas significam para nós, que vivemo aqueles anos fantásticos do nosso automobilismo.
Sei que esta material ainda vai acabar num belo livro, já é um acervo fantástico, uma reunião de recordações documentadas que não seria possível imaginar antes da internet. Sou parte dos fãs do teu fantástico trabalho e, quanto ao livro, levo fé, de coração.
Abração
Paulo Schütz

Anônimo disse...

janjão.
através do "blog do sanco" tive a oportunidade de melhor conhecer um dos maiores pilotos deste estado. toda a sua trajetória exposta pelo sanco trouxe ainda mais admiração ao teu trabalho desenvolvido nas pistas (sou um 'fiatero' irremediável).
quanto ao texto do e-mail, colocaste da melhor maneira a admiração que todos nós (blogdosanco diários) temos do trabalho realizado pelo sanco.
tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o sanco em um sábado à tarde, nos boxes de tarumã. enquanto conversávamos, todos os pilotos, e conhecedores de automobilismo, que por nós passavam, elogiavam e agradeciam pelo resgate que o sanco faz no blog. naquela oportunidade, o próprio sanco não tinha idéia do valor do trabalho que ele desempenhava em prol do automobilismo gaúcho.
atualmente, após comentários do tipo que fizeste, dentre outros que tenho certeza que o sanco recebe, ele tem conhecimento de que realiza um trabalho ímpar, espetacular.
certamente o livro que o sanco editará será um sucesso. temos que incentivá-lo a realizar o que acredito seja um sonho.
abraços, paulo rotta


em tempo: sanco, conte comigo com o que precisar. tu tem aqui um amigo e incetivador do teu ótimo trabalho.
valeu, paulo rotta

Anônimo disse...

O Sanco merece todos os elogios pelo trabalho que vem fazendo.

Até o início do blog, quase nada se encontrava na internet sobre o passado recente do automobilismo gaúcho.

Eu sou mais um dos que visitam esse espaço diariamente e ficam fascinados com os achados "arqueológicos" que esse cara nos presenteia.

Grande abraço e parabéns!

Anônimo disse...

Aí Janjão,
Nas corridas, acompanhei bastante a tua trajetória, e admirava o teu estilo de pilotagem. Aquelas rodas do teu patrocinador da época (Cross) assombraram o pessoal dos boxes em Tarumã quando apareceram na tua Brasilia, rodas de liga com aquela "tala extra-larga" dobrava que era uma maravilha hein?
A última vez que te ví correndo foi...a pé, na Av.Ipiranga perto do ginásio da Brigada Militar, provavelmente na preparação da Maratona...de NY.
Já que falou no teu trabalho junto da Forjas Taurus (Estima/Murgel), conta prá gente como é que foste parar nas garrafas térmicas? A Invicta (acho que é essa a tua concorrente) investiu bastante no automobilismo nacional há alguns anos. Nada pessoal... Abraço
luiz borgmann

Anônimo disse...

Bom dia Leandro!
O "Janjão" foi de uma sensibilidade e de uma grandeza tão magnífica no texto que antes mesmo de chegar na metade meus olhos estavam marejados.
Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho e parabéns ao grande "Janjão", que soube escolher as palavras certas para expressar a gratidão e o reconhecimento, com uma propriedade e uma humildade ímpar e que realmente emociona.
Sucesso e vida longa ao blog, e se o livro sair, pode reservar um pra mim.
Um baita quebra-costela!

Anônimo disse...

Emocionante!

TU merece muito esse reconhecimento...
Acompanho há 24 anos teu AMOR pelo automobilismo e o nascimento deste BLOG foi um fato inevitavel para quem tinha tanto a falar.
Acredito ter sido o primeiro leitor do teu blog e como teu irmão tenho isso com muito orgulho.

Assim como o Janjão, acredito que tens que começar a colocar as idéias no lugar e esquematizar teu primeiro livro. Sei que tens capacidade de reunir ótimas histórias para fazer um livro que conte fatos do nosso automobilismo gaúcho... o sucesso é garantido... está na cara!!!

Teu blog é BALA!!!!

Giovanni Sanco

Anônimo disse...

As palavras do grande Janjão Freire expressam a maioria dos pensamentos de nós apaixonados por automobilismo e que vemos este belissimo trabalho realizado pelo Leandro.
Conversando com ele notei a clara satisfação pela atenção que ele recebe de todos estes "magos das pistas".
Tenho me inspirado no trabalho do Leandro para retratar a história do Rallye Gaúcho, apesar de não ter o mesmo "pique" dele.
Parabéns pelo grande trabalho histórico e pense com seriedade em escrever um livro sobre o assunto.
abraços a todos
Renato Pastro

Erno Drehmer disse...

Leandro.
Tudo o que eu poderia dizer foi dito por todos os que te elogiaram aqui.
Posso apenas te dar meus PARABÉNS, tu merece tudo o que o Janjão, um ídolo de todos os que gostam de automobilismo, disse.
E pense com carinho no livro.
Abraços
Erno

Anônimo disse...

Sanco:
Faço minhas as palavras do Janjão (o qual tive a oportunidade de conhecer pessoalmente na inauguração do Velopark). Há pouco me emocionaste contando a trajetória do meu pai no blog e continua me emocionando diariamente. Tenho a mais absoluta certeza de que tens dado muito prazer e orgulho a todos apaixonados pelo automobilismo. Conte comigo para o que for necessário.
E que venha o livro.

Grande abraço,

Rodrigo Ribas

Leandro Sanco disse...

Obrigado a todos por todo esse apoio que sempre ajuda. O maior barato disso tudo, é que, como o meu irmão falou, faço isso por puro amor às corridas.

Todos sabem que quando se faz alguma coisa que se gosta muito, sempre sai bem feito.

Quando alguém reconhece essa alguma coisa, a gente é só alegria.

Mas, antes de tudo, não esqueçam, que uma história para merecer ser contada, tem de ser bonita e eu acho que o automobilismo gaúcho produziu grandes histórias, grandes pilotos e personagens.

Mais uma vez, obrigado a todos.

Harry Trein disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harry Trein disse...

Assim como o rodrigo, também fico muito feliz de ter visto a história do meu pai e me diverti muito com a história dos outros!
que venha o livro!
HArry Trein

Anônimo disse...

Leandro.
Também concordo plenamente com o que o Janjão Freire escreveu. Qualquer um que já pilotou, mesmo que não tenha tido resultados expressivos, mas que se sentiu bem guiando um carro de corridas, sabe que é bem assim mesmo, a satisfação pessoal, a adrenalina, por um momento ser a atração principal.
Penso que escrever um livro sobre o automobilísmo gaúcho será uma empreitada grandiosa e recompensadora, pois histórias é que não faltam.
Um Abraço.

vitorio soder disse...

E´isso ai leandro sanco
parabens
ótimo trabalho...

Rudolfo - Zuio disse...

Oi Janjão. Nunca concordei com o teu anonimato. Um piloto que nos deu tantas alegrias nunca poderia ter se ausentado do círculo dos fanáticos por automobilismo. Pouco a pouco, através do maravilhoso trabalho do Leandro, temos tido notícias de nossos ídolos.Que bom que tens entrado em contato conosco por meio do blog. Um grande abraço e espero dentro em breve organizar um encontro reunindo todos os "botas" que fizeram histório em nossas pistas.
Zuio