quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Formando talentos

Em 1984 Roberto Schmitz teve de, mais uma vez, se afastar do automobilismo. Os compromissos profissionais impediam sua participação regular e até 199.... participou (a confirmar) de uma única prova, na abertura do Campeonato Regional de Turismo, fazendo uma dupla com o compadre Roberto Lacombe no Chevette #66.

A paixão pelas corridas foi naturalmente passada de pai para filho e em 1991 Vinícius Schmitz fez sua estréia na categoria Kadet 56cc. O kartismo voltava com tudo na vida de Roberto, tanto é que em 1990, juntamente com o inseparável compadre, criou a Escola de Pilotagem Pareci, proporcionando aos guris, a partir dos 7 anos de idade, as emoções do kart.
Em 1996, já com a Escola reconhecida como formadora de novos talentos, "Pareci" investiu na idéia e iniciou o curso para pilotos de carros de competição. A partir daquela época, quando foi obrigado a "desenferrujar" para ensinar aos pequenos a arte da pilotagem, voltou a participar eventualmente em provas longas como 12 Horas de Tarumã e Brascar. Desde então colheu alguns bons resultados, competindo nos carros de turismo e protótipos.

1995 - 3º lugar nas 12 Horas - Categoria Opalas;
1996 - 3º lugar nas 12 Horas - Categoria Marcas;
1997 - 2º lugar nas 12 Horas - Categoria Força Livre;
1999 - 1º lugar nas 12 Horas - Categoria Turismo 2000;
2000 - 2º lugar nas 12 Horas - Categoria B;
2001 - 1º lugar na Brascar - Categoria Turismo 1600.

Acima vemos três imagens das 12 Horas. A primeira é de 1996, a segunda de 99 e a última de 2000.

Foi muito legal fazer essa retrospectiva do "Beto Pareci". O outro "Beto", o Lacombe, vinha me pilhando há tempos para falar sobre ele, mas faltava tempo de ir pegar o material que vocês puderam ver ao longo desses últimos dias. Quando pude, fui lá e fui recebido pela Jaque Lemos, jornalista e grande incentivadora de tudo o que tem a ver com automobilismo, que ainda hoje se emociona ao lembrar dos gurizinhos do tempo da escola de kart. Pretendo, em breve, contar a história da "Curva da Jaque", que fica no kartódromo do Tarumã, mas antes preciso conversar com algumas "testemunhas" desse causo.

Valeu "Pareci", Jaque e Lacombe!

Fonte das imagens: arquivo Roberto Schmitz, Roberto Lacombe e arquivo pessoal.

9 comentários:

Anônimo disse...

Bela retrospectiva tche!!!! fiz a escolinha do pareci em 98... acho até que foi o Lacombe que me deu aula na época, mas não tenho certeza....

[]´s

Anônimo disse...

Quem eh o trio do aldee??

Paulo Schütz disse...

No Aldee acho que era o Pareci, o Rogério Dias e o Vitor Costa.

Leandro Sanco disse...

O Paulo Schutz acertou na mosca! Sabe muito esse cara...

Harry Trein disse...

Grande Pareci,

muita mijada tomei dele na escolinha em 95!! "tche! tu não viu que tava com bandeira amarela!" isso quando parei por cima de outro kart rodado na saida do "u"
hahahaha
legal
abraço
Harry Trein

Anônimo disse...

Voltando + um pouco no tempo devemos lembrar que a 1° prova do Pareci no autódromo foi no Corcel com teto de vinil da mâe dele.

Leandro Sanco disse...

Olha só quem apareceu aqui! Ricardo Baldino, grande parceiro do Pareci. Ricardo, a foto do Corcel com o teto de vinil está no primeiro post no qual falei sobre ele, naquela prova dos universitários.
Abraço e mande suas fotos e histórias!

henrique pereira disse...

este chevete do Lacombe
eu acho que é oque eu vendi para ele se eu não estou enganado.
henrique pereira
osorio

henrique pereira disse...

sera que este chevette do lacombe
naõ era o 57 que troquei por uma honda cb 400,dexei para ele la na garage do plaza são rafael, o tempo passa.